quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sanshiro

Título: Sanshiro
Autor: Natsume Soseki
Editora: Estação Liberdade

Sanshiro Ogawa deixa sua terra natal rumo a Tóquio para estudar na universidade. Inicialmente animado com sua nova vida, aos poucos ele vai percebendo que a vida na capital e na universidade é diferente do que esperava. Ele logo se torna amigo de figuras como Yojiro, seu colega descontraído e sociável, e o professor Hirota, um homem cheio de filosofices, mas seus modos provincianos sempre o deixam inseguro diante dos outros, principalmente quando se trata da bela Mineko.

Esse é o terceiro livro do Soseki que leio e, depois de uma primeira experiência não tão satisfatória (E depois) e de um livro que adorei (Eu sou um gato), acho que vale a pena apostar no escritor.

Algo em comum entre os três livros é que sempre há personagens intelectuais e altas reflexões sobre a sociedade japonesa da época, literatura, filosofia etc., o que às vezes fica cansativo para leitores ignorantes impacientes como eu. Sanshiro é um livro mais leve nesse aspecto; apesar de termos personagens universitários, professores e artistas, a maior parte da conversa deles se volta para coisas mais mundanas e as filosofias não se prolongam demais.

Apesar de o livro não apresentar um enredo dos mais interessantes, a história realmente me cativou e adorei os personagens. O Sanshiro é um pouco inseguro, bocó e passivo, do tipo que parece só agir por pressão das pessoas à sua volta. Ou seja, é o típico personagem com quem eu consigo me identificar. Os amigos dele são pessoas mais interessantes, excêntricas e divertidas, e eu realmente gostei de acompanhar a vida deles.

Sanshiro pode não ser a obra mais profunda e complexa do autor, mas é uma leitura agradável com personagens cativantes. 

---

Lido para o Desafio Literário Skoob. O tema do mês é inverno e fiquei em dúvida se esse livro vale ou não, porque a história não se passa propriamente no inverno, mas a capa remete à estação, e acho que isso basta. Ou não?

3 comentários:

  1. Estou lendo Sanshiro e adorando! ^_^ Volto para conversarmos quando concluir. Bom domingo, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Estou curiosa para saber o que você vai achar do livro :3

      Excluir
    2. Demorei, mas cheguei >_<

      Gostei de “Sanshiro”! Achei um romance curioso por seu ritmo lento. Acabei de publicar minhas impressões no blog. Demorei, pois achei um pouco difícil passar minhas impressões. Enfim, morri de rir com o ‘bocó’ na sua definição de Sanshiro, rs. Verdade, a narrativa, em sua maior parte, é voltada as coisas mundanas. Eu também achei esse detalhe interessante, pois isso enriquece a personalidade das personagens, principalmente de Sanshiro.

      Beijos, Lígia!

      Excluir