sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Randomicidades do mês: outubro

Este post está muito atrasado porque a falta de vontade de escrever anda me dominando.


Livros

A última mentira que contei - Riley Sager

Thriller em que uma pintora volta ao acampamento onde passou por uma experiência traumática na adolescência: o desaparecimento de suas amigas. Gostei bastante da ambientação e das reviravoltas. Não é nada muito marcante, mas a leitura me prendeu bastante.

Nota: 3,5

Amora - Natalia Borges Polesso

Contos variados sobre o amor entre mulheres. Gostei bastante dos poucos contos com personagens idosas, não gostei muito dos escritos finais mais poéticos, achei o resto bastante esquecível. Apesar de ser um livro brasileiro, escrito originalmente em português, li a tradução para o inglês, o que me causou certo estranhamento. Talvez eu gostasse mais em português. Talvez não.

Nota: 2,75

A Little Life - Hanya Yanagihara

O livro acompanha a vida de Jude e de seus amigos durante décadas, em seus altos e baixos. Apesar de eu ter demorado um tempão para ler (e de ter achado o livro um pouquinho repetitivo mais para o final), gostei muito do livro, ele é bem impactante e acabei me apegando aos personagens.

Nota: 4,5

Aventuras de menino - Mitsuru Adachi

Reli esse mangá que reúne histórias variadas do autor, muitas delas sobre a infância e a passagem do tempo. Achei agradável, porém mediano.

Nota: 3,0

The Silent Patient - Alex Michaelides

É um thriller sobre uma pintora que supostamente matou o marido e agora não fala mais. O livro prende a atenção, mas fiquei meio insatisfeita com algumas coisas.

Nota: 3,0

O muro - Céline Fraipont

Reli esse quadrinho sobre uma menina cuja mãe foi embora e o pai sempre está fora trabalhando. A história é bem aquela coisa de adolescente rebelde e perdida na vida. O traço é muito interessante, com contraste entre preto e branco.

Nota: 3,5


Série

Round 6

Me rendi ao hype e vi essa série de que todos estavam falando. Gosto bastante desse tipo de história com personagens pobretões e achei a série bem interessante, mas não é essa maravilha toda.

Nota: 4,0


Animes

Sonny Boy

Esse anime é bem maluco e eu gostei bastante. Tem universos paralelos, adolescentes em uma ilha deserta, superpoderes, tudo com uma estética própria e reflexões filosóficas. Eu não entendi muito bem o que ele quer passar, mas gostei da experiência.

Nota: 4,0

Dorohedoro

Não estava gostando muito do começo, mas aos poucos fui sendo cativada pelos personagens, principalmente pelos vilões, que são adoráveis.

Nota: 3,0

Aria The Original

Terceira temporada de Aria. Às vezes não sei por que persisti nessa série, acho boa parte dos episódios meio sem graça e não sou a maior fã da protagonista e do tom meio poético e reflexivo do anime, mas há alguns momentos muito bons no meio.

Nota: 3,25

Bakuten!!

Anime de ginástica rítmica masculina. Não vai muito além dos clichês de anime de esporte, mas é leve e gostoso de assistir e aborda um esporte que me interessa.

Nota: 3,5

Sukitte ii na yo

Romance shoujo com uma protagonista meio excluída que atrai a atenção de um garoto popular. A série não é muito original e eu gostaria que ela desenvolvesse melhor os personagens secundários, mas achei legalzinho.

Nota: 3,25

Mo Dao Zu Shi (3ª temporada)

Esta temporada final foi menos corrida que a passada, mas ainda condensou bastante vários momentos importantes. Não sou tão fã dessa parte da história pós-flashback, então não foi a minha temporada preferida.

Nota: 3,0

Alien 9

OVA sobre uma menina eleita para a equipe que luta com os aliens que aparecem na escola. Gosto do contraste da estética fofinha e infantilizada com as coisas horríveis que acontecem, mas, apesar de em geral eu defender protagonistas medrosos e relutantes em agir, aqui me irritei um pouco com o tanto que a protagonista chora.

Nota: 3,25


Filmes

Maus hábitos

Uma cantora de cabaré se abriga em um convento cheio de freiras excêntricas (e um tigre!). O filme tem momentos bem divertidos, mas eu esperava algo mais coeso, sei lá.

Nota: 3,25

Tamayura - Partes 3 e 4

Iniciei a série no comecinho do ano e finalmente cheguei ao fim. Confesso que fiquei bem emocionada com o desfecho depois de acompanhar as personagens por tanto tempo. Essa é uma série bem relaxante, que às vezes fica meio açucarada demais, mas que tem personagens interessantes, com quem é fácil se identificar.

Nota: 3,25 para o 3º filme e 3,75 para o 4º filme

Hey You!

Curta meio estranho e frenético.

Nota: 3,0

Boat Rower Girl

Filme sobre uma adolescente que vive com o pai e deseja herdar seu barco a remo. Não foge muito do que outros filmes sobre adolescentes costumam mostrar, com a sensação de inadequação e a vontade de viver uma vida mais intensa.

Nota: 3,5

It's a Free World...

Após ser demitida, mulher abre sua própria agência de empregos temporários para imigrantes e tem que lidar com imprevistos, com a precariedade das tais vagas e com a moralidade do que ela está fazendo. Acho interessante a protagonista ter uma moralidade meio dúbia, fica difícil julgá-la.

Nota: 3,25

Memórias de um assassinato

Filme do Bong Joon-ho baseado num caso real de assassinatos em série. O filme foca nos policiais, que são um tanto incompetentes e usam métodos muito questionáveis na investigação. Gostei bastante do filme, mas esperava um pouco mais.

Nota: 4,0

Cargo 200

O filme se passa nos anos de declínio da União Soviética e mostra o sequestro de uma jovem por um policial. É um filme bem violento e cru, com um toque de estranheza.

Nota: 3,25


O lixo e o sonho

Filme sobre a vida de um menino meio retraído, afetado pelo afogamento de um amigo, em uma Glasgow cheia de lixo devido a uma greve. A história é bem simples, mostrando os pequenos momentos de tristeza e de alegria dos personagens.

Nota: 4,0

Hidden

Curta em estilo documental que mostra o diretor, sua filha e uma produtora teatral viajando até uma aldeia para tentar convencer uma mulher que é ótima cantora a participar de uma peça.

Nota: 3,0

A dama de Baco

O filme é uma reflexão sobre a velhice e mostra uma prostituta idosa com dificuldades para arranjar clientes que passa a cuidar de um menino cuja mãe foi presa. Gostei bastante da protagonista e do tom do filme.

Nota: 4,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário