sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Anime: Saraiya Goyou


Título original: Saraiya Goyou
Título em inglês: House of Five Leaves
Diretor: Tomomi Mochizuki
Estúdio: Manglobe
Ano: 2010
Nº de episódios: 12

Akitsu Masanosuke é um ronin habilidoso a procura de emprego, mas sua natureza ingênua e bondosa sempre o deixa na mão e o faz ser despedido pelos mestres que o contratam. Sem perspectivas de trabalho, ele aceita ser guarda-costas de Yaichi, um homem misterioso e carismático, líder de uma gangue. Apesar de não aceitar bem as atividades da gangue, Masanosuke aos poucos se torna amigo das pessoas que fazem parte dela e se vê cada vez mais enredado nos mistérios do grupo.

Masanosuke

Esse anime sempre me chamou a atenção pelo traço meio diferentão. Sei que tem muita gente que não gosta de character designs que fujam do convencional, mas em geral eu considero a arte estranha um diferencial positivo. No início você estranha um pouco os olhos de pupilas negras e a boca grande, que dão aos personagens uma leve aparência de sapo, mas logo dá para se acostumar. Inclusive, achei os desenhos angulosos bastante elegantes. Os cenários bem detalhados e a coloração sóbria também ajudam a dar ao anime um estilo único.

No início, a história do anime é meio confusa devido aos flashbacks, mas aos poucos as coisas vão se encaixando e fazendo sentido. O anime tem um ritmo mais lento, bastante atmosférico, focado em pequenos acontecimentos que a princípio parecem insignificantes, e isso é algo que me agradou muito. Há mistérios e algumas cenas de luta, mas, para um anime de samurai, ele é bastante tranquilo.


Os personagens são interessantes e relativamente bem construídos, considerando que o anime tem apenas 12 episódios. Ao terminar de assistir, fiquei com um gostinho de quero mais e fiquei com muita vontade de ler o mangá para conhecê-los melhor, mas pelo visto só dá para ler se comprar a edição importada. :(

Em suma, esse é um anime que merece mais atenção do que geralmente recebe. Ele não é perfeito, apresenta alguns problemas de ritmo aqui e ali e talvez se beneficiasse de alguns episódios a mais, mas é bastante charmoso, tem um estilo único, uma ótima trilha sonora e personagens cativantes. Recomendo para quem gosta de dramas históricos e histórias de samurais não focadas na ação e de arte que foge do convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário