terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Desafio Literário - Wildwood

Título: Wildwood
Autor: Colin Meloy
Ilustradora: Carson Ellis
Editora: Balzer + Bray

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi... que a capa é linda. Não só a capa, mas toda a edição, com capa dura, ilustrações coloridas e em preto e branco. Uma beleza! Deve ser um dos livros mais lindos que eu (ou melhor, minha irmã) tenho aqui em casa.

Os desenhos da capa já mostram bem como será a história, com bosques, batalhas e animais falantes.


O livro é sobre... um mundo mágico, localizado em Portland, Oregon. 
Encarregada de cuidar do irmão bebê por uma tarde, Prue tem seu irmão raptado por um bando de corvos, que o levam até o bosque selvagem localizado nos confins da cidade. Ninguém nunca vai lá, mas Prue decide seguir em frente e resgatar o irmão. Para isso, ela conta com a ajuda do colega Curtis, que ainda desenha super-heróis enquanto todos os outros já passaram dessa fase. Eles adentram em um mundo mágico, com animais falantes e plantas superpoderosas, e tem que lidar com feitiçaria antiga, manobras políticas e um mundo cindido.

Eu escolhi esse livro porque...  minha irmã ganhou já faz um tempo e eu sempre adiei a leitura porque eu sabia que ele seria mais bonito do que bom. E como ele é grossinho, achei bom ler agora em janeiro que estou com bastante tempo livre.

A leitura foi... tranquila. O livro não é a melhor coisa do mundo, mas está longe de ser ruim. 
Em alguns pontos ele me lembrou Nárnia, talvez por ter animais falantes e porque, no começo, Curtis meio que se aliou sem muita consciência à rainha do mal, e isso me lembra o Edmundo.
Uma coisa que não gostei muito no livro foi o vai e volta entre as partes da Prue e as partes do Curtis. Eles se separam logo no começo e achei que a narrativa ficou muito entrecortada com esse mudança de perspectiva. Se as partes fossem mais longas seria melhor. E se o Curtis e cia ficassem engaiolados por mais tempo também seria melhor (não sei por que, mas amei aquela parte).

O personagem que eu gostaria que soubesse a verdade é a família do Curtis. Por quê? Não posso revelar por que, seria spoiler. Mas eu achei isso triste. O eterno dilema: a que mundo eu pertenço...


O trecho do livro que merece destaque: as ilustraçõs. Fotografei algumas das minhas favoritas, mas a qualidade não ficou lá essas coisas...






 
A nota que eu dou para o livro: 4
(sendo: 1- Não gostei; 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)

2 comentários:

  1. Que livro lindo! Adoro livros assim, cheio de ilustrações maravilhosas. Talvez por ser infantil as partes dos personagens fossem meio entrecortadas. Tem criança que geralmente não nota isto, e precisa d emais dinamicidade na leitura mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Havia boatos de que a editora Galera Record comprou os direitos pro Brasil e o lançaria no segundo semestre de 2012. Seria bom, né. Mas 2012 já acabou e nada.

    ResponderExcluir