quarta-feira, 10 de maio de 2017

Randomicidades do mês: abril/2017

Abril foi um mês meio morto que passou rápido demais. Não li muito, mas também não li pouco. Não assisti nada e só comprei um livro (isso é uma vitória, principalmente se levarmos em consideração o número de compras de março).

Livros lidos


Oblómov - Ivan Gontcharóv
Neste clássico russo, o protagonista é um nobre que vive das rendas de sua propriedade e passa os dias no mais puro ócio. Ele tem preguiça de sair da cama, de sair de casa, de fazer algo para resolver seus problemas. Ou seja, é um personagem com quem é fácil de se identificar (exceto na parte da nobreza). Incentivado por um amigo, ele tenta mudar de comportamento, mas é difícil modificar velhos hábitos e, quando vê, ele já está mergulhado na preguiça novamente. O livro é bastante longo, e achei meio cansativo mais para o meio/final. A inércia e a ingenuidade do protagonista às vezes irritam um pouco, mas muitas vezes elas geram momentos engraçados. E às vezes geram momentos tristes.
Nota: 3,5


Um cometa na terra dos moomins - Tove Jansson
Eu amo os moomins! Nesse livro, um cometa surge no céu e ameaça o Vale dos Moomins. Moomintroll parte então rumo a um observatório para consultar os astrônomos a respeito do cometa, passando por paisagens estranhas e conhecendo novos amigos. O que mais gosto nos moomins é sua ingenuidade fofa e meio sem noção, mas o que mais gostei desse livro foi toda a situação apocalíptica, com seus cenários inquietantes e criaturas em fuga.
Nota: 4


O penúltimo perigo - Lemony Snicket
Dessa releitura que estou fazendo, esse volume é um dos que eu menos lembrava. Relê-lo foi bastante surpreendente, e adorei reencontrar tantos personagens dos volumes anteriores. Apesar de ele ser o penúltimo livro, ele é meio que uma conclusão, apresentando resolução (no estilo de Desventuras, ou seja, sem esclarecer nada) a alguns dos enredos da série. Foi um dos meus volumes preferidos dessa releitura.
Nota: 4,25

 

A viagem vertical - Enrique Vila-Matas
Lido para o Desafio Livrada! na categoria "personagem detestável". Estou sem paciência para escrever uma resenha em post separado (e não tenho muito a dizer sobre o livro, para ser sincera), então vou escrever aqui mesmo. O protagonista é um homem  de meia-idade bem-sucedido, mas que nunca teve a oportunidade de estudar devido à guerra civil. Quando ele achava que a vida que ele construiu seguiria sem turbulências, sua mulher o expulsa de casa, o que o faz iniciar uma viagem cada vez mais para o sul. Esse foi o primeiro livro do Vila-Matas que li e, no geral, achei ok, nada muito empolgante. O classifiquei como "personagem detestável" no desafio porque o protagonista é bastante irritante, principalmente no começo, mas não é nada que te faça querer dar uns tapas na cara dele.
Nota: 3


Vida encantada - Diana Wynne Jones
Primeiro livro da série Os mundos de Crestomanci. Ele apresenta dois irmãos, uma menina bruxa e um menino aparentemente comum, que vão morar na mansão encantada de Crestomanci, onde aprendem muito sobre magia e sobre eles mesmos e aprontam altas confusões. Gosto muito do estilo da autora e das reviravoltas nas histórias dela. Como esse livro é mais introdutório, ele não apresenta um enredo tão arrebatador, mas introduz elementos interessantes que deixam o leitor curioso para os livros seguintes.
Nota: 3,5


A extraordinária garota chamada Estrela - Jerry Spinelli
Livro YA sobre um garoto que conhece uma garota bastante diferente do resto dos alunos da escola. Ela se veste de maneira diferente, é espontânea, canta parabéns para quem nem conhece, leva seu rato de estimação para onde quer que vá. No começo ele a despreza um pouco, mas aos poucos vai se encantando por ela. É um livro bonitinho, gostoso de ler, mas não muito mais que isso. O protagonista é meio chato e a garota não me parece uma pessoa muito real.
Nota: 3

Quadrinhos


O enterro das minhas ex - Gaulthier
Essa graphic novel autobiográfica mostra o despertar da atração da autora por meninas e os primeiros relacionamentos dela, desde a fascinação na infância pela colega descolada que anda com os meninos até a paixão pela melhor amiga. A arte é simples e agradável, e a história é bem interessante.
Nota: 3,5


O homem que foge - Natsume Ono
Escreverei sobre ele mais tarde.
Nota: 3,5
Aquisições


Só comprei esse mangá, que eu queria já faz um tempo e precisei comprar em uma banca física porque estava difícil de encontrar na internet. Ouvi vários elogios a ele, então estou curiosa.

2 comentários:

  1. Oblomov é um livro que às vezes acho que vou amar, outras que vou detestar. Quem sabe um dia eu me arrisque. E adoro suas dicas de quadrinhos. Quase comprei O Homem que Foge outro dia, mas esgotou. Vou esperar sua resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu principal problema com Oblomov é que a história é um pouco arrastada em alguns momentos, mas tirando isso, é um livro muito bom.
      Que bom que gosta das minhas dicas! :)

      Excluir