sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Desafio literário - Desorientais

Título: Desorientais
Autora: Alice Ruiz S
Editora: Iluminuras

Meu terceiro livro de poesia do mês e o segundo de haicais. A verdade é que eu, que desdenhava dessa forma poética por seu aspecto "qualquer um pode fazer igual", acabei gostando de haicais. Ainda não é algo que eu leria por pura e espontânea vontade, sem nenhum estímulo externo, mas é algo que dá para ler com prazer. Talvez o que eu tenha gostado mais neles, além da brevidade e da aparente descomplicação, é o olhar por vezes inusitado do poeta sobre um cena, um detalhe, e tudo o que o haicai apenas sugere e deixa para você imaginar.

"Desorientais" é dividido em três partes. A primeira reúne haicais mais tradicionais, em geral sobre a natureza, a segunda é de poemas dedicados a alguém ou escritos em conjunto, e a última é de poemas amorosos.

Achei os haicais de "Desorientais" mais elaborados que os de "Janelas e tempo", menos tradicionais, mais ousados; mas no geral acho que gostei mais do "Janelas". Ou não.

Aqui uma breve seleção de haicais de que gostei:

mosquito morto
sobre poemas
asas e penas

varal vazio
um só fio
lua ao meio

entre uma estrela
e um vagalume
o sol se põe

flor de estrada
um pouco mais de vento
flor na estrada

noite cheia
lua minguante
meu quarto crescente

felicidade
todos os sentidos
num só leque

lá o sol vai
ali a lua vem
e você nem isso

lembra aquele beijo
corpo alma e mente?
pois eu esqueci completamente

por você
eu esperava
por mim não

Essa foi minha última leitura do DL 2012. Foi uma boa jornada e consegui completar tudo, mesmo com os percalços e leituras atrasadas. Depois escreverei um post de encerramento sobre o DL (a.k.a. lista de melhores e piores leituras).

Nos vemos no desafio do ano que vem!

dia que termina
nenhuma pressa
ano que começa 

Um comentário:

  1. Que bom que você gostou! :)
    Eu até gosto de poesia em geral, mas não gosto de ler livros de poesia (assim como adoro contos, mas honestamente, não sei se gosto tanto de ler livros de contos de uma vez só). Acho que o fato de ter muitos poemas acaba me confundindo e no meio de tantos poemas que eu gostei e tantos que eu não gostei eu fico perdida. E eu fiquei a fim de te copiar e fazer uma retrospectiva também, porque percebi que o desafio esse ano foi bem proveitoso.
    Acho que o tamanho do meu comentário vale por todos os posts que eu não comentei. ;)

    ResponderExcluir