quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Livro: O rosto de um outro

Título: O rosto de um outro
Título original: Tanin no Kao
Autor: Kobo Abe
Tradutora: Leiko Gotoda
Editora: Cosac Naify

Após um acidente no laboratório onde trabalha, o protagonista do livro tem o rosto completamente desfigurado e passa a questionar a própria identidade. Sentindo-se à margem da sociedade, ele cria uma máscara para esconder o rosto e viver normalmente, mas a máscara muda sua percepção dos outros e de si mesmo e revela uma nova face.

O livro é escrito na forma de três cadernos com as anotações do personagem sobre sua experiência e algumas cartas no final. Direcionados para a esposa do protagonista, os cadernos contém longos monólogos com questionamentos e reflexões um tanto cansativos e repetitivos, que às vezes se estendem por páginas e páginas. Isso foi algo que me decepcionou, pois julgando pela premissa eu esperava algo um pouco mais empolgante, estranho e assustador. A questão central, sobre a importância do rosto para determinar a identidade, é interessante, e a história tem os momentos tensos e intrigantes que eu esperava, mas o livro se perde um pouco andando em círculos.

Por outro lado, boa parte das coisas que me incomodaram durante a leitura foram comentadas pela esposa do protagonista na carta que ela escreve para o marido no final, o que achei bem curioso e me fez terminar o livro meio aliviada, meio vingada (?).

O livro foi adaptado para o cinema e, vendo as imagens no google, parece bem interessante e sinistro. Fiquei com vontade de ver.

Livro lido para o desafio Volta ao Mundo (Japão).

4 comentários:

  1. Se tem um que de sinistro não é pra mim. :(

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei muito empolgada quando "O Rosto de um Outro" foi lançado, rs. Enfim, o lerei próximo ano. O ruim é que estou com alta expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ligue muito para a minha opinião, ando muito chata com livros ultimamente, hahaha. Acho que você vai gostar do livro.

      Excluir