terça-feira, 22 de julho de 2014

Minha estante (parte 3)

Última parte desses posts em que mostro meus livros, finalmente. (mas talvez eu faça um novo post mostrando os livros que adquiri depois dessas fotos, que foram tiradas há mais de dois anos, quando arrumei a estante)

Rowling e Pullman
A filha do fabricante de fogos de artifício, Lira's Oxford e O espantalho e seu criado - Philip Pullman: Fronteiras do Universo é uma das minhas séries literárias preferidas, mas eu não tinha os livros até um tempinho atrás. Naquela época eu só tinha os livros mostrados acima, que não chegam nem perto de toda a genialidade das Fronteiras, mas são legais.
Animais fantásticos & onde habitam, Quadribol através dos séculos e Os contos de Beedle, o bardo - J.K. Rowling: os dois livros didáticos são muito interessantes se você é fã de Harry Potter, mas são fininhos demais. Eu queria um volume pesadão pelo menos do livro sobre animais, com ilustrações melhores e mais informações. Os contos de Beedle também são uma adição interessante para a coleção, eu gostei muito dele.

Infantis e fofos?
O elefante do mágico - Kate Dicamillo: uma graça. É da mesma autora de Despereaux.
Leon e o retrato tal e qual - Allen Kurzweil: foi um desses livros comprados meio aleatoriamente. Não é especialmente memorável, mas é divertido.
Peter Pan & Wendy - J.M. Barie: amo.
Andar duas luas - Sharon Creech: amo ♥. Me deixa meio triste saber que esse livro é pouco conhecido, eu acho ele uma das coisas mais lindas desse mundo. Além disso, é um dos poucos livros infantis meus que meu pai leu, rs.
O mestre das marionetes - Katherine Paterson: é da mesma autora de Ponte para Terabítia, que infelizmente eu não tenho. Não é tão bom quanto Terabítia, mas é interessante (e se passa no Japão).
O pio da coruja - Carl Hiaasen: bonitinho e ecológico.

Brasileiros contemporâneos
O menino que se trancou na geladeira - Fernando Bonassi: veio de uma troca no sebo e eu ainda não li. Minha irmã já leu e disse que é bizarro.
Apenas um herói - Daniel Frazão: veio da mesma troca no sebo e eu já li. É interessante, mas nada muito marcante.
Faca - Ronaldo Correia de Britto: comprei por causa da faculdade e não me arrependi. Os contos são bons e as ilustrações também.
Crocodilo sonhador - Vanda Amorim: minha irmã comprou baseando-se em propagandas no Skoob, quando o site era menor. Foi um erro. O livro parece uma novela clichê de TV.
Unhas - Paulo Wainberg: comprei por meros dois reais e ainda se encaixou em um tema do desafio literário, eu não podia querer mais!
William Faulkner
A árvores dos desejos: não é um livro maravilhoso e excepcional, e com certeza já li infantis melhores, mas o projeto gráfico é lindo e a história é bacana.
Luz em agosto: amo. Meu preferido do Faulkner e um dos meus livros preferidos de todos os tempos.
Sartoris: talvez seja o menos impactante dos Faulkners que li, mas isso não é uma coisa necessariamente ruim.
Russos
O capote - Nikolai Gógol: apesar de ter comprado há mais de dois anos, demorei bastante para ler. Gostei muito e acabei gostando mais dos contos menos conhecidos.
Niétotchka Niezvânova - Fiódor Dostoiévski: minha irmã leu para a escola. Sinceramente, não vi nada de especial nele...
O duplo - Fiódor Dostoiévski: ainda não li.
Nick Hornby está muito bem representado
About a boy: meu primeiro Nick Hornby e meu preferido. É um dos poucos livros que foi lido por todos daqui de casa (e aprovado!)
Alta fidelidade: acho que por eu gostar tanto de About a Boy acabo não gostando tanto do Alta Fidelidade quanto ele mereceria...
Slam: gosto dele, mas acho que é um dos que menos gosto.
Uma longa queda: um dos meus preferidos.
Como ser legal: acho que é o meu despreferido entre os romances...
Otherwise Pandemonium: edição comemorativa da Penguin com dois contos. É interessante e gosto desse formato curtinho.
The Complete Polysyllabic Spree: reúne as colunas do Nick Hornby sobre literatura. Ele fala sobre vários livros que eu não conhecia e agora quero ler (principalmente os sobre autismo).
Juliet, Naked: gostei muito e preciso reler.
Fever Pitch: comprei porque estava baratinho e eu estava com vontade de ter todos os livros do Hornby. Porque na verdade futebol não me interessa. Na verdade, às vezes eu odeio. Mas é curioso, porque acho difícil me interessar por uma partida de futebol, mas acho uma delícia ler alguns textos sobre futebol. Neste caso, algumas partes foram interessantes e outras meio tediosas.
Irmandade!
A irmandade das calças viajantes, O segundo verão da irmandade, Meninas de calças, Para sempre de azul - Ann Brashares: Ganhei o primeiro volume de aniversário e me apaixonei. Na verdade os livros talvez nem sejam tão bons assim, mas eu adoro a forma como a autora trata com delicadeza as agruras da adolescência. E é muito fácil se identificar e gostar das personagens.
Eoin Colfer: Artemis Fowl (tenho os primeiros volumes também, mas eles estão guardados no armário e por isso não entraram na foto) e Colin Cosmo
A colônia perdida, O paradoxo do tempo, Arquivo Artemis Fowl: Gosto muito dos três primeiros volumes da série (que não estão na foto), mas depois acho que o autor foi apelando e escrevendo só pelo dinheiro. O final de "O código eterno" para mim foi tão conclusivo que me pareceu forçada a solução do autor para colocar Artemis em ação novamente. Eu gostaria que ele deixasse a série descansar em paz e escrevesse livros na linha de "A lista dos desejos", porque aquelas criaturas estranhas, as viagens no tempo e essas coisas pós "A Vingança de Opala" não me agradaram. Não li os mais recentes, então não posso julgar se a qualidade decaiu mesmo
Colin Cosmo e os Supernaturalistas: comprado em promoção. Não lembro muito dele.
Coleções juvenis
Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll: às vezes acho esse livro superestimado...
Mulherzinhas - Louisa May Alcott: é bem cheio de moralidades, mas é legal.
O médico e o monstro - R.L. Stevenson: gosto muito.
Um estudo em vermelho - Conan Doyle: legal, por enquanto meu favorito do Sherlock, talvez.
As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain: me traz boas lembranças de quando meu pai lia comigo e a gente ria da parte deles pintando a cerca.
O chamado selvagem - Jack London: quando eu era criança, adorava filmes e qualquer coisa de bichos e tive minha fase "cães de trenó". Esse livro, nessa edição bonita, era meu xodó.
O livro da selva - Rudyard Kipling: reúne contos sobre animais. Tem a história do Mogli, sim, mas também tem uma sobre uma foca e uma sobre um mangusto que eu adoro.
Fantasia & cia
O castelo animado, O castelo no ar, A casa dos muito caminhos - Diana Wynne Jones: amo essa série! Castelos mágicos, feiticeiros temperamentais, gente que é transformada em coisas inesperadas. :)
Jornada pelo rio-mar - Eva Ibbotson: se passa no Brasil, mais precisamente na Amazônia, e achei isso muito interessante. É diferente dos outros da autora, na minha opinião.
A estrela de Kazan - Eva Ibbotson: não lembro direito, preciso reler. e_e
O aprendiz - Joseph Delaney: li pela primeira vez em inglês e amei. Minha irmã comprou/ganhou depois, eu reli e não achei lá grande coisa. Tristeza.
Celia Rees e Michael Ende
Filha de feiticeira, Sangue de feiticeira - Celia Rees: é sobre uma garota inglesa que chega aos EUA fugindo da perseguição à bruxaria na Europa. Tem uma pegada de romance histórico. Gosto do estilo da autora.
Piratas! - Celia Rees: é sobre mulheres piratas. Não lembro mais muita coisas, além de: gosto do estilo da autora.
A escola de magia e outras histórias - Michael Ende: tem um dos contos mais odiosos da história, com um personagem que me dá muita raiva. Mas o resto é muito bom, tudo à altura do autor.
A história sem fim - Michael Ende: amo esse livro. Ele é muito mais complexo do que aparenta, com muitas camadas de significado (como uma cebola) e gosto de todas as histórias dentro da história principal.
Momo e o senhor do tempo - Michael Ende: outro que eu amo demais. Tenho que agradecer a minha mãe por ter me dado (foi um desses presentes aleatórios que eu tanto gosto).
Terry Pratchett!
A cor da magia, O aprendiz de morte, O senhor da foice: Discworld é uma série que eu amo, mas ela é gigante e não sei direito que rumo seguir nas leituras. Meus preferidos são os livros sobre o Morte.
O fabuloso Maurício e seus roedores letrados: também se passa no universo de Discworld e é meio que uma releitura do Flautista de Hamlet. Um dos meus preferidos.
Os pequenos homens livres: me decepcionou um pouco, achei mais bobinho que o normal.
The Bromeliad Trilogy: não gostei muito da primeira vez que li e me arrependi da compra (por impulso, só pelo autor), mas na releitura percebi toda a genialidade do livro. :)
Angola (comprados para a faculdade)
AvóDezanove e o segredo do soviético - Ondjaki: fofo. Adoro narradores infantis e o Ondjaki é ótimo em representá-los.
Luuanda - Luandino Vieira: é um livro bem difícil de ler de primeira, mas aos poucos você vai desvendando o sentido e descobre uma sociedade tão próxima à nossa e ao mesmo tempo tão distante.
Aleatórios que não se encaixaram em nenhum grupo
Crônica de uma morte anunciada - Gabriel Garcia Márquez: super curtinho, delicioso de ler, genial. Veio numa doação da minha tia.
Kalevala: poema épico finlandês. Esse livro contém apenas a primeira parte, sobre a origem do mundo.
Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo: divertido. Ganhei de natal em uma viagem de família. Como ninguém tinha nada para fazer naquelas tardes preguiçosas, o livro foi lido e relido por quase todo mundo.
Naná - Emile Zola: lido para a faculdade, esse exemplar caindo aos pedaços deve ser da minha mãe ou do meu avô.
A ascensão do romance - Ian Watt: sobre a origem do romance inglês. Para um livro teórico, até que ele é bem gostoso de ler. Apesar disso, até hoje não terminei minha leitura.
Por essa cruz te matarei - Bruce Olson: ganhei esse livro de presente e tenho muito receio de ler porque não sou nada religiosa. O tema até é interessante, sobre um jovem que vai trabalhar como missionário entre indígenas, mas tenho medo que tenha um tom muito pregador e trate as crenças indígenas de maneira desrespeitosa, o que me deixaria fervendo de raiva.
Um gato indiscreto e outros contos - Saki: conheci a obra do autor graças a um professor na faculdade e comprei esse livro baratinho um tempo depois. Os contos tem um certo humor sarcástico que muito me agrada.

Mais livros que não se encaixam
A curiosa história do editor partido ao meio na era dos robôs escritores - José Luis Saorin: veio de uma troca no sebo e comprei pelo título curioso mesmo. Gostei da leitura, mas não foi especialmente memorável.
Um caso para Miss Maple - Leonie Swann: um livro policial no qual quem resolve o caso são ovelhas versadas na arte detetivesca graças às leituras que o pastor delas fazia de livros policiais.
Absurdistão - Gary Shteyngart: também veio da troca do sebo. Foi o segundo que li do autor, mas não sei, ainda não me convenceu.
O vendedor de armas - Hugh Laurie: ainda não li.
Ainda mais livros que não se encaixam 
Vozes da rua - Philip K. Dick: gostei muito do meu primeiro contato com o K. Dick ("O homem do castelo alto"), mas esse é bem diferente dos outros livros dele. É sobre um homem que tem uma vida aparentemente exemplar, mas sente um vazio existencial e busca fervorosamente uma maneira de tapar esse buraco.
O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias - Tim Burton: poemas burtonescos e ilustrações burtonescas. :)
A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar - Stieg Larsson: o primeiro volume deveria estar aí, mas devia estar emprestado na época (ou na estante dos meus pais). Bom, todo mundo conhece a série. Gostei, mas acho meio superestimado.
A estrada da noite - Joe Hill: me interessei por esse livro só porque ouvi falar que em algum momento ele citava a banda My Chemical Romance. Como eu era fã deles, fiquei curiosa. E apesar de eu quase nunca ler livros de terror, gostei bastante. A compra pode ter sido por um motivo besta, mas no final valeu a pena.
Cabeça tubarão - Steven Hall: livro muito bom sobre, hã, tubarões conceituais (?). Muito bom mesmo.


Comecei esses posts sobre a minha estante em julho de 2012, escrevi a segunda parte em 2013 e agora finalmente termino em julho de 2014! (e as datas não foram propositais!

Como as fotos foram tiradas todas em 2012, minha estante atual está completamente diferente, muita coisa nova chegou, alguns poucos tiveram que se mudar ou partir para abrir espaço. Quem sabe depois eu faço um novo post com essas aquisições e os livros que ficam no armário e não foram contemplados aqui. Quem sabe em julho de 2015...

Minha estante - parte 1
Minha estante - parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário