sexta-feira, 21 de junho de 2013

Desafio Literário - Os ratos

Título: Os ratos
Autor: Dyonelio Machado
Editora: Planeta

Falhei na tarefa de escrever a resenha do mês passado. Eu li o livro, mas acabei esquecendo de escrever, então fica para depois. E do jeito que estão as coisas, eu quase ia esquecendo de escrever esta daqui também...

Escolhi Os ratos por já ter ouvido muitos elogios a ele e por ser um desses clássicos não tão conhecidos. Já faz algum tempo que venho adiando sua leitura, talvez por medo da frustração causada pela expectativa, talvez por não saber muito bem o que esperar, talvez por receio de que fosse uma leitura arrastada ou difícil. Mas no final eu achei o livro excelente.

A história é de um homem, Naziazeno Barbosa, que precisa de 53 mil réis para pagar o leiteiro. Ele sai pela cidade com a ideia fixa de conseguir essa quantia. E é isso. E é genial.

O lado mais psicológico do romance está na narração em discurso indireto livre (eu acho) que mergulha na mente do personagem. E o trecho da insônia de Naziazeno me deixou realmente aflita de tão realista.

Eu tinha separado um trecho do romance para colocar aqui e talvez despertar uma mínima vontade de ler o romance em quem por acaso vier a ler esta resenha, mas tive que devolver o livro na biblioteca (eu já li faz um tempo) e não achei versões na internet em minha breve busca, então fica sem trecho. :(

Além de ser uma leitura para o Desafio Literário, ela também vale para meu desafio Volta ao mundo em 80 livros, viva!

3 comentários:

  1. "Os ratos" era uma das minhas opções de romance psicológico para o DL2013. Acabei lendo outro livro (Ratos, de Gordon Reece), mas ainda quero conferir o título nacional. Gostei de saber que você leu e recomenda.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser bom mesmo, mas vai ficar para o futuro. :)

    ResponderExcluir
  3. As vezes livros com sinopses que nos parecem mais bobas ou simplórias são as que mais nos surpreendem. Nunca ouvi falar deste autor, aliás.

    Eu nem entreguei a resenha do mês passado do desafio aliás. Shame on me.

    ResponderExcluir