segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Desafio literário - A casa dos muitos caminhos

Título: A casa dos muitos caminhos
Autora: Diana Wynne Jones
Editora: Galera Record

Meu primeiro livro para o Desafio Literário de 2013 foi "A casa dos muitos caminhos". Minha irmã ganhou esse livro faz mais de um ano, mas eu ficava adiando a leitura porque achava que tinha que reler os volumes anteriores da série ("O castelo animado" e "O castelo no ar") para aproveitar melhor a leitura e aí achava um absurdo gastar tempo relendo quando há uma pilha de livros não lidos me esperando. Mas sabem o que descobri? Que isso é bobagem, eu tinha mesmo que reler! Demorei cerca de dois dias para ler cada um dos volumes e foi um tempo muitíssimo bem empregado.

Os livros são independentes entre si e tem personagens em comum. Você não precisa ler os primeiros para pode entender "A casa", mas essa leitura torna os detalhes bem mais saborosos. E você não perde nada se ler os dois primeiros, pois eles são ótimos! "O castelo animado" é o mais conhecido, tem o filme do Miyazaki (se não assistiu, assista!) e apresenta personagens que estarão presentes nos volumes seguintes. É o melhor na minha opinião. "O castelo no ar" tem um estilo meio Aladdin que não me agradou muito na primeira leitura, mas ao reler passei a apreciá-lo mais.

"A casa dos muitos caminhos" é sobre Charmain, uma garota protegida pelos pais, criada para ser respeitável. O tio-avô de sua tia-avó é um mago e precisa se ausentar para tratar uma doença, pedindo a Charmain que cuide de sua casa durante esse tempo. A garota não sabe lavar, passar, cozinhar e muito menos usar magia, coisa que seus pais consideram muito pouco respeitável, mas vai ter que aprender na marra, com a ajuda de uma cachorrinha gulosa e de um aprendiz desastrado. A casa, obviamente, é mágica e esconde cômodos misteriosos e passagens secretas, e pode ser ajudar a revelar o segredo do reino de Alta Norlanda.

O livro é uma delícia de ler e é um prato cheio para os fãs dos anteriores, pois dá destaque a alguns velhos conhecidos (inclusive Jamal e seu cão!). Ele é cheio de reviravoltas, mas acho que preferi os momentos mais tranquilos de trabalho doméstico e aprendizado de magia do que as aventuras maiores, por assim dizer.

Achei o final um pouco insatisfatório, mas isso também acontece com "O castelo animado" e nem por isso gosto menos dele.

Recomendo para todos que gostam de fantasia e/ou infanto-juvenis.

Nota: 4,5/5

4 comentários:

  1. Quero muito ler! É nessas horas que eu não gosto muito do DL, porque ele vai acabar deixando a leitura desse livro pra frente...
    E preciso reler os dois primeiros também. E rever o filme!

    ResponderExcluir
  2. O título desse livro me chamou a atenção, mas eu não fazia ideia que tinha a ver com o filme do Miyazaki!
    Agora acabo de aumentar minha lista de desejos em 3 itens...rs
    Tks pela dica ;)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a série... Parece realmente muito legal! Eu mesma não leio infanto-juvenil, mas percebo que é a seção das livrarias que mais cresce! Isso é sinal que o mercado está aquecido, tem mais gente boa escrevendo e, claro, mais gente lendo. Certamente é uma ótima notícia :)

    Parabéns pela resenha, Ligia!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!

    Faço parte do Desafio 2013 e estrou amando as dicas, uma forma de conhecer outras possibilidades de leituras e amigos blogueiros!!!!

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir