quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Top 10 - Livros da infância

Inspirada por esse meme, decidi fazer alguns top 10 relacionados a livros e ir postando quando der vontade.

O primeiro é...

Livros da infância (depois pretendo fazer um de livros infanto-juvenis favoritos, porque tem muito livro desse tipo que se tornou meu queridinho só na adolescência. Neste Top 10, vou incluir só livros que marcaram minha infância)


1- Sítio do Pica-Pau Amarelo - Monteiro Lobato
Imagino que esses sejam os livros que formaram muitos dos pequenos leitores brasileiros. Tenho muitas lembranças positivas dos livros: da minha avó lendo para mim, da primeira vez em que li Reinações de Narizinho sozinha, de colorir os desenhos (pois é, minhas edições estão todas rabiscadas), das várias releituras... Meus livros favoritos são: Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, A Reforma da Natureza, A Chave do Tamanho, Histórias da Tia Nastácia e O picapau Amarelo.
A série só tem dois problemas:
1- alguns dos livros são chatos. Nunca gostei daqueles sobre história, geografia, ciência, matemática...
2- Não gosto da Emília. Ela vive maltratando o Visconde, que é meu personagem preferido e que, coitado, é tratado como se fosse descartável e substituível.


2- Matilda - Roald Dahl
Foi o primeiro livro "grande" que eu reli trocentas vezes, até emprestá-lo e perdê-lo para sempre. O Roald Dahl é um conhecido meu desde o pré e topei várias vezes com os livros dele na escola, seja nas leituras obrigatórias ou nas rodas de biblioteca. Já gostava dele então, mas foi só quando eu cresci um pouco que comecei a ir atrás das obras dele, lendo tudo o que eu encontrasse.
Matilda é meu preferido entre os livros dele, talvez por rolar uma identificação com a menina leitora.


3- A Casa Sonolenta - Audrey Wood
Ótimo livro com ótimas ilustrações. A autora também escreveu O Rei Bigodeira e sua Banheira e A Bruxa Salomé, ou seja, é coisa boa!


4- Contos da Rua Brocá - Pierre Gripari
Outro livro que a escola adotou e que fazia a nossa felicidade. As histórias desse livro são hilárias e muito criativas. Até hoje eu e minha irmã fazemos nossa piadinha da casa de cinco francos com sala, quarto, banheiro, cozinha e armário de limpeza.
Bruxa vagabunda, cuide bem da sua...


5- Coleção Lagarta Pintada - vários autores
Essa coleção da Ática reunia ótimos livros de autores variados, mas a escolhi como quinta posição especialmente graças ao excelente A maior boca do mundo, da Lúcia Pimentel Góes, com ilustrações da Cláudia Scatamacchia (não gosto muito dela porque muitas das edições dos livros do Roald Dahl da Martins Fontes são ilustradas por ela e os desenhos são feios em comparação com os originais do Quentin Blake). Lembro-me muito bem da história desse livro e muito pouco de todos os outros, o que significa que esse livro marcou, certo?


6- Menino Maluquinho - Ziraldo
Acho que todo mundo já leu esse livro, né? Eu o reli faz pouco tempo e ele é tão leve, divertido e delicioso.


7- Coleção Gato e Rato - Mary França e Eliardo França
Não me lembro bem de nenhuma das histórias, mas lembro que eu e meus primos tinhamos um monte de livros dessa coleção, a maioria com autógrafo e um desenhinho feito especialmente para nós (provavelmente porque minha avó trabalhava na Ática). Pura nostalgia.
E como é difícil ficar lembrando de cada título, autor e coleção, aproveito para acrescentar nessa posição a coleção dos Pingos, dos mesmos autores.


8- O Pequeno Vampiro - Angela Sommer-Bodenburg
Essa série era um hit na minha escola. Embora eu só tenha dois dos volumes (sendo que um eu só tenho porque a minha irmã rabiscou o de um colega...), acho que li praticamente tudo graças às rodas de biblioteca da escola e, mais tarde, à minha mãe, que sempre pegava livros para mim na biblioteca Álvaro Guerra.


9- Coleção Cachorrinho Samba - Maria José Dupré
Eu adorava as aventuras do cachorrinho e de seus amigos humanos. Mas acho engraçado que a coleção se chame Cachorrinho Samba sendo que em alguns livros, como A Montanha Encantada, o Samba não é lá muito importante.


10 - O Chamado Selvagem - Jack London
Quando eu era pequena eu só queria saber de assistir filmes de bicho. Então eu via um monte de filmes de cachorro inteligente, de gorilas adotados por humanos, de crianças lutando para salvar um filhote de panda etc. E eu amava os filmes Caninos Brancos e toda essa coisa de Alasca, trenós, lobos e cães. Meu pai me deu uma edição caprichada da Melhoramentos, se não me engano, de O Chamado Selvagem e ele virou meu xodó.

Menção honrosa: são tantos livros que me marcaram, eu fui vendo os livros no Skoob e a cada página eu me surpreendia ao encontrar mais um...
Não posso deixar de citar:
- todos os livros fininhos ilustrados da Ruth Rocha (tipo Borba, o Gato)(na verdade, parece que a maioria dos meus livrinhos ilustrados era da Ática, independentemente do autor. Não sei quanto disso se deve à minha avó ou se isso é devido aos livros da Ática serem melhores)
- a coleção infanto-juvenil da Editora 34 (tinha Chocolóvski, O jardim Secreto, O Diário de Suzie, além de alguns livros do Roald Dahl)
- a coleção Salve-se Quem Puder (era tão legal resolver os problemas)
- Pollyana. Não me lembro nada da história além da coisa de pensar positivo, mas acho que o livro teve impacto em mim em certa fase da vida.
- O Pequeno Nicolau. Adorável! Lembro de ler As Férias do Pequeno Nicolau com meus pais.
- Bruxa Onilda (apesar de eu nunca conseguir mover os cantos das páginas rápido o suficiente para formar o movimento).
- Laurinha vai à praia, de Jane Carruth. Um dos meus primeiros livros. É sobre uma menina-ouriço que tem medo do mar.
- O que é, o que é?, de Denise Caccse e Eva Furnari. Eu lia durante o recreio.
- Frida e a hora do jantar, de Anna M. Dale Duche e Cindy Szekeres. Outro de meus primeiros livros. É sobre uma gatinha que quer comer biscoitos, mas seus pais só deixam ela comer se antes comer o macarrão (ou algo assim).
- O mago maluco, A fada afobada, Zito Sapeca etc. Foi com esses livros que eu aprendi a ler!
- Coleção infanto-juvenil da Martins Fontes. Li grande parte dela quando pequena (ou quando era um pouquinho maior). Matilda e Contos da Rua Brocá fazem parte dela, assim como alguns livros do Michael Ende. É da mais alta qualidade!

É isso ;)

2 comentários:

  1. A minha coleção do Sítio do Pica-pau amerelo é uma relíquia que ocupará minha estante para sempre! Mas a minha edição não é essa, é uma coleção de capa verde.
    Cachorrinho Samba! Chorei muito quando li. Tinha o 2o volume também, né?
    Lembrei da Coleção Vaga-Lume, mas esses devem ser infanto-juvenis...

    ResponderExcluir
  2. Adorei Lígia! Todos eu gosto, só faltou o livro da sua xará, A Bolsa Amarela. Você leu?

    Adorei seu blog, viu? O Desafio une as criaturas!

    Eu adorava O Cachorrinho Samba e tenho um marcador de página!!! Mandei pra Tábata por nos Marcadores de Quinta:

    http://happybatatinha.com.br/blog/2012/01/26/marcadores-de-quinta-74/

    Fofura, né não?

    ResponderExcluir