sexta-feira, 24 de março de 2017

Patinação: prévia do mundial


Falta menos de uma semana para o mundial e eu estou em um misto de empolgação e apreensão. Nesta temporada o mundial tem o peso adicional de definir o número de vagas por país para as olimpíadas de 2018, então, além de ficar preocupada com o desempenho dos meus patinadores preferidos, ainda vou ficar sofrendo para ver quantas vagas cada país vai conquistar.

O mundial será em Helsinki, Finlândia, e vai do dia 29 de março a 2 de abril. Os horários infelizmente não são dos mais favoráveis para o Brasil, principalmente se você costuma acordar tarde, mas vou tentar assistir tudo. 

 

A categoria pela qual estou mais ansiosa é a masculina, não só porque gosto de vários dos atletas, mas também porque nessa temporada as coisas estão bastante empolgantes, com um grande avanço técnico e muitos patinadores diferentes com possibilidade de alcançar o pódio. A competição tem grandes chances de ser épica, com performances memoráveis, mas tem chances igualmente grandes de ser um fiasco cheio de quedas e erros.

Minha previsão de pódio:

1. Yuzuru Hanyu. Se ele patinar programas minimamente limpos, acho que ele ganha, pois é o patinador mais completo atualmente.
2. Nathan Chen. Ele tem mostrado boa consistência nas últimas competições.
3. Shoma Uno. Tem bom potencial, mas às vezes sucumbe à pressão (para minha tristeza).

(basicamente, um repeteco do pódio do Grand Prix Final)
(não me surpreenderia nada ver um pódio bem diferente desse, no entanto)

Meu pódio dos sonhos:

1. Yuzuru Hanyu. Não é meu patinador preferido, mas depois de perder o título em dois mundiais em que ele era tido como favorito, acho que ele merece vencer dessa vez. E quero uma boa performance do programa livre!
2. Shoma Uno. Meu favorito. Quero muito que ele patine bem e fique satisfeito com seu desempenho, diferente do mundial do ano passado.
3. Sonho possível: Patrick Chan. Eu costumava odiá-lo, mas hoje gosto muito do estilo dele. Sonho impossível: Misha Ge. Ele anda comentando nas redes sociais que há chances de que esta seja sua última temporada e eu gostaria que ele terminasse a carreira em alta.

Meu outro desejo é que o Japão mantenha as três vagas para as Olimpíadas, o que é algo bem possível de acontecer desde que não haja nenhum desastre.


A categoria feminina é um pouco mais previsível, pelo menos na primeira posição: todos sabemos que a Evgenia tem grandes chances de vencer o mundial pela segunda vez. O segundo e o terceiro lugares são menos previsíveis, mas imagino que a Anna Pogorilaya, a Carolina Kostner, a Kaetlyn Osmond, a Ashley Wagner ou talvez uma das japonesas possa conseguir uma medalha. Ou seja, não sei de nada, hahaha. Confesso que perdi um pouco de entusiasmo quando a Satoko se lesionou e quando fiquei sabendo de toda a treta da Zijun.

Minha previsão de pódio:

1. Evgenia Medvedeva
2. Anna Pogorilaya
3. Carolina Kostner

Meu pódio dos sonhos:

1. Wakaba Higuchi. Gosto bastante dos programas dela nessa temporada.
2. Anna Pogorilaya
3. Carolina Kostner

Também desejo que a Isadora Williams tenha um ótimo resultado e que consiga se classificar para o programa livre!

Quanto às vagas, espero que a Japão mantenha três vagas, mas acho difícil sem a Satoko. A Rússia quase com certeza consegue manter as vagas, enquanto os EUA podem ter problemas. Seria legal se as canadenses forem bem o suficiente para conquistar três vagas.


Não costumo acompanhar tanto os pares, mas nesta temporada gostei de vários programas, então estou bastante empolgada para a competição. Infelizmente umas das minhas duplas preferidas, Peng/Jin, não conseguiu se classificar porque a China só tem duas vagas, mas tirando isso, estou animada e espero ver grandes apresentações!

Minha previsão de pódio:

1. Sui / Han. Já está mais do que na hora de eles ganharem!
2. Tarasova / Morozov. Não é o par mais empolgante do mundo, mas eles estão bem consistentes nessa temporada.
3. Savchenko / Massot

Meu pódio dos sonhos:

1. Sui / Han
2. Savchenko / Massot
3. Stolbova / Klimov ou James / Cipres. Gosto muito do programa livre de S/K e dos dois de J/C, quero que eles deem o melhor de si.


E, finalmente, a dança é uma das minhas categorias preferidas, mas costuma ser um tanto previsível em questão de competição. Nesta temporada, achei vários programas livres meio semelhantes, com um estilo mais lírico, com música de piano sem muita variação, e poucos programas me conquistaram. Ainda estou na expectativa de ter a experiência transcendental (?) que performances incríveis de dança podem provocar.

Minha previsão de pódio:

1. Virtue / Moir. Ganharam tudo nesta temporada, têm tudo para ganhar aqui também.
2. Papadakis / Cizeron. Às vezes têm problemas no programa curto e isso pode abrir uma brecha para outras duplas.
3. Shibutani / Shibutani. São muito fortes tecnicamente.

Meu pódio dos sonhos:

1. Virtue / Moir. Adoro o programa curto deles!
2. Gilles / Poirier. Gosto muito dos dois programas deles e adoro o fato de eles sempre pensarem meio fora da caixa.
3. Papadakis / Cizeron

É isso. Mal posso esperar para a competição começar e espero não me decepcionar muito com os resultados (mas sei que vou acabar chateada com algum coisa. É a vida...).

Um comentário: