terça-feira, 20 de novembro de 2018

Randomicidades do mês: outubro/2018

O ano já está se aproximando do fim e eu estou atrasada com este post, então vamos lá.

Livros lidos


O projeto Rosie - Graeme Simsion
O professor de genética Don tem dificuldades em se relacionar com mulheres, por isso cria um questionário minucioso para encontrar uma parceira que corresponda a suas exigências. É aí que ele conhece Rosie, que não se encaixa em nada do que ele deseja, mas cuja companhia ele aprecia imensamente. É um livro divertido e despretensioso. Achei que me irritaria mais com o protagonista e sua atitude com as mulheres, mas até que não me irritei.
Nota: 3


A morte de Bunny Munro - Nick Cave
Ouvi falar desse livro faz um tempão e ele ficou na lista de "quero ler" por anos até eu comprar na última Bienal e finalmente ler. Não sei o que me chamou atenção nas resenhas que li, porque a sinopse não me atrairia hoje e, apesar de eu gostar muito de duas músicas do Nick Cave, não sou fã o suficiente para comprar um livro só porque tem o nome dele na capa. O romance é protagonizado por um vendedor de cosméticos, o Bunny Munro do título, que só pensa em sexo e que, após o suicídio da esposa, passa a levar seu filho pequeno em suas viagens alucinadas. Bunny é um cara totalmente desprezível que objetifica toda mulher que aparece na frente dele, o que se torna cansativo depois das primeiras páginas, mas a história é dinâmica o suficiente para fazer a leitura fluir, e as partes narradas pelo filho de Bunny são mais agradáveis.
Nota: 2,75


Sonhos partidos - M. O. Walsh
O narrador do livro é um garoto apaixonado por Lindy Simpson, uma garota da vizinhança, estrela da equipe de atletismo da escola. Quando Lindy é estuprada e a polícia não encontra o culpado, a vida até então calma dos dois personagens sofre um grande abalo. O livro narra o amadurecimento do protagonista e suas dificuldades em lidar com a família, sua crescente obsessão por Lindy e a culpa por não ter conseguido ajudá-la. O relacionamento entre os dois personagens me incomodou um pouquinho, porque o protagonista é obcecado demais pela menina, mas, tirando isso, gostei da leitura.
Nota: 3,5


Thomas e sua inesperada vida após a morte - Emma Trevayne
Livro infanto-juvenil sobre um garoto de família pobre que vive de roubar objetos de túmulos. Um dia ele encontra em uma cova um corpo exatamente igual a ele, o que o leva a entrar numa aventura com um grupo de criaturas mágicas e a descobrir mais sobre si. O livro é fofo e gostei da ambientação, mas achei a história meio corrida mais para o final.
Nota: 3,25


50 contos de Machado de Assis - Machado de Assis
Comecei a ler esse livro no fim do ano passado e fui lendo aos poucos, um ou dois contos por vez nos intervalos entre outras leituras. Eu já tinha lido boa parte dos contos durante a vida, mas é sempre interessante reler e ver com outros olhos. O livro reúne alguns dos principais contos do Machado e outros menos conhecidos.
Nota: 4


Coração apertado - Marie NDiaye
Nadia e Ange são um casal de professores que de repente nota que todos ao seu redor passaram a evitá-los ou rejeitá-los sem motivo aparente. Sem saber o que fizeram para serem tratados dessa forma e sem ter ninguém em quem confiar, eles têm de lidar com o medo e a paranoia crescente. Achei o livro bem enigmático, pois não sabemos exatamente por que os protagonistas estão sofrendo tal hostilidade e há um clima estranho e misterioso.
Nota: 3,5


A ilha dos dissidentes - Bárbara Morais
Reli para poder dar continuidade na leitura da série. O livro conta a história de uma garota que, ao sobreviver a um naufrágio, descobre ser uma anômala, ou seja, uma pessoa que tem poderes sobrehumanos. Ela passa a viver em uma cidade especial e, no início, essa nova vida confortável a agrada, mas logo ela descobre que ser anômalo não é tão simples. O universo criado é interessante e permite algumas críticas sociais, os personagens são simpáticos e a interação entre eles é divertida e a narrativa flui bem.
Nota: 3,25

Séries e animes


Hataraku Onii-san 2
Segunda temporada do anime curtinho sobre dois gatos que trabalham em diferentes empregos de meio-período. O desenho continua divertido e bonitinho com os trabalhos inusitados e os chefes peculiares.
Nota: 3


One-Punch Man
Saitama é um herói tão poderoso que consegue derrotar qualquer um com apenas um soco. Em uma cidade cheia de monstros, ele vai levando sua vidinha tediosa, derrotando inimigo atrás de inimigo enquanto busca um rival à altura. O anime é bem engraçado, embora o humor seja um tanto repetitivo. Felizmente há uma boa variedade de personagens e situações que tornam a série interessante.
Nota: 3,5


Sharp Objects
A série é uma adaptação do livro homônimo da Gillian Flynn. Nela, Camille, uma jornalista, volta à sua cidadezinha natal, da qual tem más lembranças, para escrever sobre o assassinato de duas adolescentes. Com boas atuações e uma mistura do presente com vislumbres das lembranças de Camille, a série é bem fiel ao livro, com alguns detalhes extras. No entanto, achei o fim meio corrido e mal explicado. Se eu não tivesse lido o livro teria ficado meio frustrada.
Nota: 4


Asobi Asobase
Pelas imagens promocionais e abertura, o anime parece ser mais um desses com garotas fofas fazendo coisas fofas, mas é só assistir um pouquinho para ver que essas garotas não são lá muito fofas. As três protagonistas decidem criar um clube de passatempos na escola e passam as tardes entretidas jogando jogos bizarros, fazendo brincadeiras cruéis e simplesmente sendo as pessoas estranhas que elas são. O humor é um tanto cru e as expressões faciais delas são hilárias. Às vezes as piadas se tornam repetitivas, mas quando você começa a se cansar, surge alguma situação estranha para te fazer rir novamente.
Nota: 3,75

Filmes

Curiosamente, só vi filmes que eu estava querendo ver há muito tempo.


O lagosta
O filme mostra uma sociedade em que as pessoas não podem viver sem um par. Caso se tornem solteiras, são enviadas a um hotel, onde precisam encontrar um parceiro dentro do prazo, senão serão transformadas em um animal a sua escolha. Esse é o terceiro filme do Yorgos Lanthimos que vejo e é meu preferido até aqui. Ele é estranho na medida certa.
Nota: 4,5


Perfect Blue
Mima é uma jovem que deixou um grupo musical para seguir a carreira de atriz. Porém, as coisas não vão tão bem quanto ela esperava: o trabalho de atriz exige cada vez mais dela, seus fãs não se conformam com sua mudança de imagem e alguém começa a se passar por ela em um site e narrar sua vida em detalhes. Confusa e assustada, ela não sabe mais o que é fantasia e realidade. Eu tinha altas expectativas em relação ao filme, porque é Satoshi Kon e todos falam bem, mas não achei tão brilhante assim (meu filme preferido do Kon ainda é Tokyo Godfathers, então acho que não sou tão fã dos filmes mais típicos dele, mesmo).
Nota: 3,5


Dentro da casa
Após se interessar pela redação de um de seus alunos, um professor de francês passa a ajudar o garoto a continuar o texto. Fascinado pela narração de como o menino penetrou na casa de um colega, tornando-se próximo da família dele, o professor o orienta, sem saber ao certo quanto do narrado é verdade ou é inventado, mas apreciando a sensação de voyeurismo. 
Nota: 3,5

Curtas


Omoi no Kakera
Hina Satou é uma aspirante a patinadora que vive em uma cidadezinha que foi destruída parcialmente pelo terremoto de 2011. Após perder a mãe no desastre natural, ela e o pai tentam reconstruir a vida enquanto ela segue em frente com sua paixão pela patinação. O filme é bonitinho, mas esquecível. O mais marcante para mim foi uma cena em que a protagonista se imagina patinando e ela está com uma roupa igual a do programa Seimei do Yuzuru Hanyu.
Nota: 3,25


Watashi no Coffee Samurai: Jihanki-teki na Kareshi
Curta coreano sobre um samurai que, ao desejar ter um corpo de aço quando morreu sob a lâmina de seus inimigos, reencarna como uma máquina de café. Ele passa os dias como máquina de café e as noites enfrentando inimigos, até conhecer uma jovem que descobre sua identidade. O filme é bem bizarro, mas tem lá seu charme. Algumas cenas são bastante memoráveis de tão estranhas que são.
Nota: 3

2 comentários:

  1. Aah, Tokyo Godfathers é maravilhoso. Que vontade de rever! Cá também não gostei de Perfect Blue e adorei O Lagosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que não gostei tanto de Tokyo Godfathers da primeira vez que vi? Só ao rever alguns anos depois é que gostei de verdade.

      Excluir