sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Randomicidades do mês - Setembro

Setembro foi um bom mês para leituras, filmes e cia., mas agora que estamos próximos do fim do ano estou ficando frustrada por não ter amado nenhum livro que li em 2015. Será que estou ficando mais crítica, estou escolhendo mal ou simplesmente estou saturada da literatura? Isso já aconteceu com vocês? O que me consola é que 1) apesar de não ter gostado de nenhum dos livros a ponto de considerá-los favoritos, continuo encontrando mais livros bons do que livros ruins; 2) eu adorei Oyasumi Punpun, então pelo menos os mangás estão se salvando.

Como vi muitos filmes em setembro (ou pelo menos mais do que o normal) vou dividir o post em duas partes e deixar para falar dos filmes na semana que vem.

Livros lidos



Cira e o velho - Walter Tierno
Fazia tempo que queria ler esse livro, que fiquei conhecendo em algum Desafio Literário do passado. Não manjo muito de folclore nacional além dos sacis e curupiras de sempre, então achei muito interessante a proposta do livro, que mistura folclore e história para tratar da vingança de uma guerreira contra um sertanista na época do Brasil colonial.
Nota: 3,75


O alquimista - Paulo Coelho
Li para o clube do livro. Minhas expectativas eram bastante baixas porque, né, é Paulo Coelho, mas no começo eu até que estava gostando do livro. A história tem um tom de parábola que estava me agradando, e eu fiquei genuinamente curiosa para ver onde o protagonista iria chegar em sua busca, mas a partir do momento em que o alquimista do título aparece achei tudo um tédio. A mensagem do livro, de seguir seu coração e viver sua lenda pessoal, é meio besta. Concluindo: o livro não é um horror e funciona como entretenimento até certo ponto, mas está longe de ser bom.
Nota: 2,25

The Chocolate War - Robert Cormier
Nota: 4


O bom Jesus e o infame Cristo - Philip Pullman
Adoro a trilogia Fronteiras do Universo do Pullman e estava curiosa para ver como o escritor narraria a história de Jesus nesse livro. Eu imaginava que ele seria bastante crítico e polêmico, porque o autor é ateu e é conhecido por criticar a igreja, mas o livro é bastante comportado. Nele, Jesus e Cristo são irmãos. Enquanto Jesus é carismático e sai por aí para pregar para o povo, Cristo se ocupa, secretamente, em registrar a história do irmão para a posteridade.
Como eu li a trabalho Jesus, o filho do homem do Khalil Gibran há pouco tempo, foi interessante comparar essas duas versões da vida de Jesus, que inventam bastante, mas também se apegam a passagens famosas da vida dele. Por outro lado, eu estava saturada desse tipo de relato e achei o livro do Pullman bem chatinho.
Nota: 2,5


De repente, nas profundezas do bosque - Amós Oz
Esse livro é sobre uma aldeia onde não há animais. Certa noite, Nehi, o demônio das montanhas, simplesmente levou todos os bichos dali, e os habitantes passaram a temer o bosque que circunda a aldeia. No entanto, duas crianças curiosas decidem explorar o bosque para descobrir o que realmente aconteceu. Esperava um pouco mais do livro, mas também não sei dizer exatamente o que me desagradou.
Nota: 3


A morte do gourmet - Muriel Barbery
Um famoso crítico gastronômico à beira da morte tenta buscar um sabor que lhe vem à memória e passa a relembrar refeições importantes de sua vida, como os almoços familiares na praia, as sardinhas que o avô preparava e os pratos simples e fartos que um grupo de desconhecidos simpáticos lhe ofereceu. Enquanto ele definha, seus familiares, amigos e conhecidos também lembram de sua vida.
Para quem gosta de ler sobre comida, esse é um livro bem interessante. Admito que acabei me cansando das descrições detalhadas de alguns sabores e texturas e achei o estilo do protagonista meio empolado demais em alguns momentos, mas gostei de seguir as associações que a mente dele fazia entre os sabores e as lembranças.
Nota: 3,5


Caixa de pássaros - Josh Malerman
Esse thriller era exatamente o que eu estava precisando ler: uma história tensa que não te deixa largar o livro até chegar ao final. Após um surto de loucura e morte desencadeado por algo que as pessoas viram, o que restou da humanidade se trancafiou em casa, com janelas cobertas para evitar ver o que quer que provocava a loucura. Cinco anos após o início desses acontecimentos, Malorie e seus dois filhos pequenos decidem enfrentar o mundo externo e deixar sua casa em busca de uma vida melhor. Minha irmã definiu o livro como uma mistura entre A estrada e Ensaio sobre a cegueira, e acho que a comparação é certeira.
Nota: 4

HQs


Cicatrizes - David Small
Graphic novel autobiográfica sobre a infância e a adolescência do autor em uma família disfuncional que esconde suas insatisfações e problemas sob o silêncio e o ruído. A arte é simples, mas bastante expressiva.
Nota: 4


Oyasumi Punpun - Inio Asano
Esse mangá é incrível! Já falei um pouquinho sobre ele nas randomicidades de agosto e não tenho muito a acrescentar além de LEIAM!!! Eu escreveria uma resenha sobre ele, mas, como sempre, nunca consigo escrever sobre o que eu gosto muito.
Nota: 5


Guerreiras mágicas de Rayearth - CLAMP
Terminei de reler essa série e continuo com a mesma opinião que eu tinha em agosto: meio fraquinho, né? Gosto da premissa, de alguns personagens e do universo criado, mas achei tudo mal desenvolvido e, apesar de amar a arte do CLAMP em alguns aspectos, aqui ela está bastante poluída, o que deixa a leitura confusa, principalmente nas cenas de ação.
Nota: 2,75


Gourmet - Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi
Nesse mangá acompanhamos um personagem em suas refeições. Da comida pronta comprada na loja de conveniência a um farto rodízio de sushis, de barraquinhas na rua a restaurantes familiares, passando por bares, lojas e docerias. O mangá é bem simples, sem grandes divagações a respeito da comida, e é muito gostoso de ler. Me identifiquei bastante com o protagonista em seus momentos de hesitação ao entrar em um restaurante novo e adorei o texto final.
Nota: 3,75

Leituras em progresso:


Pyuu to Fuku! Jaguar - Kyosuke Usuta
Descobri esse mangá por acaso vendo um blog que posta fotos das capas dos mangás semanais. Eu estava lá passando os olhos pela página quando, tcharam!, vi a imagem acima e notei as três singelas flautinhas. Aí descobri que o mangá de fato tem a ver com flauta doce e corri para ler. É uma mangá cômico, com capítulos curtos (e numerosos, são 435!), sobre um jovem guitarrista que conhece um flautista muito doido que deseja conduzi-lo à força ao caminho da flauta doce. Acho que todos que tocam flauta doce porque gostam do instrumento deveriam ler os primeiros capítulos, que têm momentos hilários.

Animes

Hourou Musuko

Em setembro fiquei um tempinho sem assistir a animes (com exceção do episódio semanal de Working!!!), mas mais para o final do mês iniciei algumas séries que queria ver faz tempo.

Iniciados:

Hourou Musuko: sobre crianças no início da puberdade e suas dúvidas a respeito de gênero e sexualidade. Trata com delicadeza de um assunto pouco abordado seriamente em animes e é uma fofura.

Kino no Tabi: uma menina e sua moto falante viajam pelo mundo, conhecendo países diferentes e seus costumes. É um anime bastante reflexivo e filosófico. Estou gostando muito.

Kurayami Santa: anime curtinho que mistura animação e filmagens reais antigas. Tem um clima sombrio. Só vi dois episódios e ainda não sei o que achar.

Finalizados:

Working!!!: terminei a terceira temporada e provavelmente resenharei o anime, mas primeiro vou aguardar o especial que encerra a série.

Aquisições


Vi Lucille super baratinho e não resisti, aí acabei comprando A menina submersa também. O que também chegou aqui em casa foi o terceiro volume de Limit.


Ganhei esse kit fofinho de nail art da minha tia. Ele vem com dois esmaltes de base, dois glitters e um boleador/esponjinha. Estou muito curiosa para testar o glitter clarinho, parece ser fofo!

9 comentários:

  1. Sobre a pergunta no começo do post, acho que é por causa dos três fatores, hahaha. Eu pelo menos sinto que estou escolhendo livros bem mais pelos comentários das pessoas, aí acabo não dando prioridade para o que sei que vou gostar (procrastinando autores que adoro, por exemplo). Mas não sei se é seu caso, porque sou muito mais crítica nesse aspecto que você.
    Fiquei curiosa para ler Gourmet e Punpun (mas adivinha quando vou ler? Isso mesmo, nunca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, também estou deixando autores que gosto (e releituras de livros queridos) meio de lado, talvez isso seja parte do problema.
      Punpun é leitura obrigatória, não vou deixar você fugir u_u

      Excluir
  2. Pessoalmente, com o passar do tempo, cada vez curto mais o que leio/assisto. Mas como a Marília comentou acima, provavelmente é por ficar muito na minha zona de conforto.

    A menina submersa foi pra mim uma boa leitura leve. Estou acompanhando Limit também - não estou achando uma obra-prima ou coisa do gênero, mas tô curtindo.

    Jiro Taniguchi é muito legal. ^^

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema é que, tirando um ou outro autor, eu não sei exatamente qual é a minha zona de conforto. Ela mudou faz um tempo e não consigo reencontrá-la. :P

      Ainda não comecei a ler Limit, mas acho que começo a ler esse mês. Li só o primeiro capítulo meio por cima e gostei.

      Fiquei curiosa para conhecer mais da obra do Jiro Taniguchi. :)

      Excluir
    2. Ah, entendi.

      Do Jiro Taniguchi, recomendo Walking Man e especialmente A Zoo In The Winter. Acho que irá gostar de ambos - dá pra baixá-los na internet (se não achar, envie-me um e-mail!).

      Abraços!

      Excluir
    3. Obrigada pelas recomendações, vou dar uma olhada!

      Excluir
  3. Ah, eu já tenho alguns favoritos esse ano. Talvez se for comparar com ano passado, os do ano passado foram "mais favoritos", e em maior quantidade. Mas esse ano teve alguma maravilha também!
    Caixa de Pássaros foi uma surpresa enorme para mim, porque não imaginei que gostaria tanto!
    A Menina Submersa é o próximo, assim que eu terminar A Coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu estou ficando chata para livros :P.
      Estou muito curiosa para ler "A menina submersa", mas ao mesmo tempo tenho certo receio...

      Excluir
    2. Não dei conta dele. Larguei de mão. Hehehehe
      Muito maçante e paradão pro meu gosto. Vou tentar de novo em outra época. -.-

      Excluir