sexta-feira, 4 de maio de 2012

DL 2012 - A Educação sentimental


Título: A educação sentimental
Autor: Gustave Flaubert
Editora: Difusão européia do livro

De repente, a Marselhesa vibrou. Hussonnet e Frédéric debruçaram-se no corrimão. Era o povo, que se precipitou pela escadaria, num flutuar vertiginoso de cabeças descobertas, de capacetes, barretes vermelhos, baionetas e ombros, com tamanho ímpeto que se viam desaparecer pessoas naquela massa ondulante que subia sem cessar, como um rio impelido pela maré do equinócio, num ulular prolongado, sob um impulso irresistível. Ao chegar em cima, espalhou-se, e o canto cessou.
Não se ouvia agora senão o arrastar de todos aqueles pés, e o marulhar das vozes. A multidão inofensiva limitava-se a olhar. Mas, de quando em quando, um cotovelo comprimido demais partia um vidro; ou então era um vaso, uma estatueta que tombava de um consolo ao chão. O forro de madeira estalava sob a pressão. Todos os rostos estava corados, e o suor escorria por eles em grossas bagas; Hussonnet observou:
- Os heróis não cheiram lá muito bem!
-Ah como você é irritante - disse Frédéric. (p. 96-97 - vol.2)

Fatos históricos é um dos temas preferidos de muita gente no desafio literário, não é? Mas não é o meu.

Talvez porque eu nunca tenha gostado muito de história na escola, ou porque minhas aulas de história foram, em sua maioria, patéticas (só consigo me lembrar de ter estudado Revolução Francesa e Revolução Industrial, todo o resto deve ter sido ensinado de maneira superficial, se é que foi ensinado). Sei que o desafio é exatamente para isso: para expandirmos nossos horizontes e quebrar alguns preconceitos infundados. Mas não sei se isso funciona para mim. (eu sou chata, eu sei)

Como o tema não me anima muito, escolhi incluir como leitura do DL um livro que eu comecei a ler para fazer um trabalho: A Educação Sentimental. O trabalho foi abandonado, mas a leitura progrediu, apesar do livro ser bem chato.

O romance é sobre um jovem, Frédéric Moreau, que se apaixona por uma mulher mais velha e casada. A partir daí, pouco acontece, ou pelo menos foi essa a impressão que eu tive. Frédéric é um babaca que passa o livro inteiro sem fazer quase nada. Sim, ele tem lá suas amantes, umas pouca ambições que ele não leva a sério, e tem sua paixão pela Madame Arnoux, mas o relacionamento deles nunca dá certo.

O contexto histórico da obra (e é aí que entra o tema do desafio) é a Revolução Francesa de 1848. Eu nada sabia dessa revolução, mas o que importa é que foi uma série de revoluções que derrubaram a monarquia Orleans e instauraram a segunda república na França. O romance não se dedica tão diretamente a esse evento, já que o protagonista não se envolve diretamente nele. Temos umas cenas dele passeando por Paris e assistindo ao caos da revolta popular, sempre com certo distanciamento, como um mero espectador. Seus amigos, por outro lado, estão plenamente envolvidos nisso tudo e vivem discutindo os problemas sociais da época e defendendo suas ideologias, coisa que achei meio enfadonha.

Infelizmente, achei o livro todo enfadonho. Mas acho que isso faz parte das intenções do autor, há todo um sentimento de fracasso por todo o romance.

A Educação Sentimental é uma das obras mais importantes de Flaubert, e depois de lê-la, acho que posso dizer que Flaubert não faz muito o meu estilo.

2 comentários:

  1. Eu te entendo porque me senti assim com "O País das Neves".

    Ainda não li nada desse Flaubert, mas muitas pessoas indicam "Madame Bovary". E eu me pergunto: será que rola???

    Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o relato da experiência da leitura. Quero ler o livro para tirar as minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir