sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Volta ao mundo em 80 livros - Impressões de leitura (2ª parte)

Depois de um bom tempo procrastinando, finalmente escrevo minhas impressões de leitura dos livros que li até agora para meu projeto. O curioso é que essas impressões foram escritas meses depois das leituras, então não são exatamente fiéis ao que senti quando estava lendo ou logo ao terminar de ler.

Submarino - Joe Dunthorne (País de Gales)
Tenho esse livro faz um tempão, mas hesitei antes de ler. Minha irmã tinha lido e não gostou muito, então fiquei com um pé atrás, mas para mim a leitura foi bem agradável, o livro é divertido e, apesar de não ter nada de muito especial, achei melhor que muitos outros livros de adolescente que li.



Ojos de perro azul - Gabriel Garcia Marquez (Colômbia)
Meu primeiro livro em espanhol! Infelizmente meu espanhol não é bom o suficiente para me permitir uma leitura fluida como em português ou mesmo inglês, mas até que deu certo. É um livro de contos e não achei nenhum deles especialmente marcante, mas não deixam de ser bons.


Grotescas - Natsuo Kirino (Japão)


The Speckled People - Hugo Hamilton (Irlanda)
Lido para a faculdade, é sobre a infância do autor na Irlanda. Gostei bastante do livro, mas ler para a faculdade, sabendo que depois terei prova/trabalho sobre isso, sempre prejudica o prazer da leitura, não acham?



Haroun e o Mar de Histórias - Salman Rushdie (Índia)
Meu primeiro contato com a literatura do Rushdie. Eu esperava mais, não sei. Li resenhas muito positivas desse livro e ele parecia ser a minha cara, mas no final foi uma leitura apenas okay.




Velhas Estórias - Luandino Vieira (Angola)

É um livro de contos. Pelo que me lembro, contos meio longos e bem difíceis de ler se você não está acostumado ao estilo do autor (eu não estou), mas a dificuldade faz parte e aumenta a satisfação ao final (ou não).




The Progress of Love - Alice Munro (Canadá)

Mais um livro de contos, desta vez da autora premiada com o Nobel este ano, uhul! Esse livro reúne um bom número de contos (não me lembro quantos), o que achei que prejudica o conjunto da obra se você pretende ler um atrás do outro, porque são todos meio parecidos, em geral sobre pessoas velhas que relembram a juventude e coisas assim. Pelo menos um conto memorável: um sobre uns caras que iam patinar no gelo (é claro que seria esse o memorável).


A manta do soldado - Lídia Jorge (Portugal)



Disgrace - J. M. Coetzee (África do Sul)

Meu primeiro contato com a literatura do Coetzee. Eu esperava mais, não sei. Li para a faculdade e ele também sofreu da síndrome da "leitura avaliada", assim como o The Speckled People.







(quando digo essas coisas como "esperava mais", "não tem nada muito especial" etc. não quer dizer que não gostei do livro ou achei mediano. Em geral eu gostei, às vezes gostei bastante, mas as expectativas às vezes me fazem esperar demais, achar que vai ser o livro da minha vida ou algo assim.)


Por enquanto, li livros de 15 países diferentes desde 27 de abril de 2013.
Comecei variando bastante, mas nos últimos meses só tenho lido livros de países repetidos... Dicas de livros de países diferentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário