quarta-feira, 5 de março de 2014

O menino e o mundo


O menino e o mundo
Direção: Alê Abreu

Não tinha altas expectativas em relação a esse filme. Apesar de ele parecer fofo, eu tinha aquele preconceito por ser uma produção nacional. Não tenho preconceito com filmes "live-action" brasileiros, e costumo assistir a um bom número (relativamente) mas no caso das animações, que são mais escassas por aqui, fico meio com o pé atrás.

Talvez isso tenha sido bom, porque logo no começo do filme já fiquei impressionada com a qualidade da animação. O que costuma me atrair nas animações é a possibilidade de ver diferentes traços e estilos, e acho que a marca visual desse tipo de filme é muito importante. Isso acaba me deixando meio chata, torcendo nariz para filmes com um traço mais feio ou em 3D, que costumam ser meio parecidos. Por outro lado, isso me faz aproveitar filmes visualmente exuberantes com uma narrativa mais fraca.

No caso de O menino e o mundo o visual é o mais memorável, com seus traços de giz, cores e colagens, mas a narrativa também é bem impactante. A história é sobre um menino que vive com a família em uma casinha isolada no campo. Quando o pai vai embora, o filho vai atrás e se depara com um mundo desconhecido. Diferente de seu mundo colorido onde ele vivia brincando, o mundo externo é hostil e difícil de compreender.


A narrativa ocorre com poucas falas, todas em uma língua ao contrário incompreensível. Gostei disso, porque é um filme bem visual e as palavras não fazem falta nenhuma. A trilha sonora é fantástica e fiquei com a musiquinha do menino na cabeça.

O filme tem o seu lado de crítica social, abordando temas como desmatamento, industrialização, favelas, repressão, mas isso é tratado com delicadeza. Em alguns momentos mais para o final achei que faltou sutileza nessa abordagem e que isso destoou do resto do filme, mas não foi algo propriamente ruim.

Saí do cinema satisfeita e melancólica, e com vontade de assistir mais filmes do tipo.

Aqui a música que o Emicida fez para o filme:


2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ver o filme agora. Me arrependi de não ter ido com você. :(
    E curti a sua resenha, acho que você podia fazer mais comentários de filmes.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Eu amo animações e já estava com muita vontade de ver esse filme. Agora me animei ainda mais.
    bjo

    ResponderExcluir