sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DL 2011 - A dançarina de Izu


Título: A dançarina de Izu
Autor: Yasunari Kawabata
Editora: Estação Liberdade

A dançarina de Izu é uma novela com traços autobiográficos. Narra a viagem de um jovem estudante e seu encontro com um grupo de artistas. Ele se encanta pela jovem dançarina da trupe.

Essa não era minha primeira escolha para o DL, mas não achei o livro que eu escolhi (O país das neves) na biblioteca, então eu peguei o livro mais curto que consegui encontrar. (ai, ai, como estou ficando preguiçosa) É um livro belo, sensível, mas talvez eu esperasse mais. Não sei. Os outros livros do Kawabata que li me marcaram mais.

A verdade é que não estou com vontade de escrever esta resenha, então sinto muito pelo texto porco...

Sobre o autor:
Yasunari Kawabata (1899 — 1972) foi um escritor japonês, o primeiro de seu país a ser galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 1968.

A vida de Yasunari Kawabata foi marcada desde cedo por acontecimentos trágicos e pela solidão. Ele se tornou órfão de ambos os pais com apenas quatro anos de idade, e mais tarde perdeu a irmã e os avós.

Inicialmente Kawabata fez experimentações com técnicas surrealistas, porém aos poucos se torna impressionista, combinando a estética japonesa com narrativas psicológicas e erotismo.

O estilo de escrita de Yasunari Kawabata distingue-se por uma linguagem suave, mais abstracta que descritiva, onde predomina a subjectividade em relação à objetividade, aproximando-se muitas vezes da prosa poética.

A solidão, a angústia da morte e a atração pela psicologia feminina foram seus temas constantes. (texto roubado e editado da Wikipédia)

Um comentário: