terça-feira, 17 de junho de 2014

Volta ao mundo em 80 livros - Impressões de leitura (5ª parte)


Mais quatro livrinhos para o meu desafio!

O cão dos Baskervilles - Conan Doyle (Escócia)


Mais um lido para o projeto Volta ao mundo em 12 livros organizado pelo blog ConversaCult. Eu já tinha lido dois romances e alguns contos do autor, mas sei lá por que ainda não tinha lido a aventura mais famosa de Sherlock Holmes. Gostei do livro, mas esperava algo a mais. Gostei da atmosfera geral de suspense naquele pântano sombrio, mas não achei o caso tão surpreendente quanto esperava.



Se vivêssemos em um lugar normal - Juan Pablo Villalobos (México)

Tinha altas expectativas em relação a esse livro porque Festa no covil foi uma das minhas leituras preferidas dos últimos tempos. As expectativas não foram superadas. Comecei gostando bastante da leitura, mas do meio para o final eu perdi o ânimo. O livro não é nada ruim, mas sei lá, não rolou. Pelo menos a capa é linda.

Sete narrativas góticas - Karen Blixen (Dinamarca)
Peguei esse livro meio às cegas. Tinha lido uma resenha de A festa de Babette no blog da Michelle e me interessei, mas a biblioteca não o tinha na época em que procurei. Vi esse livro grandão de contos e decidi que ele seria o escolhido, mas fui adiando porque, bem, o livro é grande e eu sou preguiçosa. Quando finalmente decidi pegá-lo, A festa de Babette também estava disponível, mas aí eu já tinha metido na cabeça que tinha que ler o livro grandão e é raro eu mudar de planos quando já estou na biblioteca.
As narrativas do título tem um tom de suspense e de fantasia e em geral tem como centro a aristocracia decadente e seu apego às tradições. A escrita da autora é primorosa (e bem lenta) e ajuda a construir um clima sombrio e misterioso, mas a maioria das narrativas tem uma porção de reviravoltas e histórias dentro de histórias que me deixou bastante confusa. Eu não estava muito no clima para esse tipo de leitura, mas certamente vale a pena conhecer a obra da autora.

A ordem de pagamento / Branca gênese - Sembène Ousmane (Senegal)
Esse foi escolhido meio aleatoriamente. A Ática tem essa coleção de autores africanos, com lombada verde, cara de livro paradidático e diagramação de Para gostar de ler. Não é das mais atraentes, mas apresenta autores variados de países africanos que têm pouco espaço no mundo editorial brasileiro e vai ser de grande ajuda aqui no meu desafio, viva!
A ordem de pagamento é sobre um homem que recebe uma ordem de pagamento de seu sobrinho na França e não consegue tirar o dinheiro devido à burocracia. Ele é mandado de lá para cá tentando conseguir os documentos necessários, enquanto seus vizinhos, ao saber da ordem de pagamento, ficam o parasitando. Já Branca gênese é uma história de incesto em um povoado em crise com seus valores tradicionais. Os dois romances/novelas foram para mim uma boa apresentação da cultura de Senegal e e espero um dia assistir aos filmes do autor, que também é cineasta (vi um em aula, mas não deu para assistir inteiro).

Um comentário:

  1. Li esse dos Baskerville há muito tempo e nem lembro mais da história. Preciso ler algo do autor novamente.
    Sério que não gostou tanto do segundo do Villalobos? Estou bem ansiosa para ler.
    Esse livro da Blixen é sonho de consumo, mas é tããããããão caro! Vou esperar uma daquelas promoções de 50% da Cosac.
    Nunca ia adivinha que esse livro não é paradidático. Que capa horrível! Vou me informar melhor sobre essa coleção. Tks pela dica!

    ResponderExcluir