terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Desafio Literário Skoob 2015



Não pretendia participar de nenhum desafio literário nesse estilo de tema mensal, mas, como sempre, encontrei um com temas interessantes e acabei cedendo à tentação. Dessa vez consegui encaixar livros da minha estante na maioria dos temas, o que é um alívio, porque nos DLs anteriores eu dependia demais da biblioteca e acabava lendo muita coisa que não me interessava tanto (e minha pilha de livros não-lidos de casa só aumentava).

Fiz uma lista com as opções que tenho para cada mês. Na hora é bem provável que eu acabe mudando de ideia, mas essa que é a graça dessas listas, não?

O desafio é realizado no grupo do facebook e todos são bem-vindos para participar.

Minha pilha de escolhidos prioritários

Janeiro: Novinho em folha
Tenho três opções: O grande irmão - Lionel Shriver, Naufrágios - Akira Yoshimura e O xará - Jhumpa Lahiri, todos comprados juntos. Quero muito ler todos, mas provavelmente descartarei o da Lionel pois pretendo ler outro livro dela em outro mês.

Fevereiro: Livros de fantasia
Já fui uma leitora voraz de fantasia, mas com o tempo a coisa foi perdendo a magia. Dos mais de cinquenta livros não lidos daqui da estante, só um se encaixa no tema, Os pequeninos Borrowers, de Mary Norton, que originou a animação O mundo dos pequeninos do estúdio Ghibli.

Março: Escritoras com A maiúsculo
Minha primeira opção é Culpados, da Kate Chopin. Acho essa a escolha mais apropriada pois o livro tem temática feminista. Outras opções: Vida querida - Alice Munro e Sukiyaki de domingo - Bae Su-Ah.

Abril: Pega na mentira!
Achei muito difícil encontrar o livro para esse tema, porque na maioria das vezes não é algo tão óbvio só pela sinopse. Alguém do grupo comentou que O talentoso Ripley, da Patricia Highsmith, se encaixa no tema, então ele será meu escolhido.

Maio: Língua-mãe
Em casa só tenho opções brasileiras: Rani e o sino da divisão - Jim Anotsu e Nada dramática - Dayse Dantas, mas gostaria de ler algo de algum país que nunca li (Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste). Alguma sugestão?

Junho: Casais
O mundo pós-aniversário é minha escolha prioritária, porque tenho três livros da Lionel Shriver não lidos em casa e me sinto mal por ter saído comprando tudo da autora após ter lido apenas um livro.

Julho: Inverno
Se eu estiver muito a fim, lerei Neve, do Orhan Pamuk. Se não estiver, terei que recorrer à biblioteca. Pensei em ler Deixa ela entrar, de John Ajvide Lindqvist, ou O iluminado, do Stephen King.

Agosto: Folclore e mitologia
Hora de desencalhar o Novas aventuras de Askeladden, de contos tradicionais noruegueses.

Setembro: Livros banidos
Pesquisei aqui, mas nenhum dos livros que eu tenho na minha estante foi banido, que eu saiba, então vou ler um e-book que quero ler faz tempo: The Chocolate War, do Robert Cormier.

Outubro: Terror
Não é um gênero que leio com frequência, mas tenho aqui três livros que se encaixam no tema: A outra volta do parafuso - Henry James, Nosferatu - Joe Hill e Histórias de horror - vários autores.

Novembro: Finados
Minha tia me emprestou o Morte e vida de Charlie St. Cloud, do Ben Sherwood, faz um tempão e ainda não li, então ele é o escolhido do mês.

Dezembro: Livros ganhadores de prêmios
Tenho duas opções e espero conseguir ler as duas. O Buda no sótão, de Julie Otsuka, venceu o prêmio Pen/Faulkner 2012, e trata da imigração de "noivas" japonesas para os EUA. Já The Witch of Blackbird Pond, de Elizabeth George Speare, venceu meu prêmio preferido, a Newberry Medal, de livros infanto-juvenis.

Por enquanto é isso. Estou bem animada com as minhas escolhas e doida para começar as leituras do ano que vem!

4 comentários:

  1. Decidi participar! :D
    Só não consigo escolher todos os meus livros no início! Tem uns que escolho em cima da hora, ou mudo de ideia. Nem sei se vou postar os meus "possíveis" livros, junto c os temas. Esse ano 2014 só postei os temas e não os meus escolhidos.
    Pra variar não conheço qse nenhum dos seus! hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Samy, que bom que vai participar! Eu também acabo mudando de livros na hora, mas adoro fazer a lista e pensar nas possibilidades :P

    ResponderExcluir
  3. Queria ler junto com você Os Pequeninos Borrowers, mas talvez os meses de fevereiro e março sejam bem trabalhosos para mim. Mas se der certo, poderíamos ler juntas ^_^ Lígia, espero que goste de A outra volta do parafuso. Acho este livro sensacional! Terror / suspense de primeira ;) Boa sorte com o desafio!

    ResponderExcluir
  4. Lulu, também não sei se vou conseguir ler Os pequeninos Borrowers inteiro de uma vez, o livro é comprido demais. :P
    Já ouvi muitos elogios a respeito de A outra volta do parafuso, espero que corresponda às minhas expectativas.

    ResponderExcluir