terça-feira, 25 de outubro de 2011

DL 2011 - Mara and Dann

Título: Mara and Dann
Autor: Doris Lessing
Editora: Flamingo
Tema do mês: Prêmio Nobel de Literatura

Em um futuro distante (centenas ou milhares de anos?) o hemisfério norte da Terra se encontra completamente coberto de gelo. O que restou foi a América do Sul (ou South Imirik), a África (Ifrik) e pedaços de terra aqui e ali. No sul de Ifrik, um casal de irmãos começa uma jornada rumo ao norte, fugindo da seca. Eles passam por todo tipo de provação, sempre na esperança de encontrar um terra onde a falta de água e de alimento não seja um problema.

Escolhi esse livro porque tem uns dois livros da Doris Lessing aqui em casa (suponho que sejam da minha mãe) e eu não sabia nada dela. A escolha foi uma randomicidade aleatória e quando eu li a contracapa eu pensei "uau, deve ser bom". Mas, sinceramente, talvez se eu tivesse escolhido aleatoriamente o outro livro da Doris Lessing, eu tivesse me saído melhor.

Para mim, terminar o livro foi uma jornada sofrida assim como a de Mara e Dann. Passei por alguns bons momentos, mas quanto mais avançava, mais desgostava do livro. Eu demorei uns dez dias para lê-lo, mas parecia que foram centenas, ou melhor, milhares de anos.

Não me dou bem com essas histórias de jornada, em que a maior preocupação e economizar seus suprimentos para que eles não faltem no futuro. Mas gostei do lado ficção científica da história.

No geral dou nota 3 de 5; o começo promissor compensa o resto.

Conclusão: julgando por esse livro, a autora não seria digna de um Nobel. Mas imagino que essa esteja longe de ser sua obra-prima.

Sobre a autora:

Doris Lessing, é uma escritora britânica. Nascida no Curdistão Iraniano, de pais ingleses, também viveu no Zimbábue.

Autora de obra prolífica, que inclui trabalhos como os romances The Grass is Singing e The Golden Notebook. A sua obra cobre um vasto leque estilístico, indo da autobiografia à ficção científica (que bom ter uma escritora premiada se dedicando ao gênero!), com claras influências do modernismo. Foi galardoada com o Nobel de Literatura de 2007, tendo a Academia Sueca apontado como razão determinante a existência na sua obra de características que fazem dela "a contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária escrutinou uma civilização dividida". Doris Lessing é a 11.ª mulher a ganhar este galardão nos seus 89 anos de história. (roubado e editado da Wikipédia)

3 comentários:

  1. Gostei da sinceridade (a autora não seria digna de um Nobel), haha
    Bom, já sei que este não estará na minha lista de leituras, apesar de parecer interessante pela sinopse...

    ResponderExcluir
  2. Hmmm...já estou com um pé atrás com essa autora, não é primeira vez que a vez que leio uma opinião pouco apreciadora de suas obras...

    ResponderExcluir
  3. Pois é... No livro que li ela deixou muito a desejar também. Eu ficava cansada só de pensar que tinha que ler mais um capítulo.

    Vou tentar o "The Golden Notebook" que dizem que é o melhor... Vamos ver, né?

    ResponderExcluir