Mundial pós-Olimpíada é sempre estranho. Por um lado, muita gente boa não vai, o que deixa tudo meio vazio. Por outro lado, essa ausência cria aquela expectativa para ver quem vai aproveitar a brecha e pegar uma medalha.
Assim como a Olimpíada, o mundial foi a última competição de muitos patinadores. E aí você fica dividida querendo que todos deem seu melhor e ganhem medalhas, mas não há espaço para todos no pódio. :/
Não assisti nada da competição de pares. O mundial é no Japão, e, consequentemente, passa de madrugada aqui no Brasil, então não dava para assistir tudo.
No masculino vi apenas os dois últimos grupos nos dois dias. Fiquei impressionada com o SP do Tatsuki Machida, saltos super limpos! Também fiquei contente com a boa apresentação do Tomas Verner, uma pena que ele não foi bem no LP. O Jeremy Abbott caiu uma vez no SP, mas foi muito bem no LP (pena que ele não tenha ficado muito contente com a nota) e acabou em 5º, uma posição decente. E o Yuzuru Hanyu dessa vez inverteu as coisas: caiu no SP e acertou tudo no LP.
Eu meio que estava torcendo para o Machida ganhar, só para mudar um pouco as coisas, mas o Yuzuru lutou até o fim e ganhou por apenas alguns décimos. Foi emocionante assistir aos patinadores acertando quase tudo. No geral, foi uma competição mais satisfatória no sentido "todos deram o máximo" que a Olimpíada.
Akiko *-* |
No feminino também só vi os últimos grupos. Estava torcendo pela Akiko Suzuki, mas sabia que ela não tinha grandes chances. Fico feliz que ela tenha se apresentado bem diante do público japonês, foi uma despedida digna. A Carolina Kostner foi linda no SP e voltou a ser a Carolina insegura depois de uma queda no LP, errando em mais dois saltos. Achei um pouco injusta a posição dela no LP com erros tão graves, mas tudo bem. A Julia Lipinitskaia ficou em segundo e apesar de eu não gostar muito dela, achei merecido. A Mao Asada foi ótima e fiquei muito contente em vê-la com mais um ouro. :D
Acho curioso aquele mostrador da pontuação técnica no canto da tela durante o programa. Tento não prestar muita atenção para não me distrair da apresentação, mas quando o programa acaba eu olho para ter uma ideia da pontuação. O problema é que no caso de várias patinadoras desse mundial, a pontuação começava a baixar feito louca e só dava para imaginar os inúmeros saltos under-rotated, downgraded etc. A Mao, por exemplo, acabou o programa com uma nota técnica imensa, mais de dez pontos acima da anterior, mas foi caindo aos poucos até ficar só uns dois pontos acima. Os juízes foram bem rigorosos no LP feminino, quase nenhuma patinadora saiu ilesa dessas deduções.
A dança foi disputada e cheia de drama. Com as duas duplas principais se aposentando (ou não?), os que disputavam o bronze passaram a disputar o ouro. E depois de uma SD morna no início, tivemos Ilinykh/Katsalapov (como todos os boatos sobre sua separação) cometendo um erro gigantesco nos twizzles. Mesmo com o erro, eles ficaram com uma pontuação acima da de outras duplas fortes, como os Shibutanis, e gerou-se certa polêmica. Pechalat/Bourzat não foram tão bem quanto puderam, tiveram pelo menos um erro visível e aí começa a derrota deles. ;___;
Depois dos franceses eu fui dormir porque já eram 3 da madrugada e eu não aguentaria esperar por mais quinze minutos de zamboni para poder ver o último grupo. No dia seguinte, fiquei meio surpresa ao ver que Capellini/Lanotte e Weaver/Poje ficaram em primeiro e segundo na SD, mas pensei: P/B não deram o melhor de si etc e tal, na FD eles iam arrasar etc.
A FD já começou com Hurtado/Diaz e um dos meus programas preferidos dessa temporada. Estou curiosa para ver o que eles trarão na próxima temporada!
No grupo seguinte, tivemos Papadakis/Cizeron, com um programa que eu gostei muito da primeira vez que vi, mas que vendo agora não achei tão bom. Acho que o forte dele é a música diferente e assim que a novidade passa, você que o programa não tem nada de muito especial.
Outra dupla que me chama a atenção é Zlobina/Sitnikov. Já comentei aqui no blog que amei um programa deles lá em 2012 (acho). Esse daqui não é tão "uau", mas é com a trilha sonora de Pina e achei a coreografia interessante.
Gosto muito do programa de Gilles/Poirier e fico feliz que esse programa me tenha feito perceber que o Paul Poirier é o mesmo que tinha um programa de Eleanor Rigby há uns anos. Assisti alguns vídeos dele com a Piper Gilles e uns mais antigos com a Vanessa Crone e amei o estilo deles. O programa do Hitchcock provavelmente é o meu preferido desta temporada e fiquei muito feliz em poder vê-lo na TV. Estou curiosa para ver o que eles trarão na próxima temporada!²
Pechalat/Bourzat vestidos de rosa e de Pequeno Príncipe |
Pechalat/Bourzat foram lindos. Achei melhor que na Olimpíada. Muito suaves, em sintonia com a música. Vou sentir muuuuita falta deles. É muito triste pensar que não haverá mais aquela expectativa em relação ao próximo programa deles. Infelizmente, eles acabaram em terceiro e ficaram devastados com o resultado. Verdade, a culpa foi deles por terem errado na SD, mas o ouro estava tão próximo...
Quanto mais vejo o programa de Lago dos Cisnes de Ilinykh/Katsalapov, menos eu gosto dele. Ele me parece cheio de levantamos demais, sem muita coerência e equilíbrio. E às vezes acho que falta refinamento nas entradas/saídas desses levantamentos. Depois de assistir, achei que eles venceriam, mas, ufa, ficaram atrás de P/B. (comentário besta: não gosto de ver patinadoras com francesinha na unha, e as da Elena são particularmente compridas, me dá aflição.)
Já Capellini/Lanotte foram impecáveis. O programa longo deles não é o mais forte, mas foram limpos e tinham a vantagem do curto. Achei fofa a reação dela no kiss & cry. Me acostumei demais a ver D/W e V/M ganhando, então é bom ver gente que realmente se mostra surpresa e emocionada ao ganhar. ;D
Adoro o tango de Weaver/Poje. É dramático na medida certa, tem aqueles movimentos de pernas de tango e eles o executaram bem durante toda a temporada. Achei a prata merecida e fiquei contente em vê-los contentes!
No final ficou aquele sentimento meio estranho de fim de temporada. Estou triste por quem vai embora e ansiosa para ver as novas gerações.
Muitos agradecimentos à Sportv, que transmitiu o evento. É muito bom poder assistir patinação na TV e não em streams que ficam travando! Sei que há poucas chances, mas espero que continuem transmitindo patinação, não apenas no ano olímpico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário