sexta-feira, 27 de abril de 2012

DL 2012 - Real World

Título: Real World
Autora: Natsuo Kirino

Eu pretendia variar um pouco os países de origem dos livros que leria para este mês, mas acabei lendo três livros japoneses. Também pretendia finalmente ler algo do Salman Rushdie, mas fica para a próxima...

Acabei escolhendo Real World sem saber nada sobre o livro e sem nunca ter ouvido falar da autora. Escolhi simplesmente porque, dos livros disponíveis, ele era o mais curto e era o que parecia ser mais leve, envolvente e fácil de ler.

Realmente, ele é envolvente e fácil de ler, tanto que acabei em apenas três dias, lendo no computador. Mas leve? Não sei não.

A história começa com um ritmo de livro YA: quatro amigas adolescentes em suas férias de verão, preocupadas com coisas normais como estudos, amizades, família. Elas estão em seu último ano do colegial, o que significa que estão sob a pressão do vestibular (mas acho que nenhuma delas tem pretensão de entrar na Toudai :P). Mas acontece algo que muda a vida delas e as faz perceber a possibilidade de entrar em um novo mundo: Worm, o vizinho de Toshi, uma das garotas, assassina a própria mãe e foge, levando com ele a bicicleta e o celular de Toshi. Ele entra em contato com elas pelo celular e elas acabam envolvidadas na história dele de uma maneira ou outra.

O livro tem vários narradores, o que possibilita uma boa compreensão das motivações de cada personagem, e assim vamos descobrindo que a vida das personagens não é tão simples quanto parece e as máscaras atrás das quais elas se escondem vão caindo.

O que me desagradou no livro é o fato das garotas terem simpatizado e ajudado a proteger um desconhecido matricida sem nem se preocupar com as consequências. Entendo que a vida delas seja um tédio e uma farsa, que elas vivam sob uma forte pressão social, e que ajudar o cara possa ser visto como uma fuga, algum tipo de esperança (de fato, em algumas passagens o Worm realmente pareceu alguém legal), mas todos nós temos problemas semelhantes, certo?, e duvido que muita gente agiria como as meninas agiram.

Não é um bom livro para quem gosta de personagens simpáticos, legais e "do bem". Os personagens são bem realistas, mas com seu lado podre totalmente exposto. É meio exagerado, mas acho que é essa a intenção.

3 comentários:

  1. Nem sabia que tinham traduzido outro livro da Natsuo Kirino! OK, em inglês, mas já dá para ler, né?
    E aqui tb temos 4 mulheres envolvidas em assassinato. Pelo menos em "Do outro lado" elas ajudaram uma colega de trabalho...
    Quero muito ler outros livros da autora. Já anotei esse.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Lígia, acho que o melhor livro do Rushdie pra começar é "Haroun e o mar de histórias". Olha a resenha no Bibliophile: http://www.bibliophile.com.br/?p=2407

    ResponderExcluir
  3. Um livro que nos provoca comdilemas éticos e morais, ao que parece. Quero ler. Dica anotada.

    ResponderExcluir