segunda-feira, 12 de março de 2018

Randomicidades do mês: fevereiro/2018

Enrolei e enrolei, mas finalmente consegui escrever o post de Randomicidades do mês!

Livros


O último homem na torre – Aravind Adiga
Gosto muito do Aravind Adiga, mas achei esse o livro mais fraco dele. A premissa é interessante: um construtor quer comprar um prédio antigo e oferece um monte de dinheiro aos moradores, que, em sua maioria, aceitam a oferta. Quem resiste é um professor aposentado que não quer abandonar o lar e se dobrar ao dinheiro. O construtor começa a botar pressão nele e os moradores, antes tão unidos, passam a ver o amigo com maus olhos. O livro funcionaria melhor se fosse um pouco mais conciso e menos exagerado. Ainda assim, não é um livro ruim.
Nota: 3,25


Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo – Benjamin Alire Sáenz
YA sobre o relacionamento entre dois garotos. Ari é um garoto solitário, com um irmão na cadeia e um pai silencioso. Dante é mais confiante, articulado e afetuoso. Aos poucos eles vão se conhecendo a se aproximando. É um livro simples e gostosinho de ler.
Nota: 3,5


Mudança – Mo Yan
O livro narra algumas experiências do autor e as mudanças culturais e econômicas que aconteceram na China nesse período. É um livro curtinho e agradável de ler, mas nada muito marcante. Alguns dos acontecimentos narrados são divertidos.
Nota: 3,25


Sangue no olho – Lina Meruane
A protagonista do livro, Lucina, sofre de uma enfermidade que a deixa quase cega. A cegueira muda tudo ao seu redor, das pequenas coisas cotidianas aos relacionamentos com o namorado e com a família. A premissa do livro é interessante, mas achei o desenrolar da história meio arrastado.
Nota: 3


The female of the species – Mindy McGinnis
Alex Craft é uma garota estranha e isolada. Sua irmã foi assassinada alguns anos atrás e o assassino não foi punido, o que levou Alex a fazer justiça com as próprias mãos. Ela sente a violência dentro de si, e por isso tenta se manter afastada dos outros, até que se torna amiga de uma voluntária do abrigo de animais local e se aproxima do garoto popular da escola. O livro toca em questões importantes, mas o desenvolvimento no final deixou a desejar. Não gostei muito do relacionamento da protagonista com o garoto interessado nela e fiquei torcendo o tempo todo para que algo desse muito errado entre eles.
Nota: 3,25


A personagem de ficção – Antonio Candido e outros
O livro reúne ensaios sobre a personagem na literatura, no cinema e no teatro. Comprei para a faculdade, só li anos depois. Não é chato, os textos são tranquilos de ler, mas são bem introdutórios.
Nota: 3,25

Quadrinhos


O homem que passeia – Jiro Taniguchi
Esse mangá reúne várias histórias sobre o ato de passear. O protagonista explora ruelas desconhecidas, observa as pessoas, leva o cachorro para passear, reflete sobre a vida etc. São histórias bonitas e simples, às vezes meio sem graça.
Nota: 3,25


Rosalie Lightning – Tom Hart
Quadrinho memorial sobre a morte prematura de Rosalie, filha do autor. É um livro bonito e triste sobre a perda e o luto. Mesmo assim, eu esperava um pouco mais e achei algumas partes desinteressantes.
Nota: 4

Animes e séries


Hoozuki no Reitetsu – 2ª temporada
Comentei sobre a primeira temporada nas Randomicidades de setembro. Essa segunda temporada, mesmo produzida anos depois, por outro estúdio, mantém a qualidade visual. As histórias e o humor continuam meio irregulares, mas como eu estava mais apegada aos personagens, acho que gostei um pouquinho mais.
Nota: 3,5


Ping Pong The Animation
Meu primeiro contato com o Masaaki Yuasa como diretor e já posso dizer que adoro o estilo dele. Talvez a história de Ping Pong não tenha sido tão empolgante para manter o meu interesse no ápice durante todos os episódios, mas adorei o desenvolvimento dos personagens, a estética, a trilha sonora e o jeitão estilizado das partidas.
Nota: 4


Otogizoushi
Anime meio estranho dividido em duas partes: na primeira, estamos na era Heian em Quioto e acompanhamos uma jovem em busca de artefatos mágicos que reestabelecerão a paz da capital; na segunda, estamos nos tempos modernos, acompanhando as versões modernas dos personagens investigando acontecimentos misteriosos em Tóquio. Fui assistir atraída pela parte histórica, que achei bem satisfatória. A segunda parte, no entanto, apesar de alguns bons momentos, não casou tão bem com o começo do anime.
Nota: 3


The Good Place
Nessa série, uma mulher morre e vai parar no Good Place, uma espécie de paraíso para quem foi bom em vida. Porém, ela logo percebe que selecionaram a pessoa errada e passa a fazer o possível para se adaptar ao novo ambiente e ao que se espera dela. Achei bem divertida e devorei a primeira temporada em pouquíssimo tempo. Da segunda não gostei tanto assim, mas ainda é bem legalzinha.
Nota: 3,75

Filmes


Me chame pelo seu nome
Tentei ver alguns filmes do Oscar antes da premiação, mas, como sempre, não deu muito certo. Meu maior hype para esse filme era que o Sufjan Stevens compôs músicas para ele e, no final, o que mais valeu a pena foi a música “Mystery of Love” e, posteriormente, a tarde agradável que passei redescobrindo as músicas do Sufjan. O filme é esteticamente agradável e tem momentos bonitos, mas o relacionamento entre os protagonistas não me agradou muito e a diferença de idade me incomodou um pouquinho, talvez.
Nota: 3,25


Cães de aluguel
Filme do Tarantino sobre um grupo de seis ladrões após um roubo mal-sucedido, que gera a suspeita de que alguém do bando os traiu. Gostei do modo não-linear em que o filme se desenvolve e achei o final muito satisfatório.
Nota: 3,75


Personal Shopper
Filme com a Kristen Stewart em que ela trabalha como personal shopper em Paris, cidade em que seu irmão gêmeo morreu. Lá, ela, que é médium, aguarda algum sinal do irmão, até que passa a receber mensagens misteriosas. Não esperava muito do filme e até que achei interessante.
Nota: 3,25

Um comentário:

  1. Estou bem curiosa com o mangá do Jiro Taniguchi, “O homem que passeia”. Pela sua descrição acredito que eu vá gostar. Mas, vou baixar minhas expectativas, hahaha. Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir