segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Retrospectiva de 2018


A lista desse ano vai ser bem enxuta porque sinto que tudo o que eu leio e vejo se torna cada vez menos marcante para mim.

Livros

Li uns 80 livros em 2018, o que é bastante, mas menos do que nos anos anteriores.

O país de origem da maioria dos escritores que li, como sempre, foram os Estados Unidos, com 36 livros, seguido do Brasil, com 12, e da Inglaterra, com 9.

Li livros de 21 países diferentes, mas apenas quatro foram de países que eu não havia lido antes para o desafio Volta ao mundo em 80 livros.

A maioria das leituras foi de romances. Fora isso, li 12 livros de contos (ou contos publicados sozinhos), 9 quadrinhos e dois livros de não-ficção.

Livros favoritos


Os vestígios do dia – Kazuo Ishiguro
Romance sobre um mordomo que serviu a um nobre importante e que reflete durante sua primeira viagem de lazer em anos sobre sua dedicação à profissão e seu passado. Gostei do estilo elegante e contido do narrador, que se revela mais naquilo que ele não conta do que no que conta.


Stoner – John Williams
O livro conta sobre a vida de William Stoner, filho de agricultores que descobriu a paixão pela literatura e seguiu carreira acadêmica, vivendo uma vida comum, com suas pequenas alegrias e grandes decepções. A sinopse não soa tão interessante e a escrita direta também não parece se destacar no início, mas o livro se revela belo e melancólico.


This One Summer – Mariko Tamaki e Jillian Tamaki
Graphic novel sobre duas amigas que passam as férias na praia. Em meio a dias preguiçosos sob o sol e noites assistindo a filmes de terror, elas lidam com os problemas familiares e se tornam espectadoras de um drama maior. O traço da HQ é muito bonito e a história tem um tom agridoce e nostálgico que me agradou.

Filmes


O lagosta
O diretor Yorgos Lanthimos é mestre em criar boas histórias a partir de premissas inusitadas. Em O lagosta, a sociedade dita que as pessoas não podem ser solteiras. Quem está sozinho é mandado a um hotel, onde precisa encontrar um par, senão será transformado em um animal a sua escolha. Eu escolheria algum tipo de pássaro, tipo uma andorinha. E você?


De olhos bem fechados
Talvez eu tenha gostado tanto do filme porque minhas expectativas eram meio baixas, mas de qualquer forma, o filme me envolveu bastante e gostei de como ele adaptou a novela original.

Animes e séries


Hakumei to Mikochi
Fantasia relaxante sobre duas mulheres pequeninhas que levam uma vida tranquila no bosque. O charme do anime é transformar acontecimentos pequenos e simples, como uma viagem de trem, um festival no centro da cidade ou uma tarde fazendo sabão em algo charmoso e agradável. O visual e a trilha sonora ajudam a construir o clima aconchegante.


The Good Place
Essa série é muito divertida e gostosa de assistir, com seus personagens carismáticos, uma premissa interessante e algumas reviravoltas. Raramente sou entretida por uma série o suficiente para assistir mais que uns dois episódios em seguida, mas nesse caso minha vontade era devorar tudo de uma vez.

---

É isso! 2018 não foi um ano dos mais animadores, mas fico na torcida para que 2019 seja um pouco melhor.

4 comentários:

  1. O Lagosta já tá na minha lista de "preciso ver" por causa de outro post teu! Hakumei to Mikochi acabou de entrar também :D

    ResponderExcluir
  2. “Stoner” (de John Williams) entrou na minha lista de melhores leituras do ano de 2016. Livro maravilhoso! (*-*) Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir