quarta-feira, 17 de abril de 2019

Randomicidades do mês: março


Livros lidos


As águas-vivas não sabem de si – Aline Valek
Uma mergulhadora se junta a uma equipe científica para estudar as profundezas do oceano. Eu estava com certo receio de começar essa leitura porque achei que o livro seria meio estranho e talvez chato. O que encontrei foi uma narrativa curiosa, única e envolvente que me fez refletir bastante.
Nota: 4,25


O tradutor cleptomaníaco – Dezső Kosztolányi
Reli esse livro de contos protagonizados por Kornél Esti, espécie de alter-ego do autor, e eles continuam tão bons quanto da primeira vez. Gosto muito do tipo de humor do Kosztolányi.
Nota: 4,5


Junie B. Jones e aquela porcaria de ônibus – Barbara Park
Estou relendo uns livros velhos para me desfazer deles, então fica avisado que muitos livros infantis vão começar a aparecer por aqui. Junie B. Jones é uma menina desbocada e engraçada que conta suas aventuras no jardim de infância. Nesse volume, ela cria um incrível plano para evitar andar no ônibus escolar: ficar na escola depois da aula!
Nota: 3,5


Os embaixadores – Henry James
Strether, um americano, vai à Europa para tentar convencer o filho de sua noiva, uma viúva rica, a voltar para casa. Nessa viagem, enquanto tenta negociar com o jovem, ele acaba seduzido pelos charmes do velho continente. O livro não é tão hermético quanto eu esperava, apesar de não ser tão claro quanto eu gostaria. Achei a leitura um pouco maçante.
Nota: 3


Meu nome é Lucy Barton – Elizabeth Strout
Após um problema de saúde se revelar mais complexo do que o previsto, Lucy passa semanas internada no hospital. Sua mãe, com quem ela mal falava, vai fazer companhia para ela, o que rende conversas e lembranças. Não sei muito o que comentar sobre o livro, acho que eu esperava gostar mais.
Nota: 3

Animes e séries


The Umbrella Academy
Sou fã do My Chemical Romance, então fiquei curiosíssima para ver essa série baseada nos quadrinhos criados pelo vocalista da banda, Gerard Way. A série mostra um grupo de personagens com superpoderes que foram adotados e criados por um milionário para combater o crime. Anos depois, com os personagens já adultos, a morte do pai volta a unir os irmãos e antigos ressentimentos vêm à tona. Histórias de super-herói não são a minha praia, mas fiquei aliviada ao ver que é dada bastante ênfase no relacionamento da família disfuncional. A série às vezes se arrasta um pouco, mas no geral eu gostei e estou aguardando uma nova temporada.
Nota: 3,75


Turning Girls
Anime curtinho sobre um grupo de amigas chegando aos 30 anos. A produção é bem amadora, o que às vezes é meio tosco, às vezes é charmoso. Achei o anime engraçadinho, mas às vezes meio irritante.
Nota: 2,75


Terrace House: Boys x Girls Next Door
Primeira temporada do reality show japonês que conquistou o meu coração. Nele, acompanhamos seis pessoas que passam a viver juntas em uma casa. Das temporadas existentes, essa é de longe a melhor, por parecer mais orgânica e focar mais na amizade e no desenvolvimento pessoal dos participantes (a longa duração e o fato de o programa ainda não ter uma fórmula muito bem definida devem ter ajudado nisso). Adorei acompanhar os altos e baixos nas vidas dos participantes e vou sentir muita falta dessa temporada.
Nota: 4,5


Terrace House: Opening New Doors
A quarta temporada do reality show se passa em Karuizawa, uma cidadezinha de montanha em Nagano. Essa temporada teve uns momentos bem tranquilos e outros de altos dramas. Foi legal de acompanhar, mas sinto que o formato do programa está começando a me incomodar (muita coisa acontece fora das câmeras e só ficamos sabendo depois).
Nota: 4


Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
Kakeru é recrutado para o clube de atletismo da Universidade de Kansei por Haiji, um atleta que sofre de uma lesão no joelho. Haiji reuniu um grupo de pessoas que nunca correram para tentar competir na Hakone Ekiden, uma famosa corrida de revezamento de longa distância. A ideia parece loucura no início, mas aos poucos os membros do clube vão tomando gosto pela coisa e encontrando motivações para correr. Nunca achei que eu ia gostar tanto de um anime sobre corrida, mas Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru me conquistou com seus personagens, o foco no significado da corrida para cada um e com a boa qualidade da produção. Às vezes ele é meio lento e no início eu não simpatizei muito com os dois protagonistas, mas no final eu estava toda emocionada com a jornada deles.
Nota: 4


Yakusoku no Neverland
O anime me chamou atenção por ser um shounen mais focado em batalhas mentais do que em ação, algo meio no estilo de Death Note. Ele conta a história de um grupo de crianças em um orfanato que deseja fugir (e é isso que dá para falar sem entrar em spoilers). Achei bem divertido e envolvente, porém esperava algo a mais. Em alguns momentos me irritei com os plot twists que no final não eram twists e não me senti tão impactada pela história.
Nota: 3,5


Kingdom
Série coreana histórica que mostra uma disputa política pelo trono enquanto uma grande epidemia de zumbis se espalha pelo país. Gostei muito, mas fiquei decepcionada com o final, que termina em aberto para a próxima temporada.
Nota: 4


Asobi Asobase OVA
Mais alguns minutos de Asobi Asobase e suas personagens hilárias sempre é bom. Adorei a breve referência a Evangelion.
Nota: 3,5

Filmes


Perfeitos desconhecidos
Um grupo de amigos em um jantar decide jogar um jogo: todas as mensagens que receberem no celular devem ser lidas por todos. É claro que isso leva a segredos revelados e desentendimentos. Pelo que entendi, esse filme espanhol é uma das várias versões existentes em diferentes países.
Nota: 3,5


Tito e os pássaros
Animação nacional sobre um garoto que busca uma forma de acabar com uma epidemia de susto, provocada pelo medo e pela falta de segurança, que faz as pessoas ficarem paralisadas e se transformarem em pedra. O filme é um pouquinho frenético em alguns momentos, mas a arte, que lembra pinturas a óleo, é muito bonita.
Nota: 3,75


O que fazemos nas sombras
Pseudodocumentário neozelandês sobre um grupo de vampiros que vive na mesma casa. É bem divertido ver o seu dia-a-dia e como eles lidam com os humanos ao seu redor, sejam os amigos ou os que vão virar comida.
Nota: 3,5


Enquanto somos jovens
Um casal quarentão conhece um casal bem mais jovem e fica contagiado pela energia e pelo estilo de vida deles. Achei o filme simpático, mas não muito mais que isso.
Nota: 3,25


As boas maneiras
Clara é uma enfermeira contratada por Ana para ser babá de seu filho que está para nascer. No entanto, conforme a gravidez avança, Ana começa a se comportar de maneira muito estranha à noite. Gosto muito do trabalho dos diretores do filme, e com essa obra não foi diferente. Minha única crítica é que ele é dividido em duas metades que não casam tão bem entre si, e achei a primeira metade superior.
Nota: 4


Super 8
Um grupo de crianças está gravando um filme quando um acidente de trem acontece e uma criatura misteriosa foge de um dos vagões, provocando a maior confusão na cidade. Esperava um pouco mais do filme, mas é legalzinho.
Nota: 3


Onde os fracos não têm vez
Um caçador encontra uma maleta cheia de dinheiro do tráfico de drogas e a pega para si. Em seu encalço vai Anton Chigurh, um assassino cruel e impiedoso. É um filme bem irmãos Coen, e confesso que achei meio chato em alguns momentos.
Nota: 3

Aquisições


Minha irmã encontrou o Fique comigo na caixa de doações do metrô!!! Não esperava encontrar um livro bom lá. Obrigada a quem doou!

Os outros livros foram compras da minha irmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário