segunda-feira, 26 de julho de 2021

Randomicidades do mês: junho

Livros

Terráqueos – Sayaka Murata

Natsuki é uma mulher desajustada que, quando criança, acreditava ser uma garota mágica e ao crescer não quer ser mais uma engrenagem na “fábrica de gente” e seguir o que é esperado dela: casar e ter filhos. Assim como no outro livro da autora, “Querida konbini”, temos uma protagonista que não se encaixa no padrão imposto pela sociedade, mas aqui a personagem é mais extrema. Gostei bastante do livro, é bem intenso.

Nota: 4,0

O corpo em que nasci – Guadalupe Nettel

O livro mostra a infância da autora: o problema de visão, o divórcio dos pais, o período em que viveu com a avó, a ida para a França, tudo entremeado pela sensação de deslocamento/desconforto. O livro é interessante e agradável de ler, mas meio esquecível.

Nota: 3,5

The vanishing half – Brit Bennett

No Sul dos EUA racialmente segregado, duas irmãs gêmeas negras saem de casa para viver novas vidas. Uma se casa com um homem negro e a outra se passa por branca, se apaixona por um homem branco e passa a viver como branca, escondendo sua origem. Esse livro foi muito hypado e eu acabei me decepcionando um pouco. Demorei para engatar a leitura e o achei um pouco superficial na abordagem dos temas.

Nota: 3,25

Tender is the flesh – Agustina Bazterrica

Um virus levou à eliminação de quase todos os animais, o que fez a humanidade recorrer a carne humana como alimentação. O livro acompanha um funcionário de abatedouro, mostrando como a sociedade se adaptou à nova realidade. É um livro bem cru e impactante. Gostaria que ele tivesse aprofundado mais em alguns aspectos.

Nota: 3,75

Appointment with death – Agatha Christie

Uma família americana desperta a atenção de seus colegas de viagem. A mãe parece exercer um poder anormal sobre os filhos, que são assustadiços e submissos. Em Petra, a mãe é encontrada morta, e o famoso detetive Poirot é chamado para ajudar na investigação. A primeira parte do livro, com as personagens se conhecendo e trocando impressões é mais interessante que a segunda parte, da investigação. Achei o desfecho um pouco decepcionante.

Nota: 3,5


Série

Breaking Bad

Essa série dispensa apresentações. Demorei bastante para começar a ver porque ela é relativamente longa, mas a história é bem empolgante e dá para engatar vários episódios em sequência. O roteiro é muito bem construído, assim como a maioria dos personagens. Eu só senti que a história se arrastou um pouco no meio e que eu esperava gostar mais dos personagens, principalmente do Walter White, que depois de um tempo se tornou intragável.

Nota: 4,0


Animes

Fruits Basket (2ª e 3ª temporada)

Eu não esperava gostar muito desse anime, mas ele foi uma grata surpresa. Logo me apeguei aos personagens e mergulhei nos dramas e mistérios da família Souma. O anime às vezes é doce demais, outras vezes dramático demais, mas tudo isso é bem executado. O fim é meio corrido.

Nota: 4,0

Yakunara mug cup mo

Anime sobre uma garota que entra para o clube de cerâmica da escola, onde descobre que sua falecida mãe foi uma ceramista famosa na região. A história é simpática, mas segue o padrão do gênero sem muitas novidades. Há um segmento com as dubladoras visitando a cidade onde se passa o anime, fazendo cerâmica e provando comidas, que às vezes achei mais interessante que o anime em si.

Nota: 3,25



Tenchi souzou design-bu

Deus criou o mundo, mas logo se cansou e resolveu terceirizar a criação dos animais. O anime acompanha a equipe de “designers” tentando seguir as ordens vagas de seu cliente para criar as espécies que conhecemos. É bem engraçado e educativo. Como sempre gostei de animais e era o tipo de criança que assistia a documentários e lia sobre o tema, me diverti tentando adivinhar as espécies pelas instruções iniciais e descobri várias curiosidades que não sabia.

Nota: 3,5

Odd Taxi

Esse anime apareceu sem muito alarde e logo conquistou o público com seus diálogos espertos e o mistério bem bolado. Nele, Odokawa, um taxista, é envolvido na investigação de um desaparecimento. Os personagens são divertidos, a abertura é excelente, o mistério é envolvente e os temas abordados são bem atuais (redes sociais, vícios em jogos de celular etc.). Foi uma ótima surpresa.

Nota: 4,25


Especiais

Aria the OVA: Arietta

Neste especial, Akari pensa no futuro, quando ela será uma prima e Alicia não trabalhará mais na companhia. Aria tem alguns episódios que funcionam e outros que acho bem sem graça. Esse é do tipo que funciona, com sua simplicidade e melancolia.

Nota: 3,75


Filmes

Os 12 macacos

No ano de 2035, um homem é enviado de volta no tempo para descobrir mais sobre um vírus que quase eliminou a humanidade, mas ele é visto como louco e aprisionado em um hospital psiquiátrico. Com a Covid, todas essas histórias que mostram a humanidade destroçada por uma pandemia não parecem mais tão improváveis. Dito isso, achei o filme interessante, mas esperava um pouco mais.

Nota: 3,25

Memórias de ontem

Post em breve.

Nota: 4,0


Free!: Take your marks

O filme é uma transição entre a 2ª e a 3ª temporadas, com quatro histórias diferentes mostrando os terceiranistas se preparando para suas novas vidas universitárias enquanto o resto lida com a chegada de mais um ano escolar. O filme não é uma experiência imperdível, mas é divertido

Nota: 3,5

El Camino: A Breaking Bad Movie

Filme de Breaking Bad que mostra o destino de Jesse após o fim da série. Não é um filme necessário, porque a série tem um fim bem satisfatório, mas é interessante ver como o Jesse escapou no final. Como ele é meu personagem preferido, não vou reclamar.

Nota: 3,25

Nenhum comentário:

Postar um comentário