Título: Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras, quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho.
Autores: Nick Hornby, George Saunders, Kelly Link, Richard Kennedy, Jon Scieszka, Sam Swope, Clement Freud, James Kochalka, Neil Gaiman, Jeanne Du Prau, Jonathan Safran Foer (introdução e meia-história de Lemony Snicket)
Editora: Cosac Naify
Essa é uma coletânea de contos voltada a adolescentes/crianças/pessoas que gostam de contos voltados a adolescentes e crianças. Reúne textos dos autores citados acima, com introdução e o começo de uma história (para você terminar) do Lemony Snicket, ilustrações E uma palavra-cruzadas no final (ainda não fiz). E a capa ainda é bonita, simpática, interessante, com título looongo e a curiosa foto de um monstrengo.
O que me atraiu de primeira no livro foi a seleção dos autores: adoro o Nick Hornby (li praticamente tudo que ele publicou), adoro o Neil Gaiman, adoro o Lemony Snicket (ai, que vontade de reler Desventuras) e gostei muito do que li do Jonathan Safran Foer. O fato de ele ser ilustrado e ter uma edição bacana só melhora.
Minha decepção foi que eu já li o conto do Neil Gaiman ("Pássaro-do-sol", presente em Coisas Frágeis). Minha maior surpresa é que a maioria dos contos me agradou muito! Muitos deles têm um pé no fantástico e muito humor (um tipo de humor que me lembra o Lemony Snicket). Gostei especialmente de "Lars Farf, pai e marido excessivamente temeroso", de George Saunders, sobre um homem que tenta de todas maneiras proteger a ele e a sua família de possíveis acidentes e de tudo de ruim que assola o mundo. Também gostei de "Grimble", de Clement Freud, sobre um garoto com pais ausentes e uma infinidade de bilhetes. E a introdução do Lemony Snicket é bem Lemony Snicket. O único que não gostei, ou não entendi, foi "Vendidos separadamente", de Jon Scieszka, que me pareceu mais algo conceitual do que uma narrativa e ficou meio deslocado do resto.
Foras da Lei Barulhentos foi uma ótima leitura e uma boa introdução a vários autores dos quais eu nunca tinha ouvido falar. É um livro que vale a pena ler, reler, ter, ficar admirando a capa e o título.
Obs: lendo sobre o livro pela internet, descobri que "Grimble" é um dos livros de infância preferidos da J.K. Rowling e que ele estava fora de catálogo, coisa que deixou o Neil Gaiman muito surpreso, porque ele achava que as editoras seriam espertas e republicariam o livro com a frase da Rowling na capa. Mas não foi assim, então ele sugeriu que publicassem o conto nessa coletânea. Fim!
Eu tô louca por esse livro! Confesso que os nomes "Hornby" e "Gaiman" foram os culpados do meu interesse inicial, mas depois de algumas recomendações e descobertas sobre as histórias, fiquei com mais vontade ainda de lê-lo.
ResponderExcluirbjo
Quero muuuuuuuuuito ler este livro!! Infelizmente não terei um conto novo do Gaiman, mas Pássaro-do-sol é tão incrível que merece ser lido milhões de vezes
ResponderExcluir