domingo, 6 de julho de 2014

DL do Tigre: Life on the edge

Título: Life On The Edge
Autora: Jennifer Comeaux
Editora: Astraea Press (e-book)
Tema: esportes & esportistas

Estamos em época de Copa do Mundo de futebol, mas por mais que eu finalmente tenha dado o braço a torcer e esteja curtindo muito o nobre esporte bretão, o esporte nº 1 no meu coração sempre será a patinação artística no gelo. Assim que soube do tema desse mês no DL do Tigre, decidi que minha escolha tinha que ser um livro sobre patinação.

Livros sobre patinação não são dos mais populares e fáceis de achar, então agradeço à minha irmã viciada em baixar livros pela descoberta.

Life On The Edge é o primeiro livro de uma série que acompanha a patinadora Emily, junto com seu parceiro Chris, em seu sonho de se tornar a primeira dupla americana a ganhar o ouro olímpico na patinação. Emily iniciara sua carreira como patinadora solo, mas tinha problemas com os nervos. Foi só ao se juntar a Chris e mudar de técnico que conseguiu os resultados que almejava. Claro que as coisas não são tão simples assim e, faltando menos de dois anos para a olimpíada de inverno, ela se apaixona pelo técnico, Sergei, e eles começam a namorar em segredo. Em meio ao stress dos treinos, competições e viagens, ela e o técnico tentam manter esse relacionamento enquanto se aproximam cada vez mais do sonho olímpico.

Apesar de ser um livro sobre patinação, ele é basicamente uma história de amor com a patinação como pano de fundo. E eu não gosto muito de histórias de amor. Os personagens até são simpáticos, mas não o suficiente para manter meu interesse, e eu sei que a autora criou o Sergei para ele ser o cara por quem todas as leitoras vão se apaixonar, mas... não.

Achei que eles fizeram muita tempestade em copo d'água com o namoro de Emily e o técnico. A federação americana pode ser bem mais rigorosa com essas coisas, mas quando a gente conhece casos na vida real como os do Morozov, que namorou várias de suas pupilas, chega a ser engraçado ver como os personagens reagem mal ao namoro de Emily e Sergei.

Para quem é fã de patinação como eu, vale a leitura para ver as coisas de sempre do esporte transpostas em um livro: ter o gostinho de imaginar as cenas familiares, as competições de sempre, detalhes de bastidores, a politicagem técnicos/juízes/federações, a dificuldade em ganhar reputação quando se é iniciante, a frustração das pontuações que não condizem com o apresentado. Para quem não sabe nada de patinação, a leitura também é válida; apesar dos termos técnicos, você não precisa manjar de nada para entender o que está acontecendo.

Apesar de ser um livro recente, publicado em 2012, a história ocorre em 2001-2002, o que significa que eles ainda usam o sistema de pontuação 6.0 (e o GP Final tem dois programas longos, eu não lembrava disso). Para quem se acostumou ao novo sistema, é estranho ver o velho 6.0 de volta.

E isso me leva a um questionamento: a história se passa na Olimpíada de 2002, que teve um escândalo justamente na competição de pares e que levou à posterior mudança no sistema de pontuação. Por que a autora escolheu logo esse período? Seria apenas porque a olimpíada é nos EUA e o impacto seria maior se a protagonista patinasse em casa? Ou será que ela pretende abordar o escândalo de uma maneira diferente e mais sutil nos próximos livros? Um livro que se passa no período de mudança do sistema de pontuação, com toda a dificuldade dos patinadores, coreógrafos e técnicos tendo que se adaptar, seria muito interessante, e isso me deixou muito curiosa para ver se esse assunto é abordado nos volumes seguintes ou se a autora ignorou o tema. E isso é péssimo, porque eu não gostei muito do livro, mas quero ler a continuação apesar de saber que ela vai me decepcionar e só jogar mais romance na minha cara!

Acho que a solução é eu mesma escrever um livro sobre patinação, haha. Se alguém quiser se aventurar a escrever um, eu aceito também. Aqui minha ideia para um anime/livro/série: foco em um clube de patinação, sem protagonista definido; conflitos e amizades entre pessoas de diferentes nacionalidades, idades, visões de mundo, que precisam conviver e compartilhar o gelo e equipe técnica; diferentes abordagens na patinação: artístico x técnica, inovação x tradição; alguns acidentes/lesões/amareladas em momentos decisivos para aumentar o drama. E se for um anime, o encerramento poderia variar sempre, cada vez com uma reinterpretação de um programa emblemático da patinação feita por pessoas diferentes.

As chances de isso aí ficar bom são quase nulas, mas não custa nada sonhar, não?

Um comentário:

  1. Senti essa coisa do livro falar pouco do esporte e mais sobre amor com o livro que eu escolhi também... Talvez livros que foquem mais nas questões esportivas não atraiam muito público.

    ResponderExcluir