segunda-feira, 18 de julho de 2022

Projeto Ghibli #12: Eu posso ouvir o oceano

Eu posso ouvir o oceano

Título original: Umi ga Kikoeru (海がきこえる)

Diretor: Tomomi Mochizuki

Ano: 1993

Esse é um filme não tão comentado do Studio Ghibli, provavelmente por ter sido lançado para a TV, não envolver os grandes nomes do estúdio e ter uma história mais comum. O filme se passa na cidade de Kochi e foca no relacionamento entre três adolescentes: dois amigos e uma aluna recém-transferida de Tóquio. Um dos amigos logo se interessa por ela, mas a garota acaba se aproximando mais do outro menino.

Não sei muito bem o que achei do filme. Gosto da história mundana, das cenas cotidianas e do tom meio nostálgico. Apesar de ter sido lançado nos anos 1993, o filme tem uma vibe muito anos 1980, tanto no visual quanto na trilha sonora. É uma estética que me agradou bastante.

O que não gostei no filme é que a protagonista feminina me irritou bastante; por mais que a rebeldia dela seja compreensível, ela trata os outros muito mal, e fica difícil aturá-la nesses momentos.

Após assistir ao filme, entendo por que ele não é tão famoso. É o tipo de história que muita gente vai achar genérica ou sem graça, apesar de seus pontos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário