quinta-feira, 18 de julho de 2013

Volta ao mundo em 80 livros - Impressões sobre os livros (1ª parte)

Aqui vou escrever breves comentários sobre os primeiros livros lidos no desafio. Não sei qual será a regularidade desses posts, acho que eles vão sair à medida que me der vontade.

Já se passaram quase dois meses desde que comecei o desafio e li seis livros de países diferentes.

Os ratos e Macbeth têm resenha separada por causa do DL, então eles não entram aqui.

Os outros são:

Germinal - Émile Zola
Eu não dava muito por ele porque já li uma versão adaptada e não curti, mas quando comecei a ler, meu Deus, que livro bom! É desses que não dá para largar. Tem algo muito contagiante nele que te faz sofrer junto com os personagens, se indignar e se comover, e eu realmente não esperava encontrar isso nele.
Nota 10


Contos Húngaros - organizado por Paulo Ronai
Como toda coletânea de contos, tem uns contos de que você gosta mais e uns de que você gosta menos, mas no geral gostei bastante, achei uma boa seleção, adorei conhecer alguns autores húngaros e quero ler mais literatura desse país. E ele reafirmou meu amor pelo Kosztolányi.
Nota 9


A idade dos milagres - Karen Thompsom Walker
Livro muy simpático e agradável de ler. Gostei da ideia de o planeta começar a girar mais devagar, alterando a duração dos dias e noites, e também da divisão entre as pessoas que seguem o tempo natural e as que se aferram ao tempo do relógio. Também gostei de os personagens serem um pouco mais novos do que os YA que conheço (apesar de nem sempre eles se comportarem de acordo com a idade, ou com o que eu imagino da idade).
E A CAPA BRILHA NO ESCURO!!!
Nota 8,5


Crônica de um vendedor de sangue - Yu Hua
Achei divertidíssimo, embora no final tenha perdido um pouco da graça. E o livro até me deu vontade de comer fígado de porco frito e beber vinho de arroz amarelo!
Breve comentário idiota: apesar do romance se passar na época de Mao, eu imaginava algo bem mais antigo. E o triste é que eu imaginava as casas, as roupas e alguns cenários urbanos como japoneses e__e (será que é porque nessa época eu estava relendo os mangás de Samurai X? Ou é só porque eu generalizo os países orientais? .-.)
Nota 9



Um comentário: