quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Livro: Menino de ouro

Título: Menino de ouro
Título original: Golden Boy
Autora: Abigail Tarttelin
Tradutora: Cecilia Giannetti
Editora: Globo Livros

Max é visto por todos como um menino perfeito: inteligente, dedicado, bonito e popular, ele leva uma vida perfeita em uma família perfeita. No entanto, Max esconde um segredo: ele é intersexual (uma pessoa que nasceu entre o sexo feminino e o masculino e que apresenta os órgãos sexuais de ambos os sexos). Apesar disso ser motivo de constrangimento para ele, Max nunca refletiu muito a respeito e pouco conversou com os pais sobre o assunto, até que um acontecimento traumático o faz questionar sua condição, se indagar sobre seu futuro e querer descobrir mais sobre si, o que cria fissuras no relacionamento familiar e na vida escolar dele.

O livro alterna entre seis diferentes narradores. Além de Max, lemos a história pelos olhos de sua mãe, uma mulher perfeccionista, dedicada e bastante próxima dos filhos, que, apesar das boas intenções, acaba protegendo demais as crianças; de seu pai, um homem sensato, mas voltado demais ao trabalho; de Daniel, seu irmão mais novo, um garoto esperto, mas um tanto rebelde; de Archie, a médica que trata Max; e de Sylvie, a garota excêntrica por quem Max se apaixona.

Eu nunca tinha lido nenhum livro sobre um personagem intersexual e não sabia muito sobre o assunto, então achei bastante interessante conhecer mais sobre isso. Como Max cresceu sem muitas informações sobre si, o leitor vai sendo apresentado à intersexualidade junto com o personagem e vai sendo tomado pela curiosidade de saber sobre o passado dele. Às vezes, principalmente nas partes narradas por Archie, me incomodei com trechos expositivos demais explicando a intersexualidade, o que não é tão problemático porque é um assunto bastante desconhecido mesmo, mas eu acharia melhor se fosse algo mais fluido e bem encaixado na narrativa.

O ponto forte do livro é a construção do protagonista e seu relacionamento com os outros. Max é um menino gentil e doce que sempre teve uma boa relação com a família, e nós acabamos simpatizando com ele em seu novo estado de insegurança, confusão e medo do futuro. Além de Max, gostei bastante de Daniel, que é muito próximo do irmão e tem aquela espécie de sabedoria infantil engraçadinha de que eu tanto gosto. Os pais de Max também são personagens bem construídos em seus dilemas sobre suas decisões e suas responsabilidades.

À primeira vista, com sua capa simpática, o livro parece ser uma leitura leve e despretensiosa, no entanto ele trata de assuntos difíceis e tem alguns acontecimentos bem pesados, que me deixaram aflita e às vezes indignada. Questionei fortemente algumas das atitudes dos personagens, mas a autora foi competente em também mostrar o outro lado das coisas.

Em suma, Menino de ouro é um livro com bons personagens e questionamentos importantes sobre sexualidade, gênero, adolescência e relações familiares. Recomendo!

2 comentários:

  1. Sua resenha me deu muita vontade de ler o livro, aff. Faz tempo que não leio nada que foque em relações familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Obras sobre relações familiares são as melhores :)

      Excluir