quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tag: animações

Minha irmã criou uma tag sobre animações no blog dela e é claro que vim correndo responder, porque posso não ser a maior entusiasta de cinema e ver pouquíssimos filmes, mas adoro animações.

Não sei dizer exatamente o que me fascina tanto nas animações, mas pensando aqui, concluí que a arte é uma das maiores responsáveis por isso. A maioria das minhas animações preferidas tem traços peculiares ou visual esplendoroso, como Bicicletas de Belleville e A viagem de Chihiro. Tanto que toda vez que fico sabendo de alguma animação ~diferente~ nova, fico morrendo de vontade de assistir. 

A tag consiste em escolher e comentar sobre três filmes que você gosta em cada uma das categorias. Decidi incluir a categoria de curta de animação no final, porque apesar de eu raramente assistir a curtas, tenho pelo menos três que gosto muito.

1. Animações da Disney


A bela e a fera: A história é bem tradicional e nos padrões Disney, mas tudo é feito de maneira bonita e eficiente. Adoro as músicas e como elas são usadas para contar a história, e no geral são muitos os momentos marcantes no filme: o começo, com o vitral e depois a música da Bela na aldeia, a cena da dança, a multidão de aldeões enfurecidos marchando até o castelo... E por mais que o relacionamento entre a Bela e a Fera possa ser visto como abusivo/síndrome de Estocolmo, acho legal ver eles se apaixonando gradualmente.


A pequena sereia: Fiquei em dúvida entre esse e O rei leão. Revi os dois recentemente e, apesar de continuar gostando deles, percebi que eles se sustentam mais pelo valor sentimental e pelas músicas fabulosas. Gosto mais da arte de O rei leão, mas gosto mais da trilha sonora instrumental de A pequena sereia (aquele início com instrumentos de sopro é tão mágico). Considerei O rei leão meu filme preferido por muito tempo, mas A pequena sereia provavelmente foi o filme que mais vi na vida e me é mais nostálgico. No final optei por A pequena sereia só para não ficar muito igual à tag da minha irmã, haha.


O corcunda de Notre Dame: Não gostava muito quando criança, mas revi faz pouco tempo e fiquei impressionada. É um filme bem pesado para os padrões Disney, tratando de temas mais adultos, e tem o vilão mais humano e, portanto, mais assustador e desprezível da Disney, na minha opinião. A música segue o tom mais pesado do filme e tem um toque ~igrejístico~ que a deixa bem diferente dos outros trabalhos do Alan Menken (obs: os três filmes que escolhi nesta categoria, além de serem todos dos anos 90, o "renascimento" da Disney, tem música composta pelo Alan Menken. Sou fã do cara, fazer o quê? :P).

2. Animações da Pixar


Ratatouille: Tem ratos simpáticos e uma mensagem fofa.


Toy Story 3: Gosto bastante dos filmes de Toy Story (apesar de não me lembrar muito bem do 2). Sempre que assisto ao primeiro acabo me divertindo bastante, mas o 3 me é especialmente caro porque trata da despedida da infância e dos brinquedos, e eu sou muito sentimental com esse tema. ;-; 


Up!: Sempre quis voar com balões de gás e aqui eles fazem uma casa voar com balões, então é lógico que eu gostaria do filme. O começo é lindo e memorável e me agrada que o protagonista seja um velhinho.

Eu não queria, mas acabei escolhendo os mesmos três filmes da Pixar que a minha irmã. :P

3. Animações japonesas


A viagem de Chihiro: Visual exuberante, personagens carismáticos, criaturas misteriosas e uma história bonita.


Meu amigo Totoro: Não gostei muito da primeira vez que vi, mas ao rever achei encantador. É fofo e mágico, e o Totoro é puro carisma.


Tokyo Godfathers: Outro do qual também não gostei muito de primeira, mas ao rever achei hilário. Gosto do fato dos protagonistas serem moradores de rua (mesmo que temporariamente), pois é raro ver pobres retratados em animes.

4. Animações francesas


As bicicletas de Belleville: Amo demais esse desenho! Tem traço peculiar, boa música, partes hilárias e melancólicas e muitas coisas estranhas.


O mágico: É do mesmo diretor de Bicicletas, com roteiro do Jacques Tati. Conta sobre um mágico que perde espaço para atrações mais modernas e tenta sobreviver com o seu show. Não é hilário e insano como Bicicletas, mas tem um tom melancólico que me agrada muito e em certos momentos é tão bonito que dói.


Príncipes e princesas: Fiquei dividida entre ele e Contos da noite, ambos do Michel Ocelot. Os dois filmes são muito parecidos, com pequenas histórias contadas como se fosse em um teatro de sombras. Contos da noite é mais recente e, consequentemente, tem uma arte mais caprichada (e eu vi no cinema, isso ajuda), mas gostei mais das histórias de Príncipes e princesas, com seu toque de contos de fadas em diversos locais e épocas.

5. Animações em stop motion


Mary & Max: Filme tristíssimo, de cortar o coração, mas com momentos engraçados e fofos.


A noiva cadáver: É difícil avaliar esse filme, porque só o vi uma vez inteiro, portanto ele ainda não passou pelo teste da segunda, terceira, quarta vez, mas quando o assisti achei fenomenal. Fico meio dividida entre ele e O estranho mundo de Jack, mas se for só pelo impacto inicial, Noiva cadáver ganha.


Coraline: Adoro o livro e adoro ainda mais o fato de ele ter ganhado uma adaptação tão digna para o cinema. O visual de Coraline é todo muito bem elaborado e a trilha sonora é do Bruno Coulais (inclusive, se não fosse por Coraline, eu não teria "descoberto" o Bruno Coulais).

6. Outras animações 3D


 Shrek: Muito divertido e diferente das maioria das animações da época.


FormiguinhaZ: Admito que não lembro de quase nada do filme em si além de que gostava bastante dele.


Era do gelo: Divertido, mas só entra aqui porque realmente não sou grande fã de animação 3D.

7. Outras animações 2D


O pequeno Nemo: Eu via bastante esse desenho quando era pequena, mas aí ele caiu meio que num limbo do esquecimento até eu encontrar um podcast sobre ele e voltar a me interessar pelo assunto. É curioso que O pequeno Nemo é uma coprodução Japão-EUA e era uma grande aposta, reunindo muito peixe grande do mundo da animação dos dois países (e um dos responsáveis pelo roteiro é o Ray Bradbury!), mas a produção foi problemática, muitos abandonaram o barco no meio do caminho e no final o filme foi um fracasso comercial. O filme tem alguns problemas no enredo, mas a animação é de grande qualidade para a época. A sequência inicial com o sonho de Nemo na cama voadora, a cidade sombria e o trem o perseguindo é fantástica, e a parte em que Nemo abre a porta proibida ainda hoje me dá medo.


O menino e o mundo: Não dava muito por ele, mas acabou se revelando uma excelente surpresa. É um filme delicado e sensível, cheio de cor e música, com cara de trabalho artesanal feito com cuidado e muito carinho. Escrevi sobre ele aqui.


Em busca do vale encantado: Esse provavelmente foi o filme que não é da Disney que mais marcou minha infância. 

8. Curtas de animação


Tsumiki no ie/Le maison en petit cubes: Apenas uma das coisas mais bonitas que já vi.


La vieille dame et les pigeons: Chomet sempre doidão e estranho. Se quiser assistir, tem aqui.


Wallace & Gromit - The Wrong Trousers: Meu preferido dos filmes da dupla.

3 comentários:

  1. ahufuhasuhfahs gostaria muito de fazer este tag… mas nunca vi nenhuma animação francesa… :/ será que posso trocar pelo trabalho da Dreamworks? hauuhauhuhaau
    e gente, Ratatouille é lindo~ acho demais da conta hauhahuahuahu e concordo, Corcunda de Notre Dame é pesadíssimo ahhhahah também re-assisti ele recentemente e foi aí que eu percebi ahhahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mimoca :D
    Faça a tag sim, é divertido! E se fizer, pode mudar as categorias para o que quiser (mas assista algumas animações francesas, são as melhores!)

    ResponderExcluir
  3. Animações <3
    Minha seleção da Disney é bem parecida com a sua. Os franceses também. Ah.... vou responder essa tag!
    bjo

    ResponderExcluir