sábado, 21 de julho de 2018

Randomicidades do(s) mês(es): maio e junho/2018

Andei meio sumida devido a um trabalho que sugou minhas energias e me deixou desanimada para escrever aqui, mas estou de volta! Mesmo com menos tempo que o normal, até que li e vi bastante coisa, o que significa que estou cheia de livros e outras coisas para comentar no blog. :P

Achei mais prático juntar os meses e separar por tipo de mídia, com um post para os livros e um para animes, séries e filmes porque, tirando os livros, já não lembro em que mês vi cada coisa. O posts vão ficar meio enormes, mas fazer o quê?

Livros lidos


Pequenas grandes mentiras – Liane Moriarty
Queria ler algum livro da autora faz tempo. Tinha uma época em que os livros dela estavam baratíssimos nas promoções dos sites, mas depois do lançamento da série o preço subiu substancialmente. Que bom que existe a biblioteca para nos proporcionar esses momentos de finalmente ler o livro que queríamos e éramos muito muquiranas para comprar. Sobre o livro: acompanhamos três mulheres cujos filhos estão iniciando o jardim de infância. Com capítulos alternando entre o ponto de vista de cada uma, vamos descobrindo aos poucos os segredos e tensões que culminam na morte de uma pessoa durante um evento escolar. O livro me deixou bastante envolvida na história e gostei de como ele abordou certos temas. Fiquei curiosa para ver a série e ler outros livros da autora.
Nota: 3,75


Dumplin’ – Julie Murphy
Willowdean é uma garota gorda bastante confiante, até que um breve relacionamento a faz mergulhar em dúvidas e a leva a se inscrever no concurso de beleza da cidade, junto com outras candidatas pouco prováveis, para se redescobrir. O livro traz uma mensagem bastante positiva e é divertido, mas não me apeguei muito aos personagens e muito menos ao casal principal. Preferia que houvesse um foco maior no relacionamento da protagonista com a mãe.
Nota: 3,25


Três contos – Gustave Flaubert
Reúne três contos do escritor francês, “Um coração simples”, sobre uma criada fiel, e duas hagiografias. Estou com esse livro na estante há uma eternidade, porque as duas narrativas sobre santos pareciam ser o ápice da chatice, mas a verdade é que acabei não achando tão chato assim. Não são contos que vou guardar para a vida, mas pelo menos consegui achar minimamente interessante durante a leitura.
Nota: 3


Prosas apátridas – Julio Ramón Ribeyro
Coletânea de textos curtos e curtíssimos do autor peruano, com breves reflexões variadas sobre a vida. Achei alguns textos muito interessantes, mas a maioria deles não me conquistou. Ainda prefiro os contos dele.
Nota: 3


Tempo é dinheiro – Lionel Shriver
Shep Knacker passou a vida economizando para a sua aposentadoria em um local paradisíaco onde seus dólares renderiam infinitamente, porém, quando sua mulher é diagnosticada com um tipo raro e agressivo de câncer, ele tem que abrir mão de seu sonho. Com sua acidez característica, a autora mostra os dilemas dos personagens enquanto critica o sistema de saúde americano. O livro me pareceu um tanto arrastado em algumas partes e alguns dos diálogos se tornaram repetitivos depois de um tempo, principalmente porque achei que a crítica que a autora quer fazer não casou tão organicamente com a narrativa. Não foi o meu preferido da Lionel Shriver, mas também não foi chato.
Nota: 3,25


Princess Academy – Shannon Hale
Miri vive uma vida comum em um pequeno vilarejo que ganha a vida com a mineração, até que emissários reais aparecem e anunciam que a futura esposa do príncipe seria escolhida entre as jovens do local. Eles montam uma escola para onde todas as jovens são enviadas para aprender a ler, escrever, dançar e se portar como uma dama. Dividida entre a vontade de ter uma vida confortável como princesa e ficar com sua família na vida de sempre, Miri acaba aprendendo muito mais do que esperava na escola. O livro é fofo, gostei de como as personagens se desenvolveram e aprenderam, mas não foi o suficiente para me fazer ler os livros seguintes da série, eu acho.
Nota: 3,25


Coração – Natsume Soseki
Gosto bastante do Soseki e esse é um dos livros mais famosos dele. Nele, um jovem se torna amigo de um homem mais velho, a quem ele chama de professor, que é um sujeito reservado que carrega um grande fardo. O livro me lembrou um pouco outro livro do autor, O portal, que também tem personagens que se veem meio apartados do resto do mundo. Eu gostei, mas acho que no momento prefiro os livros mais descontraídos do autor.
Nota: 3,25


A invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick
Vi o filme há alguns anos e gostei mais ou menos. Li o livro agora e gostei mais ou menos. O formato é interessante, com ilustrações que contam parte da história, e a história em si, sobre um garoto órfão que vive na estação de trem e tenta consertar um misterioso homem mecânico que seu pai deixou para ele, é até interessante, mas achei a maioria dos personagens meio chata.
Nota: 3


A história dos meus dentes – Valeria Luiselli
Esse livro surgiu a partir da encomenda de um texto para uma exposição de arte em uma galeria que pertence a uma fábrica de sucos, galeria e fábrica presentes na história. É um livro bem-humorado e meio estranho sobre um homem que se torna um grande leiloeiro. As histórias que ele cria para cada objeto à venda são bastante peculiares.
Nota: 3


Canadá – Richard Ford
Dell tinha uma vida normal com uma família normal, até que dificuldades financeiras levam seus pais a cometerem o ato impensado de roubar um banco. Com os pais presos, ele precisa amadurecer rapidamente e se virar sozinho em sua nova vida em uma cidadezinha do Canadá. O estilo do livro me agradou e, embora minha leitura tenha se arrastado um pouco, ele deixou uma impressão forte em mim. Sinto que se eu tivesse lido o romance em um momento que não estivesse tão exausta, teria apreciado mais.
Nota: 3,5


O vilarejo – Raphael Montes
São sete contos de terror, cada um inspirado em um demônio/pecado capital, que se passam em um vilarejo e estão interligados. Os contos são bem curtinhos e alguns são legais, outros são meio sem graça, mas formam um todo bem surpreendente.
Nota: 3

Quadrinhos


Bulldogma – Wagner Willian
Quadrinho sobre uma ilustradora que acabou de se mudar para um apartamento em uma região onde há boatos de abduções alienígenas. O livro me pareceu uma mistureba meio confusa cheia de referências, não faz muito o meu estilo.
Nota: 2,75


This One Summer – Mariko Tamaki e Jillian Tamaki
Todo verão, Rose costuma viajar para a praia, onde tem uma grande amiga. Elas passam os dias nadando, assistindo a filmes e passeando por aí, mas naquele verão, as coisas não andavam bem entre os pais de Rose. É uma história meio agridoce sobre o fim da infância com uma arte muito bonita.
Nota: 4

Aquisições


Maio foi o mês do meu aniversário, o que significa que ganhei presentes. Meus tios me deram Os vestígios do dia e a Lulu me deu Relatos de um gato viajante e A câmara sangrenta, que tem uma edição muito linda com marcadores fofinhos. Consegui o The Bear Comes Home em uma feira de trocas e fiquei bem intrigada pelo urso que é músico. E comprei Como o soldado conserta o gramofone em uma dessas feiras de livro na rua.

---

Foi isso. Em breve escrevo sobre o que vi durantes esses meses.

2 comentários:

  1. Voltou da abdução!!! \o/
    Estou com “Três contos” (Gustave Flaubert) na estante há séculos, mas esse ano ele ainda vai ficar por lá. Necessito ter “vontade” para lê-lo.
    Nota 3,25 para “Coração” (Natsume Soseki)?! (Ç_Ç) Lígia, enquanto durou, nossa amizade foi proveitosa. Tchau o/ Brincadeiras à parte, ainda não li “O Portal”, mas como você disse que lembra “Coração”, já me deixa bem animada, pois eu amei “Kokoro” (*-*).
    Eu tenho curiosidade de ler “A história dos meus dentes” (Valeria Luiselli). Desconheço a razão de ainda não ter a edição, rs.
    Fico muito feliz que tenha gostado dos presentes (^_^).
    Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que "Três contos" foi um dos livros que mais tempo ficou na minha estante sem ser livro, mas no final até que não foi chato.
      Estou meio chata para livros atualmente, então 3,25 não é uma nota tão ruim assim, ok?
      Obrigada pelos presentes novamente. :)

      Excluir