domingo, 8 de abril de 2018

Randomicidades do mês: março/2018

Procrastinei demais para escrever este post, mas ele finalmente ficou pronto! Foi um mês sem nenhum grande destaque, mas li e vi algumas coisas interessantes.

Livros


Stoner – John Williams
Esse livro foi bastante comentado e elogiado ao ser lançado por aqui. Publicado em 1965, esquecido por anos e redescoberto ao ser reeditado, o livro narra a vida de William Stoner, filho de agricultores que descobriu a paixão pela literatura. Sua vida é bastante comum, com suas pequenas alegrias e decepções, mas isso não torna a leitura menos fascinante.
Nota: 4,25


Cortejo em abril – Zulmira Ribeiro Tavares
Reúne um conto mais longo, que dá título ao livro, e vários contos curtinhos. Gostei bastante de “Cortejo em abril” sobre a rotina de um “conserta-tudo” no dia do cortejo fúnebre de Tancredo Neves. Quanto aos outros contos, achei meio esquecíveis.
Nota: 3


A pista de gelo – Roberto Bolaño
O livro alterna o ponto de vista de três personagens: o vigia de um camping, o proprietário do camping e de outros comércios e um funcionário da prefeitura. A história dos três se cruza em uma pista de gelo clandestina em um antigo casarão. Decidi ler esse livro apenas porque uma das personagens é patinadora, mas acabei gostando bastante. Há um certo mistério que torna a leitura envolvente.
Nota: 3,75


A festa de Babette - Karen Blixen
Novela sobre uma senhora francesa, Babette, que se exilou na Noruega e trabalha como criada na casa de duas irmãs puritanas. Ao ganhar na loteria, Babette oferece às irmãs e seus convidados um grande jantar. Gosto do estilo da autora, mas achei a história meio sem graça.
Nota: 3


Kitchen – Banana Yoshimoto
Após a morte da avó, uma jovem vai morar com um rapaz e sua mãe. Apesar de mal os conhecer, ela é conquistada pela bondade e hospitalidade da dupla e logo os três se tornam uma família improvisada e improvável. Achei bonita a relação entre os personagens, mas a história não é lá muito marcante. O livro também inclui o conto “Moonlight Shadow”, também sobre a morte.
Nota: 3


Operação impensável – Vanessa Barbara
A autora conta sobre o relacionamento de um casal traçando paralelos com a Guerra Fria, objeto de estudo da protagonista e tema do jogo de tabuleiro preferido dos personagens. De maneira bem-humorada, através de e-mails e comentários sobre os filmes que eles assistem, vamos conhecendo o casal e acompanhando o relacionamento que começa a se desgastar aos poucos. O excesso de referências e piadas internas entre o casal me irritou um pouquinho no começo, mas isso é o que distingue o livro de vários outros sobre fins de relacionamento.
Nota: 3,5


Secondhand World – Katherine Min
Isadora Myung Hee Sohn é filha de imigrantes coreanos. Sufocada pelo ambiente familiar rígido e sentindo-se preterida pelos pais, que valorizam mais o filho morto do que a filha, Isa se rebela e tenta fugir da sombra dos pais. Gostei do livro e achei os personagens interessantes. O final me surpreendeu (mesmo sabendo o que ia acontecer, porque o livro fala do incêndio logo nas primeiras páginas) e me deixou com vontade de saber mais sobre os pais da protagonista.
Nota: 3,5

Quadrinhos


My Lesbian Experience with Loneliness – Nagata Kabi
Nesse mangá autobiográfico acompanhamos os problemas da autora com distúrbios mentais e a dificuldade de se conectar com as pessoas. Após crises de depressão e ansiedade, ela decide perder a virgindade com uma prostituta, na esperança de viver uma experiência “adulta”. O relato é bastante honesto e é fácil se identificar com as dificuldades da autora. A arte é fofinha e o texto tem certa leveza que tira o peso dos temas abordados.
Nota: 3,75

Animes e séries


The End of The F***ing World
Série de humor negro sobre dois adolescentes desajustados que fogem de casa juntos. Alyssa é uma jovem rebelde negligenciada pela mãe; James é um garoto que acredita ser psicopata e vê em Alyssa uma possível vítima. Os dois deixam sua cidadezinha para trás e, claro, acabam se metendo em problemas durante a viagem. A série não é nenhuma maravilha, mas achei bem divertida.
Nota: 3,5


Hataraku Maou-sama
Anime sobre um demônio que, ao perder uma batalha em seu reino, vem se refugiar na Terra, onde se torna atendente de um fast-food. Antes de começar a ver, achei que o anime trataria mais da adaptação de um demônio maligno a uma vida moderna e comum, mas o personagem é bastante bonzinho e se adapta rapidamente. A maior parte do anime se concentra na tensão entre o demônio e seus inimigos que desejam eliminá-lo. Apesar disso, achei o anime bem divertido, mesmo sendo bobo e tendo mais ação do que eu esperava, e acabei gostando dos personagens.
Nota: 3,5


Fargo (1ª temporada)
Série levemente baseada no filme homônimo dos irmãos Cohen. Tem alguns paralelos, o mesmo estilo e faz referência ao filme de vez em quando, mas não é preciso assisti-lo para entender a série, que se inicia com um sujeito comum que se vê envolvido em um crime e tenta se safar, provocando problemas em sua cidadezinha. Demorei um tempão para começar a ver a série porque os episódios são muito longos, mas quando assisti, mal via o tempo passar.
Nota: 4,5

Filmes


Kubo e as cordas mágicas
Perseguido pelas tias e pelo avô, Kubo parte em uma jornada atrás de armas lendárias tendo apenas um shamisen mágico e uma macaca como ajudante. Visualmente, o filme é incrível; já a história, achei meio fraquinha e clichê.
Nota: 3


Projeto Florida
Filme sobre uma menina que mora em um hotel de beira de estrada. Enquanto a garota faz amizades e apronta por aí, atazanando os moradores e o gerente do local, a mãe tem dificuldade em arranjar dinheiro para sobreviver. Gostei do filme, mas esperava mais. As crianças me irritaram um pouco, elas são barulhentas e bagunceiras demais.
Nota: 3,25


Piano no Mori
Shuhei é um pianista talentoso, que pratica desde pequeno. Ao ouvir falar sobre um misterioso piano na floresta, ele conhece Kai, o único que consegue tocar o tal piano. Enquanto Shuhei toca com técnica e disciplina, Kai é espontâneo e se deixa levar pela música. Apesar dos estilos opostos, os dois se tornam grandes amigos. Esse é um filme fofinho e gostosinho de assistir. O enredo não é dos mais criativos, mas o desenvolvimento dos personagens é interessante. Uma versão para a TV será lançada em breve, estou curiosa para ver.
Nota: 3,75


Ex Machina
Filme sobre um programador, Caleb, que ganha a oportunidade de testar uma inteligência artificial criado por um empresário. Ao conhecer a androide Ava, Caleb se surpreende com sua complexidade e começa a se afeiçoar a ela. Achei bem interessante.
Nota: 3,5


O homem que sabia demais (1956)
Filme do Hitchcock sobre um casal e seu filho que se envolvem em uma trama de espionagem ao encontrarem um sujeito misterioso no Marrocos. A trama é meio mirabolante e no final fiquei com algumas perguntas não respondidas, mas pelo menos ele prendeu a minha atenção.
Nota: 3,25

Curtas


Piper
Curta da Pixar sobre um filhote de ave que enfrenta o medo das ondas do mar. Adoro esnobar a Pixar, mas nesse caso não vai dar, achei o filme fofíssimo.
Nota: 4


But Milk Is Important
Curta sobre um homem que tem dificuldade de interagir com os outros, evitando os vizinhos bem-intencionados. Um dia, um monstrinho branco aparece em sua casa. O homem tenta evitá-lo a todo custo, mas a criatura o segue por toda a parte, empurrando-o para enfrentar seus medos. O visual do filme é uma graça (principalmente o monstrinho), a história é fofa.
Nota: 3

Compras


Aproveitei a promoção do dia das mulheres na Saraiva para comprar alguns livrinhos. O da Shirley Jackson atrasou e só chegou em abril, mas se eu deixá-lo para um próximo post, vou acabar esquecendo. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário