segunda-feira, 30 de junho de 2014

DL do Tigre: Santuário

Título: Santuário
Autor: William Faulkner
Tema do mês: autores queridos

Meu primeiro contato com a literatura de Faulkner ocorreu com Enquanto agonizo, livro escolhido ao acaso em um momento de leituras despretensiosas, e embora a multiplicidade de narradores tenha dado um nó na minha cabeça, gostei bastante do livro. Depois li outras obras do autor e todas me impressionaram de uma maneira ou outra. Apesar de às vezes durante a leitura eu ficar completamente perdida, esse foi um dos raros casos em que ficar perdida não foi um grande problema.

Santuário, de 1931, é uma obra mais acessível que outras do autor, deixando de lado grandes fluxos de consciência e diferentes focos narrativos. Foi um sucesso comercial e Faulkner declarou que foi escrita com esse intento. Apesar disso, não deixa de ser complexa e de tratar de diversos temas comuns na obra do autor.

Ambientado no sul dos Estados Unidos, o livro reúne um grupo de personagens perdidos na vida: um advogado ingênuo e otimista prestes a se divorciar, uma adolescente bobinha, uma mulher endurecida pela vida e seu bebê quase morto, um produtor de bebida acusado injustamente, um criminoso impotente, todos envolvidos em uma trama de assassinato e estupro.

Adorei a maneira como Faulkner constrói a história e cria a atmosfera decadente, sufocante e sem esperanças do livro. Apesar de esta não ser a obra-prima do autor e não apresentar as características estilísticas que o consagraram, não deixa de ser um ótimo livro. 


Um comentário:

  1. Hmm, que interessante. Acho que nunca tinha ouvido falar desse livro do Faulkner. O Enquanto Agonizo já me chamou a atenção pelo título várias vezes e eu estou com o O Som e a Fúria aqui na minha estante há um tempinho, mas ainda não tomei coragem. Vou ver se começo!

    ResponderExcluir