segunda-feira, 27 de abril de 2020

Projeto Ghibli #6: Nausicaä do Vale do Vento


Nausicaä do Vale do Vento
Título original: Kaze no Tani no Naushika
Diretor: Hayao Miyazaki
Ano: 1984

Iniciei meu Projeto Ghibli em 2015, época em que eu tinha mais fé na minha capacidade de completar desafios e escrever sobre eles aqui. Estava assistindo aos filmes com alguma regularidade, até que empaquei nos que já vi e que teria que rever para o projeto. E agora, cinco anos depois, aproveitando que a Netflix incluiu os filmes do estúdio em seu catálogo, finalmente retomo o projeto! (Veremos se vou conseguir manter alguma regularidade ou se vou empacar novamente).


Nausicaä do Vale do Vento costuma ser considerado um filme do Ghibli, apesar de ser anterior à fundação do estúdio. É uma obra que é bem a cara do Miyazaki, com mensagem ecológica e pacifista e muitos aviões. O filme conta a história de Nausicaä, princesa do Vale dos Ventos, um pequeno reino próximo a uma floresta tóxica cheia de insetos gigantescos. Enquanto Nausicaä tenta encontrar uma forma de coexistir com essa natureza hostil, reinos vizinhos buscam soluções mais violentas, envolvendo o pacífico Vale dos Ventos em seus planos.

Minha primeira experiência assistindo Nausicaä não foi tão positiva. A sala de cinema estava bem cheia, meu lugar não era dos melhores e a pouca inclinação não me permitia ver a tela tão bem quanto eu gostaria. Essas coisas acabaram azedando meu humor e achei o filme arrastado e a protagonista chatinha. Ao rever a obra, continuo achando isso, mas consegui apreciar melhor outros aspectos do filme.


O filme é a primeira colaboração entre Miyazaki e o compositor Joe Hisaishi, então a trilha sonora é o primor usual. Gosto principalmente do tema musical que toca no início do filme. Os cenários também não deixam a desejar e têm um tom de estranheza, como a floresta tóxica e o espaço purificado abaixo dela, o que ajuda bastante a criar o clima do filme.

Não sou muito fã do tema ecológico nos filmes do Miyazaki (embora goste bastante de Princesa Mononoke) e acho o fim do filme meio forçado, mas talvez o que mais me incomode na obra seja a própria Nausicaä, que é uma personagem perfeitinha sem muita graça. Prefiro personagens com uma moralidade mais dúbia (como a vilã do filme) ou que pelo menos demonstrem mais fraquezas.

Se eu tivesse que ranquear o filme entre os outros do estúdio, ele provavelmente estaria lá pela metade. É um bom filme, mas nem os temas nem os personagens me agradam tanto assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário