quinta-feira, 8 de julho de 2021

Projeto Ghibli #9: O serviço de entregas da Kiki

O serviço de entregas da Kiki

Título original: Majo no Takkyūbin (魔女の宅急便)

Diretor: Hayao Miyazaki

Ano: 1989

O filme é protagonizado por Kiki, que, seguindo a tradição, deixa a casa dos pais aos treze anos para se acomodar em uma nova cidade e completar seu aprendizado. Desejando morar perto do mar, ela encontra uma cidade aprazível, se instala e inaugura seu serviço de entregas, fazendo um bom uso de sua habilidade de voar. Mas é óbvio que obstáculos vão surgir, e Kiki vai sofrer com dificuldades em seu negócio, solidão, insegurança, falta de dinheiro e muitas outras frustrações comuns para quem busca a independência longe de casa, seja bruxa ou não.

A Kiki é uma personagem com quem é fácil se identificar. Ela é determinada, mas se deixa abalar facilmente com os contratempos; ela se sente meio perdida, sem saber muito bem quem é e o que realmente quer, e o filme vai focar em sua jornada de amadurecimento, concentrando-se mais na vida cotidiana e comum do que em grandes aventuras mágicas.

Como em todos os outros filmes do estúdio Ghibli, a música é excelente e os cenários são lindos, dessa vez com um toque mais ocidental/europeu na charmosa cidade em que Kiki decide morar.

O filme é uma graça e, apesar de trazer alguns elementos mais infantis, ele tem esse caráter de coming-of-age que o torna interessante para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário