segunda-feira, 10 de março de 2014

DL do Tigre - Peixe Grande

Livro: Peixe Grande - Uma fábula do amor entre pai e filho
Autor: Daniel Wallace
Editora: Rocco

Filme: Peixe grande e suas histórias maravilhosas
Diretor: Tim Burton


Assisti ao filme Peixe grande e suas histórias maravilhosas há muito tempo e, apesar de eu ser fã do Tim Burton, na época não achei o filme especialmente memorável. Mesmo assim, quando fiquei sabendo da existência do livro tive vontade de ler, mas ele acabou ficando no limbo do "tenho vontade de ler, mas não tanta assim". Graças ao DL do Tigre pude finalmente matar essa vontade (mas não tanta assim) e conhecer a obra que inspirou o filme.  

O livro é sobre Edward Bloom e as histórias que ele conta. Segundo essas histórias, desde seu nascimento Edward foi cercado por acontecimentos surreais, como uma nevasca no Alabama, um peixe enorme e um gigante comilão na cidade. Em suas histórias, Edward sempre supera as adversidades com suas incríveis habilidades lendárias. Seu filho não tem muita paciência para as histórias e sente que, agora que o pai está à beira da morte, nunca teve a oportunidade de conhecer quem ele é de verdade. Ele só tem as histórias que o pai contou e é a partir delas que ele reconta a vida do pai para nós.

Gostei bastante do livro, é gostoso de ler e as histórias são bem divertidas. Achei interessante as diferentes tomadas com a conversa entre o filho e o pai no leito de morte, como se o filho precisasse reconstruir essa cena, modificando-a como uma história.

Foi bom eu não lembrar muito bem do filme ao ler o livro. E foi bom rever o filme depois de ler, porque eu adorei! Achei o filme melhor, mas acho que ele se torna melhor ainda quando se leu o livro antes. O que me agradou bastante no filme é que ele parece conectar melhor as histórias do pai, com personagens e lugares que aparecem no começo voltando a aparecer em vários momentos; isso torna o filme mais coeso que o livro, que parece mais uma sucessão de causos. De qualquer modo, tanto o livro quanto o filme valem a pena!

3 comentários:

  1. Eu sempre vi o livro por aí, mas eu nunca tive a curiosidade pra ler. Achei interessante a sua resenha, vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. Gente, adoro o filme! Nem sabia que era baseado em um livro. Quero ler :)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Hoje eu fui postar meu link do #DLDoTigre na página da Tati e vi seu link. Fiquei curiosa porque não sabia que esse filme era baseado em livro! ;) Agora que li seu post fiquei com vontade de ler o livro ;) beijos
    Eliana

    ResponderExcluir