quinta-feira, 18 de julho de 2013

Macbeth - Desafio Literário

Título: Macbeth
Autor: William Shakespeare
Editora: New Swan

Citado no filme V de Vingança

Resenha atrasada do mês de maio, livros citados em filmes.

Demorei para escolher o livro desse mês porque em geral eu não sou grande fã de cinema. Adoro animações, mas a maioria não cita livros, e na lista de leituras sugeridas do DL só tinha coisa que eu já li ou que não tenho lá muito interesse em ler. Então recorri ao velho método de tentar encaixar no tema leituras que eu já teria que fazer de qualquer jeito. E nisso tenho que agradecer à Vivi por ter respondido minhas perguntas sobre livros e filmes.

Apesar da demora para escolher, fiz a leitura dentro do prazo, mas acabei me enrolando com a resenha e só escrevi agora...

Meu contato com Shakespeare antes desse semestre se resumia a algumas comédias e sonetos (lembro de ter lido Sonho de uma noite de verão, A megera domada, O mercador de Veneza, entre outros). Julgando só por essas leituras eu podia dizer que gostava de Shakespeare.

Mas agora peguei ódio.

Em geral não sou do tipo que acaba odiando tudo quanto é leitura obrigatória. Em geral eu gosto. Mas dessa vez não deu. Ler as tragédias de Shakespeare em classe foi enfadonho demais. E meu inglês não é o suficiente para eu entendê-las sem recorrer a tudo quanto é nota de rodapé. E odeio ter que ficar parando a leitura para ler as notas. Então eu li por cima, deixando para trás muita coisa incompreendida. E acabei não gostando, obviamente.

O enredo de Macbeth é até interessante e em alguns momentos eu cheguei a gostar da leitura, mas então eu desanimava e tudo se tornava um fardo.

Preciso ler a peça em português e ver se a má impressão se desfaz.

Essa leitura também faz parte de meu desafio Volta ao mundo em 80 livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário