quarta-feira, 30 de abril de 2014

Rurouni Kenshin Live Action


Em geral versões live action de animações não me atraem, tanto que não me animei em assistir ao filme de Rurouni Kenshin quando ele foi lançado. Mas RK é RK, e de vez em quando me dá uma saudade imensa e uma fome de qualquer coisa relacionada ao mangá. Como não consigo achar traduções dos últimos capítulos do mangá novo, decidi assistir de uma vez por todas ao filme e acalmar minhas lombrigas.

É muito estranho ver personagens de desenho em suas versões em carne e osso, principalmente quando eles têm características físicas pouco realistas ou vestem roupas extravagantes. Apesar de nessa adaptação terem optado por um registro mais realista, ao ver fotos do filme, eu só conseguia achar tudo muito trash. Felizmente a impressão se desfez quando comecei a assistir. Os atores em sua maioria fizeram um bom trabalho e estão bem fiéis a suas versões originais. Achei o ator Takeru Sato ótimo como Kenshin. Outros, personagens, como Sanosuke e Saito, apesar de sofrerem leves modificações ou simplificações, continuam bem fiéis a sua essência.

O filme condensa o primeiro arco do mangá, que inclui o encontro entre Kenshin e Kaoru e o caso do falso Battousai, o duelo contra Jin-e e a batalha contra Kanryu Takeda. Para caber em pouco mais de duas horas, obviamente tiveram que cortar muito da história original, mas fizeram um bom trabalho unindo diversos elementos da trama. No geral, achei tudo muito coeso.

As cenas de ação são numerosas e até que realistas (com exceção da Gatotsu voadora, haha). Como não sou grande fã de filmes de ação, não vou me alongar nesse assunto.

Claro que com adaptações sempre teremos o mimimi dos fãs, e aqui vão os meus:
- Oniwabanshu, cadê você? E o que o Gein e o Banjin Inui estavam fazendo na mansão do Kanryu? Entendo que o foco do filme é o Kenshin e seu voto de não matar, portanto não há espaço para os dramas dos coadjuvantes. Mas por que não colocar Aoshi e Hanya como empregados do Kanryu em vez de Gein e Banjin Inui? Achei estranho incluir os personagens da Jinchu, principalmente porque estão irreconhecíveis (achei que o Gein era o Hanya, por causa da máscara, mas também pensei que podia ser o Aoshi; e só reconheci o Inui por causa dos dreads!).
- Com o Saito sendo apresentado tão cedo, provavelmente não teremos luta épica no dojo Kamiya... mas talvez isso seja bom, porque no mangá e no anime a luta funciona, mas no filme talvez ficasse bizarra.
- Yahiko e Sano não têm desenvolvimento nenhum no filme, e fico imaginando se terão nos filmes futuros. O Yahiko não tem importância nesse filme, é totalmente dispensável. O Sano tem sua luta contra o Kenshin e logo se alia a ele, mas nada é citado sobre seu passado e o Sekihoutai, o que faz com que ele seja um personagem muito unidimensional. E ele nem tem suas discussõezinhas com o Saito. :(

Apesar dos mimimis, fiquei satisfeita com o filme. Não sei se ele funciona bem com quem não conhece a história original, mas é uma adaptação digna. Como ele fez sucesso, temos duas continuações garantidas e isso me deixa ansiosa e feliz ao saber que os fãs de Rurouni Kenshin continuam por aí, que novos fãs podem surgir e que ainda posso ter esperança em ver o arco final animado por completo! (Porque a esperança nunca morre.)


Para quem não conhece Rurouni Kenshin e se interessou, os mangás valem muito a pena! Dá para achar na internet facinho. E se você for desses que prefere coisas mais ~maduras~, o primeiro OVA, Tsuiokuhen, é uma obra-prima, com um tom bem mais sério e denso que o do mangá/anime original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário