terça-feira, 13 de outubro de 2015

Anime: Hourou Musuko


Estúdio: AIC Classic
Diretor: Ei Aoki
Ano: 2011
Episódios: 12
Baseado no mangá de Takako Shimura

Shuuichi Nitori é biologicamente do sexo masculino, mas gosta de se vestir como menina em segredo. Sua amiga Yoshino Takatsuki é biologicamente do sexo feminino, mas se sente desconfortável com isso e prefere se vestir como menino. Com o início da puberdade e as primeiras mudanças físicas, os dois estão repletos de dúvidas relativas a suas identidades de gênero, além de, como qualquer adolescente, também se preocuparem com a aceitação dos outros, as amizades e os primeiros relacionamentos amorosos.

Enquanto o mangá se inicia quando os protagonistas estão na quinta série, o anime começa quando eles mudam de escola dois anos depois. O início é um tanto confuso, por nos apresentar em pouco tempo diversos personagens que já têm um passado juntos. Além de Nitori e Takatsuki, conhecemos seus amigos Saori Chiba, uma menina séria que fala o que lhe vem à cabeça e que gosta de Nitori, e Makoto Ariga, um menino inseguro, também confuso em relação a sua sexualidade e gênero, e que age como confidente de Nitori.


Apesar de às vezes parecerem maduros demais para adolescentes de 12-13 anos, os personagens são bastante realistas. É muito fácil simpatizar com eles em suas inseguranças e torcer por eles (e às vezes sofrer com eles). Mesmo os personagens secundários, que não são muito desenvolvidos, têm seus bons momentos e demonstram ter brilho próprio.

A arte é muito agradável, com cores suaves e um estilo aquarelado. Gosto bastante desse tipo de coloração delicada e acho que ela combina perfeitamente com o clima do anime.

Hourou Musuko é um anime bastante único por trazer personagens que não se encaixam nos padrões da sociedade e tratar de sexualidade e gênero com sutileza e sensibilidade. Não costumo ver/ler muitos animes e mangás com protagonistas LGBT, então fico feliz em ver um que aborda o tema tão bem. Além de merecer elogios por esse motivo, o anime é muito gostoso de se assistir, com um clima aconchegante e tranquilo, e drama, melancolia e humor na medida certa.


O grande defeito do anime é que ele é curto demais para explorar as questões levantadas e os personagens mais a fundo. Terminei de assistir com um gostinho de quero mais. Em geral não fico com muita vontade de ler mangás de animes que acabei de assistir, mas nesse caso acho que lerei o mangá em breve, porque quero mergulhar mais na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário