quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Randomicidades: leituras de maio, junho e julho

Estou com os posts super atrasados, eu sei.

Como sou preguiçosa e não anoto nada sobre as leituras, filmes, etc. logo depois de ler, ver etc., acabo esquecendo o pouco que tenho a dizer sobre cada coisa. Por isso, vou comentar pouquíssimo sobre algumas coisas e um pouco mais sobre outras.

E como tem um monte de coisa acumulada, vou dividir os posts entre livros, filmes e animes/séries.

Maio


O casal que mora ao lado – Shari Lapena
Durante um jantar na casa dos vizinhos, um casal tem seu bebê sequestrado. Sem muitas pistas do paradeiro da filha, eles não sabem mais em quem confiar, e velhos ressentimentos vêm à tona. O livro até que prendeu minha atenção, mas achei que ele precisava de uma boa edição, porque tem muitos trechos repetitivos (o exemplo mais frequente de repetição é o de expor alguns fatos num diálogo, como um interrogatório da polícia, e depois repetir a mesmíssima informação nos pensamentos do personagem, o que se torna cansativo depois de um tempo).
Nota: 3,0


Reticências – Solaine Chioro
Livro curtinho e simpático sobre dois jovens que são muito amigos na internet, mas que passam por percalços na vida real por desconhecer a verdadeira identidade um do outro. Bom para quem gosta de uma comédia romântica.
Nota: 3,0


The Dispossessed – Ursula K. Le Guin
Um grupo de dissidentes de um planeta criou uma sociedade no planeta irmão. Anos depois, um cientista dessa nova sociedade vai visitar o planeta original. Gostei da premissa do livro e de todo o choque entre as duas culturas, mas achei a história meio arrastada e confusa em alguns momentos.
Nota: 3,25


Sir Gauchelot – Martyn Beardsley
Mais um da série de releituras de uns livros velhos meus ou da minha irmã. Sir Gauchelot é um cavaleiro do rei Arthur, muito cortês e nobre, mas um tanto desajeitado. Quando a rainha Guinevere é raptada, cabe a ele salvá-la. O livro é bonitinho e divertido.
Nota: 3,25


Blue Lily, Lily Blue – Maggie Stiefvater
Terceiro livro da série The Raven Cycle, mais focado em Blue, que até é uma personagem interessante, mas ao mesmo tempo é meio sem sal. A história do livro tem um bom ritmo e as cenas do Ronan e do Adam são boas, mas esse volume me pareceu mais um livro de transição do que os outros, o que o torna pouco memorável.
Nota: 3,5


The Raven King – Maggie Stiefvater
Último livro da série e provavelmente o que mais me envolveu na leitura. Por outro lado, é o que tem mais defeitos óbvios, como um fim anticlimático, um personagem que pouco acrescenta à trama e surge de repente e algumas pontas soltas. Esperava que o foco no Gansey fosse maior, mas Adam e Ronan continuaram recebendo bastante atenção e, como eles se tornaram meus favoritos, fiquei bem satisfeita com isso.
Nota: 3,75


Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle – Mareska Cruz
Livro curtinho sobre duas amigas que se afastaram e agora precisam se entender para fazer um trabalho de literatura. É divertido, mas algumas coisas são meio forçadas e não sou muito fã de desentendimentos que se prolongam demais quando poderiam ser resolvidos com uma simples conversa.
Nota: 3,0

Junho


Múltipla escolha – Alejandro Zambra
Pequenos contos escritos na forma de uma prova de múltipla escolha, com exercícios para preencher lacunas ou para determinar a ordem da história. O formato é curioso e funcionou bem para mim, embora eu tenha sentido que quando os contos se tornaram mais longos o formato não fez muita diferença.
Nota: 3,75


O encantamento de Lily Dahl – Siri Hustvedt
Livro sobre uma jovem garçonete que sonha em ser atriz e vive em uma cidadezinha pacata, onde nada acontece. Até que coisas começam a acontecer. Faz tempo que eu queria ler algo dessa autora e, se o livro não me animou muito a ler mais, também não me desanimou. 
Nota: 3,0


Flores para Algernon – Daniel Keyes
Charlie é cobaia de uma cirurgia revolucionária que promete aumentar o Q.I. No início entusiasmado com sua nova inteligência, aos poucos ele vai percebendo como ela afeta seu relacionamento com os outros. É uma história bastante instigante e eu estava gostando muito no começo, mas sinto que ela perdeu o fôlego mais para o fim.
Nota: 3,75


Junie B. Jones e sua grande boca – Barbara Park
Mais um livrinho da Junie B. Jones. É divertido, e isso é o que eu tenho a dizer.
Nota: 3


Como o soldado conserta o gramofone - Saša Stanišić
Aleksander vive na Bósnia e adora contar histórias. Quando a guerra atinge sua cidade e ele foge com a família para a Alemanha, é através dessas histórias que ele preservará sua memória. É um tipo de livro meio “Peixe grande”, talvez, mas um pouco menos fantasioso. Achei bem interessante, mas meio cansativo.
Nota: 3,25

Julho


Alma? – Gail Carriger
Ambientado na Inglaterra vitoriana, o livro acompanha uma jovem de personalidade forte que se envolve nos assuntos dos vampiros e lobisomens locais (e acaba se envolvendo com o líder dos lobisomens, um sujeito meio bruto que adora provocá-la). Achei o livro divertido, mas em certo momento o romance entre os dois personagens centrais me cansou. Não quero ficar vendo eles se pegando bem no laboratório dos inimigos!
Nota: 3,25


Spinning – Tillie Walden
Não é segredo para ninguém que eu amo patinação no gelo, então o maior atrativo para mim nessa graphic novel era o esporte. Spinning é um livro de memórias sobre a infância e adolescência da autora, que competia na patinação mas foi perdendo a paixão por ela e encontrando novos interesses. Achei interessante ver a rotina dela como patinadora e ter vislumbres da vida da autora fora do gelo, como ela descobrindo sua sexualidade ou o relacionamento com a família.
Nota: 4,0


A house at the bottom of a lake – Josh Malerman
Um garoto convida a menina de quem gosta para um passeio de barco no lago. Eles descobrem uma passagem para um lago menor e, no fundo desse lago, uma grande casa submersa. Essa novela faz parte de uma coleção de terror e isso acabou moldando minhas expectativas. O livro até apresenta um ou outro momento mais assustador, mas no geral eu não o classificaria dentro do gênero. Dito isso, eu estava gostando bastante até o final, que me deixou meio confusa.
Nota: 3,5


Dodge – Clara Madrigano
Conto sobre uma garota que perdeu o cão, Dodge. Ele é bastante surpreendente, mas sinto que poderia ter sido mais bem desenvolvido. Senti que estava lendo o argumento para uma história e não a história em si.
Nota: 3,0


As alegrias da maternidade – Buchi Emecheta
Fiz uma leitura conjunta com a Lulu, do blog Lulunettes, mas, como estou com o blog todo atrasado, vou escrever minhas impressões de leitura aqui mesmo. O livro narra os percalços de Nnu Ego, filha de um grande líder tribal que se casa com um homem que vive em Lagos. Na cidade, ela vive o contraste entre a cultura de seu povo e o modo de vida colonizado. Em geral gosto bastante de livros que mostram um grande choque cultural, e esse caso não foi diferente. A escrita é bastante fluida e gostei bastante de como os conflitos internos da personagem foram mostrados. 
Nota: 4,0


Quinze dias – Vitor Martins
Felipe queria passar as férias pondo as séries em dia, mas descobre que o vizinho gato com quem ele costumava brincar na infância vai passar quinze dias em sua casa. Achei essa premissa meio forçada, porque quem é que deixa o filho adolescente com quase desconhecidos quando vai viajar? Mesmo que a mãe não confie tanto no filho, como vai confiar em quase estranhos? No entanto, se você relevar isso, o livro é muito fofinho e divertido.
Nota: 3,5


Como vivem os mortos – Will Self
Lily Bloom morreu e foi viver no subúrbio onde os mortos habitam. Enquanto se adapta à sua nova “vida”, ela lembra do passado e dos seus últimos momentos. O livro é meio maluco e irreverente, mas o estilo do Will Self está começando e me cansar.
Nota: 3,25


Bom dia, camaradas – Ondjaki
Livro sobre a infância em Luanda nos anos 1980, entre boatos na escola, professores cubanos, brincadeiras e conflitos políticos. Tudo sob o ponto de vista de um menino. Já é o terceiro livro do autor que leio que segue essa linha. Todos são meio parecidos, mas eu ainda leria mais.
Nota: 3,5

Aquisições


Meu aniversário foi em maio e ganhei o As alegrias da maternidade da Lulu. O manual da faxineira e Um amor incômodo foram trocas de um livro que ganhei dos meus tios e que eu já tinha.


Essas foram compras minhas e da minha irmã em uma promoção na internet. Os livros estavam bem baratinhos, não deu para resistir.


E, finalmente, esses livros vieram de uma troca no sebo.

---

E foi isso! Em breve volto com os filmes que vi nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário