terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Desafio literário - A trama do casamento

Título: A trama do casamento
Autor: Jeffrey Eugenides
Editora: Companhia das Letras

Sinopse roubada do site da editora e editada para não ficar gigante:

Acompanhando um trio de alunos da universidade de Brown entre o ano da sua formatura (1982) e o seguinte, Eugenides fornece um acurado retrato da desilusão de uma geração que viu o otimismo revolucionário dos anos 60 se consumir em cinismo e vazio, ocasionando dúvidas e instabilidades de todo tipo. 

Depois de ler críticos como Jacques Derrida, Roland Barthes e Michel Foucault, a estudante Madeleine Hanna percebe que gostar de romances já não é o bastante para justificar sua vontade de se graduar em letras. O autor está morto, os livros viraram textos, a semiótica está desconstruindo a linguagem. E já não há romantismo. 

O que ela não sabe é se deve mesmo se adequar a esse mundo pouco sentimental, em que a devoção por escritoras vitorianas parece um crime. E ainda maior é sua dúvida entre os dois homens que a disputam. 
Afinal, Eugenides nos apresenta, ao mesmo tempo, uma inquestionável história de amor, ou duas, ao acompanhar a devoção de Mitchell Grammaticus por Madeleine e a complicada relação dela com o gênio problemático Leonard Bankhead. 


Meus comentários frustrados: Eu tinha escrito uma resenha bem espontânea antes, mas deu algum problema no blogger/computador e perdi tudo. Isso é um sinal de que eu não deveria ficar escrevendo coisas espontâneas, de que eu deveria refletir melhor quando escrevo essas porcarias de resenha, mas agora estou com raiva e vou forçar a memória para recuperar mais ou menos o que eu tinha escrito (só que vai ficar pior).

Bom, escrever resenhas é difícil para mim. Às vezes sai sem tantos problemas, mas às vezes não dá. E dessa vez resolvi fazer uma resenha na forma de comentários espontâneos em vez de um texto organizadinho.

- Gostei do livro mais do que esperava. O que eu esperava? Talvez eu temesse que ele fosse meio "universitário", cheio de papo acadêmico, nomes de autores aqui e ali, altas discussões sobre sei lá o quê. E, de fato, ele é um pouquinho assim, mas de uma forma agradável. Também tinha medo de que talvez ele se concentrasse demais na ideia do casamento, amor, romance. E, de fato, tem um pouco disso também, mas de uma forma agradável.

- O livro é ótimo. A prosa de Eugenides flui que é uma beleza. Os diálogos são ótimos. Os personagens são bem construídos. Há partes dolorosas e há partes hilárias. E o que mais gostei foi disso, das partes hilárias.

- Eu não esperava que fosse ser desses livros envolventes, de não querer largar, mas foi. (com a exceção de algumas partes do Mitchell; não gosto muito dele)

- Preciso ler os outros romances do Eugenides (felizmente são só dois, então é uma tarefa realizável). Dizem que eles são melhores que a "Trama", então devem ser ótimos, maravilhosos etc, não? Alguém aí já leu?

Nota: 4,5/5


E ainda estou com raiva de ter perdido meu texto anterior, grrrr.

2 comentários:

  1. Que bom que você gostou! Fiquei com medo de ser chato também...
    Mas ainda não está nas minhas prioridades de leitura (reler HP é melhor).

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros com essa temática. É bom pra relaxar.

    estantedore.blogspot.com

    ResponderExcluir