quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tag: Seleção literária

Nunca gostei muito de futebol e era do tipo que nem assistia aos jogos do Brasil na Copa. Mas desde a Copa de 2010 passei a gostar um pouco mais a ponto de assistir a algumas partidas inteiras. Neste ano as coisas estão um pouco diferentes e fui contagiada pelo clima da Copa. ;D Apesar de não torcer com muita emoção pelo Brasil, estou me divertindo muito assistindo aos jogos de todas as seleções.

Não entendo nada das posições dos jogadores em campo, mas achei essa tag, criada pela Michelle do blog Resumo da Ópera, muito legal. Foi super difícil escalar meu time, mas vamos lá!



1. Goleiro
Um autor que é seu porto-seguro, para onde você sabe que pode correr quando nada mais te anima a ler. Aquele que sempre te defende das leituras ruins.
J. K. Rowling. Mas na verdade, não é a Rowling o meu porto-seguro, Harry Potter é que é. Sempre fico feliz ao pensar que, se me faltar ânimo para uma leitura, posso voltar a reler HP e tudo ficará bem novamente.

2. Zagueiro
Um autor forte, intenso, que mexeu muito com você.
Lúcio Cardoso. Só li Crônica da casa assassinada, mas foi um livro que me impactou, me deixou meio mal e me fez ficar pensando na história por alguns dias.

3. Lateral direito
Um autor a quem você resistiu e de quem duvidou que fosse gostar, mas aprovou no final.
Joseph Conrad. Por culpa de uma tentativa mal-sucedida de ler O coração das trevas e depois um livro chato sobre barcos (Juventude), achei que Conrad não era para mim. Me reencontrei com O coração das Trevas na faculdade e dessa vez foi um sucesso.

4. Lateral esquerdo
Um autor que você nunca leu e que tem fama de ser ‘osso duro de roer’.
Não sei se entendi bem, porque por "osso duro de roer" eu entendo algo como um autor difícil de ler por ser muito hermético ou algo desse tipo. Nesse caso, tem muitos que me deixam com medo, mas o principal é o James Joyce.

5. Volante
Um autor com excelente qualidade técnica, que coloca cada palavra milimetricamente no lugar.
Ian McEwan. Adoro o estilo da escrita dele. Mesmo com alguns enredos sem graça (tipo Sábado), a leitura flui graças à prosa elegante do autor.

6. Ala direito
Um autor que arranca com tudo e tem um ritmo insano de narrativa.
Demorei um tempão para escolher esse porque ando lendo muitos livros lentos, mas escolhi o Lemony Snicket. Não é propriamente um ritmo insano, mas é o que tem para hoje. :P

7. Ala esquerdo
Um autor cheio de drible, que te enganou direitinho com as reviravoltas da história.
Pensei bastante aqui, porque não ando lendo muitos livros com reviravoltas, e finalmente me decidi pela Diana Wynne Jones e suas revelações finais surpreendentes.

8. Meia-armador
Um autor que é o craque do time, o camisa 10, que se destaca pela criatividade e pela habilidade.
Talvez o William Faulkner. Mas não sei, coloquei ele aqui mais porque eu tinha que colocá-lo em algum lugar.

9. Ponta direita
Um autor ousado, que te surpreendeu positivamente.
Laurence Sterne. A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy foi um dos livros mais estranhos que eu já li. E foi escrito no século 18!

10. Ponta esquerda
Um autor confiável, que está sempre na sua lista de leituras favoritas.
Philip Roth. Ainda não li tanta coisa dele, mas por enquanto todas as experiências foram positivas.

11. Atacante
Seu autor queridinho, o artilheiro da sua estante, aquele que você mais leu na vida.
Roald Dahl. Gostava muito dele na infância e o redescobri na adolescência. Li praticamente todos os infantis dele, mas ainda preciso ler os contos adultos.

Um comentário:

  1. Seleção interessante. Quero ler o Coração das Trevas e algo do Philip Roth :)

    ResponderExcluir