sábado, 10 de setembro de 2016

Livro: O menino que se trancou na geladeira

Título: O menino que se trancou na geladeira
Autor: Fernando Bonassi
Editora: Objetiva

Nos últimos anos é raro eu ler um livro e dar uma avaliação muito baixa. Ou estou acertando nas escolhas de leituras (mas não deve ser o caso, já que ainda estou falhando em escolher livros realmente marcantes) ou estou mais boazinha na hora de avaliar, sempre vendo alguma qualidade redentora nele. O menino que se trancou na geladeira é a exceção. Dei uma estrela e não me arrependo.

Esse livro é chato. Muito chato. Ele é uma fábula escrita no formato de romance-reportagem sobre um menino filho de um pai pobre e preso e de uma mãe de família rica decaída que em certo momento deixa sua terra natal e passa a viver dentro de uma geladeira. Então acompanhamos sua ascensão social, sempre em meio a um monte de explicações sobre a sociedade em que ele vive, que é basicamente a nossa sociedade, mas mostrada de uma maneira satírica que nos faz ver todas as excentricidades dela.

E aí é que está o problema. A proposta até parece interessante, mas o autor extrapola ao contar sobre a sociedade, criando dezenas de siglas e palavras modificadas e explicando de maneira muito confusa como tudo funciona. Ele tenta ser engraçadinho, mas acaba sendo chato.

Se o autor desse uma enxugada e resumisse o romance a um conto, talvez, quem sabe, haveria uma pequena chance de ele se tornar uma boa leitura, porque ele escreve algumas coisas interessantes no meio da enxurrada de informações que oferece, mas infelizmente ele é prolixo mesmo, e as 218 páginas do livro se tornam muito cansativas.

Livro lido para o Desafio Skoob (livro nacional) e Desafio Livrada! (autor do seu estado).

6 comentários:

  1. Já passei por experiências similares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos no caso desse livro eu não esperava muita coisa :P

      Excluir
  2. Esse também serviria para a categoria de livro maluco :P
    Não sei o que esperava quando escolhi levar esse livro, mas definitivamente não era isso... Mas às vezes a gente precisa ter experiências ruins pra valorizar as boas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pena que nos desafios não pode colocar um livro em mais de uma categoria.
      É, depois de ler esse livro foi um alívio ler livros normais em seguida. :P

      Excluir
  3. Que decepcionante!
    Se não me engano, tenho esse livro aqui em casa. Imaginei que a história seria totalmente diferente :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha experiência com o livro foi ruim, mas talvez você não ache o livro tão chato assim. Vale a pena dar uma lida pelo menos no começo, porque é um livro bem estranhão.

      Excluir