quinta-feira, 5 de junho de 2014

Os discos da minha vida

Quase não falo de música aqui no blog e devo admitir que nesses últimos meses a música não me anima mais tanto quanto costumava animar, mas vi em vários blogs listas de discos que marcaram a vida e decidi fazer minha listinha também.

Escolhi discos que foram marcantes, que representam uma fase da vida, uma guinada no gosto musical, ou que me apresentaram a novos horizontes, e não meus favoritos atuais. No começo pensei em listar apenas cinco discos, mas resolvi incluir mais dois de última hora porque não poderia deixá-los de fora.

1. Os Saltimbancos - Chico Buarque
Tenho vários discos queridinhos de infância, e esse talvez seja o que mais constantemente esteve ao meu lado. Das pouquíssimas músicas que sei de cor, metade é dos Saltimbancos, de tanto eu cantá-las por aí com meus bichinhos de pelúcia. Adoro as letras espertas, as melodias divertidas e os arranjos instrumentais. É o tipo de disco que todas as crianças do mundo deveriam ouvir e todos os adultos do mundo também.

2. Classic Disney - Vol. 1
Quem não gosta das músicas da Disney? Essa coleção de 5 CDs apresenta uma seleção de canções que vão desde filmes antigos e meio desconhecidos até os grandes sucessos. Tenho dois desses CDs físicos e alguns baixados, e prefiro o primeiro volume, que já começa arrebentando com os mega hits A Whole New World, Circle of Life e Beauty and the Beast. Além deles há algumas músicas divertidas que eu não conhecia, como The Monkey's Uncle, que conta com a participação dos Beach Boys.

3. A Bela Adormecida / O Lago dos Cisnes / O Quebra-nozes - Piotr Ilitch Tchaikovsky
Foi com esse disco (e com o filme Fantasia) que comecei a gostar de música clássica. Ele reúne os três balés do compositor russo, mas infelizmente não contém as obras completas. Apesar de até hoje eu ainda não ter um repertório muito vasto de música clássica, esse CD me incentivou a buscar coisas novas, e meu hábito atual de frequentar concertos se deve em parte a ele.

4. Revolver - The Beatles
Nunca sei qual é meu álbum preferido dos Beatles. Fico dividida entre o Revolver, o Sgt. Pepper's e o Abbey Road, mas escolhi aqui o Revolver porque ele tem minha música preferida de todo o sempre, Eleanor Rigby. Gosto dos Beatles desde pequena por influência dos meus pais, mas foi só na adolescência que comecei a gostar pra valer da banda, desde então ela passou a ser uma constante no meu gosto musical e algo confortável e seguro onde sei que posso me refugiar.

5. Three Cheers for Sweet Revenge - My Chemical Romance
Difícil não dissociar o MCR da minha fase áurea no fórum Fan Clubs do Neopets ;D. Comecei a ouvir MCR depois de ter visto muita gente comentando sobre eles no Fan Clubs, aí vi o clipe Helena na MTV, gostei do clipe e não tanto da música, mas ouvindo outras vezes fiquei viciada. Provavelmente o MCR foi a banda que amei mais intensamente, de ser fã mesmo, mas esse amor não durou tanto assim, assim como meu gosto por outras bandas do gênero. Pelo menos ao reouvir o Three Cheers recentemente ainda pude sentir aquele gostinho delicioso de nostalgia.

6. Vanguart - Vanguart
Primeira banda nacional da qual gostei e primeiro show da minha vida. Até então eu não era muito de sair sozinha de casa, mas com o Vanguart fui descobrindo todo um horizonte de bandas nacionais pouco conhecidas legais e fui em muitos, muitos shows. Devo admitir que não gostei tanto do rumo que a música da banda tomou nos últimos dois discos e não estou seguindo o trabalho deles de perto, mas as músicas antigas são muito amor.

7. Dark Was The Night - vários
Descobri esse álbum no Spotify faz uns anos. Estava ouvindo Beirut e vi que havia uma música da banda nessa coletânea, além de uma do Arcade Fire. Claro que fui ouvir, né. E minha grande surpresa foi perceber que gostei mais da maioria das músicas dos outros artistas, que eu nem conhecia, do que as dessas bandas que eu já amava. O álbum reúne covers e originais de artistas ~indies~ e mais voltados para o folk, e foi com ele que conheci alguns dos meus artistas favoritos atualmente, como Sufjan Stevens, Grizzly Bear e Andrew Bird (gênio, maravilhoso, divo etc.). Só por ter me apresentado esses músicos, o CD já merecia um lugar na lista, mas a melhor parte é que a maioria das músicas é incrível.

2 comentários:

  1. Muito legal conhecer um pouco mais dos seus gostos musicais. Minha infância foi marcada por discos de histórias infantis, Toppo Giggio e, posteriormente, por aqueles grupos musicais de crianças. E as canções da Disney são imbatíveis! Ficam gravadas na memória e no coração. Na adolescência, Guns N' Roses marcou uma transformação crucial no tipo de música que passei a apreciar desde então. Mas, não sei se é velhice ou cansaço, já faz um bom tempo que não me apaixono loucamente por uma banda ou música...

    ResponderExcluir
  2. Michelle,
    Eu também ouvia muitos discos de histórias infantis, saudades deles... Também não me apaixono loucamente por uma banda faz tempo, mas de vez em quando uma música ou outra consegue trazer de volta por um tempo uma paixonite. :P

    ResponderExcluir