quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Desafio literário - O livro selvagem

Título: O livro selvagem
Autor: Juan Villoro
Editora: Cia. das Letras

- Há pessoas que acham que entendem um livro só porque sabem ler. Eu já disse que livros são como espelhos: cada pessoa encontra neles aquilo que está em sua própria mente. O problema é que você só descobre que existe isso dentro de você quando lê o livro certo. Os livros são espelhos indiscretos e arriscados: fazem com que as ideias mais originais saiam da sua cabeça e trazem à tona outras novas, que você não sabia que tinha. Quando você não lê, essas ideias ficam presas dentro da sua cabeça e não servem para nada. (p. 75)

Sempre achei que o desafio literário deveria ter um tema "livros sobre livros" ou "livros para amantes de livros", que incluiria livros sobre o ato de escrever e de ler, sobre personagens, leitores e escritores, sobre a relação entre ficção e realidade. Se um dia houvesse esse tema, "O livro selvagem" seria uma boa indicação, pois ele é exatamente sobre a relação que os livros estabelecem com seus leitores.

Os pais de Juan estão prestes a se separar e por isso ele tem que passar as férias com o solitário tio Tito, dono de uma biblioteca enorme e labiríntica. Lá, ele descobre um novo mundo, um em que os livros têm vida e reagem à sua presença. O tio Tito passa uma missão a Juan: encontrar o livro selvagem, que se recusa a ser lido e passou anos naquela biblioteca se esquivando dos olhos humanos. Felizmente, Juan conta com a ajuda da bela Catalina, que transforma sua vida, e também com a ajuda de outros livros.

O livro é uma delícia de ler, embora eu tenha gostado bem mais dos primeiros capítulos, mais voltados à situação familiar de Juan e à apresentação geral do tio Tito e sua biblioteca, do que da grande caçada ao livro selvagem. Foi divertido ler sobre a biblioteca, com seu sistema de classificação esdrúxulo, e sobre o tio Tito, com suas lições profundas, como: "É preciso ampliar as possibilidades da vida: urinar por três minutos é mais divertido que por dez segundos".

"O livro selvagem" é um desses infanto-juvenis que tem profundidade e ao mesmo tempo que consegue manter um bom ritmo de aventura. É sobre livros e sobre a vida, e sobre como um espelha o outro.

Nota: 4/5


2 comentários:

  1. Oi!

    O título do livro que você escolheu me chamou atenção e após ler a sua resenha, definitivamente ele entrou para minha lista de desejos.
    Principalmente por causa do trecho que você postou.

    Abraços!


    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua resenha. Esse livro é (está sendo) uma graça.

    ResponderExcluir