Outubro foi um mês que passou rápido demais. Por coincidência, ele acabou sendo um mês quase temático para mim, mas em vez de ser apenas o mês do terror, devido ao halloween, virou o mês LGBTQIA, porque li dois livros e vi um anime sobre o tema.
A outra volta do parafuso - Henry James
Nota: 3,25
Nosferatu - Joe Hill
Nota: 3,75
A ovelha negra e outras fábulas - Augusto Monterroso
Resenha em breve
Nota: 3
Menino de ouro - Abigail Tarttelin
Nota: 3,75
Middlesex - Jeffrey Eugenides
Foi só reclamar nas randomicidades do mês passado que não estava amando nenhum livro que li neste ano que encontrei um que amei. Middlesex foi muito comentado ao ser lançado e todos estavam adorando, então minhas expectativas estavam altíssimas. Ele conta a história de Cal, um intersexual que foi criado como menina, sem saber de sua condição, e decide narrar sua vida a partir da história de seus avós gregos. Em alguns momentos o livro me lembrou Tristram Shandy, em seu foco na família e em certas digressões, mas pode ser coisa da minha cabeça que passou a ver influência do Sterne em tudo. Esse foi o terceiro romance do Eugenides que eu li e, vejam só, adorei todos! Parabéns, Eugenides, você está oficialmente na minha listinha de autores preferidos. :)
Nota: 4,5
Marcelo no mundo real - Francisco X. Stork
YA sobre um menino com uma forma leve de autismo obrigado pelo pai a trabalhar durante as férias em seu escritório de advocacia. É uma leitura bem gostosa e apresenta questões interessantes, mas não gostei tanto de todo o cotidiano do Marcelo na firma e de alguns personagens.
Nota: 3,25
Mangás
|
Limit |
Em andamento:
Finalmente comecei a ler
Limit (estou no volume 3) e estou gostando. Continuo acompanhando a passos lentos
Piyuu to Fuku! Jaguar.
|
Yuusha-tachi |
Finalizados:
Li dois one-shots.
Yuusha-tachi, do Inio Asano, é uma história sobre o que acontece com um grupo de heróis após vencerem a batalha, em seu suposto final feliz. É interessante e a arte é bem fofinha. Tem uma análise interessante sobre o mangá no
Portal Tanaka.
Já
Tsuki no Yoru do Jiro Taniguchi eu descobri meio por acaso pesquisando sobre o autor. A história tem a ver com o romance
Sanshiro (
resenha) e só faz sentido se você já leu o livro.
Animes
|
Kurayami Santa |
Terminei de ver
Hourou Musuko (
resenha) e
Kurayami Santa, um anime curto que mistura filmagens reais da Era Showa e animação. O protagonista é um menino que mantém o equilíbrio entre o mundo espiritual e o mundo humano e para isso tem que lidar com monstros e com pessoas e sua crueldade e idiotice. Em episódios de três minutos não dá para elaborar muito, mas eu curti o anime, sua estética retrô, suas explicações sobre o período, o protagonista dúbio e alguns momentos sem noção/trash.
|
Shoukoujo Sara |
Comecei a ver
Shoukoujo Sara, baseado no romance inglês
A princesinha da Frances Hodgson Burnett. Gosto muito do livro e estou curiosa para ver como vão transformá-lo em um anime de 46 episódios sem que fique chato e repetitivo. Também iniciei um anime curtinho dessa temporada,
Kowabon, animação de terror em rotoscopia. Estou achando interessante.
Não vi muita coisa em outubro. Até estava com vontade de assistir mais filmes, mas... preguiça.
O filme do mês do meu clube do livro que também é do filme foi
Pacto Sinistro do Hitchcock. Adoro as poucas coisas que vi do diretor, então estava com altas expectativas, mas acabei me decepcionando um pouco. Também vi o filme que faltava de Digimon Adventure 02,
Diablomon no Gyakushuu, que é uma continuação do
Bokura no War Game! e foi divertidinho. E, finalmente, dei prosseguimento ao meu projeto Ghibli e vi
Chie, a pirralha (
resenha).
Aquisições
Ganhei o livro
As preces são imutáveis da Michelle do blog
Resumo da Ópera. Muito obrigada, Michelle! O livro parece ser muito interessante e, como ainda não li nada da Turquia, vai valer para o meu desafio Volta ao Mundo em 80 Livros. :)
O vitral encantado estava bem baratinho na Saraiva e comprei de impulso porque adoro o pouco que li da autora. E finalmente, o quarto volume de Limit também chegou aqui em casa.