terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Desafio Literário - O capote e outras histórias

Título: O capote e outras histórias
Autor: Nikolai Gógol
Editora: 34

O livro reúne cinco contos/novelas de Gógol: "O capote", "Diário de um louco", "O nariz", "Noite de natal" e "Vyi". Os três primeiros são os mais famosos e consagrados do autor e os dois últimos são de sua produção inicial, contos folclóricos com a presença do sobrenatural e do cômico.

Eu tinha grandes expectativas em relação a "O nariz" e por isso não achei o conto tão excepcional quanto eu imaginava. Esperava algo ainda mais insólito.

Já com "O capote" foi o contrário. É uma de suas obras mais conhecidas, mas eu não sabia do que se tratava, então foi uma surpresa positiva.

Outra surpresa foram os dois contos "populares", que de tão diferentes, parecem até ter sido escritos por outro autor. Aqui o ambiente urbano dos funcionários públicos dá lugar ao ambiente rural, com bruxas, diabos que roubam a lua, cadáveres, amantes escondidos em sacos, velhas que montam em homens e provações para conquistar o coração da mais bela da aldeia. Eu não esperava gostar muito desses contos e, ao iniciar "Noite de natal" já fiquei "xi, quantas páginas isso tem?", mas então acontecem mil reviravoltas e a história se torna divertidíssima, bem ao estilo de narrativas que a vovó contava.

Gostei de ter esse primeiro contato com a obra de Gógol e espero ler Almas Mortas um dia.

Um comentário:

  1. Olá.

    Eu tenho Almas Mortas aqui, mas ainda não me aventurei, mas gostei da sua resenha e é uma boa maneira começar a conhecer um escritor por seus contos. Acho que vou me aventurar. Gostei muito do seu blog.

    Beijos,

    Flávia
    emalgumlugardaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir